terça-feira, 26 de julho de 2011

Ditados que foram ditados


Alguns ditados de que discordo:


"Contra fatos não existem argumentos" se fizer uma boa versão do fato, esse ditado cai.


"Pau que nasce torto, morre torto", caso o pau esteja na fogueira de São João, ele não morre torto, ele morre cinzas e o sujeito que recebeu esse ditado por aprontar, pode ter a sua recuperação, pois até o Fênix surgiu das cinzas.


"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura." O difícil é encontrar esse estado físico de mole da água. Só sei que a vida não é mole não.


Lógico que tudo isso que falei é uma brincadeira. E que os ditados populares fazem parte de nossa vida. É bem verdade que uns pela repetição até nos cansam, mas fazem parte de nossa cultura.


Afinal, "a voz do povo é a voz de Deus", mas se o povo ficar afônico ou mudo, vocês acham que Deus vai deixar de falar?


Marco Valério Gomes Batista Gonçalves

domingo, 24 de julho de 2011

Alfabeto grego de sentimentos




Os meus sonhos mais honestos foram desmentidos pela minha convicção de viver envolto em ilusões.
As minhas realidades mais coerentes foram desertoras no campo visual da cegueira cordial.
Aprendi que a superação não é apenas uma palavra em um dicionário e, que dois mais dois não são quatro, quando se usa a matemática poética.
A dor rima com amor, mas para amar aprendi que a dor rima também com calor e, que existe uma cortina de calor em mim.
O calor que se dissipa de minhas palavras, das minhas veias e que alimenta a minha esperança, que se precipta ao encontrar o frio de meu coração.
O coração que me deu de presente o que sou, o meu ser e o meu viver. O coração que me afaga ao encostar a minha face no travesseiro, pois ouço o seu ressoar presente e consistente a me falar que está ali.
Já escrevi muitos textos sem sentido ou até textos desconexos. Quem sabe este não seria um deles? Que me importa...
Os textos são a síntese das profecias mais desconexas, com as quais já me importei...
As profecias a que tanto temo, mas que insistem em me guiar.
A minha vida é uma profecia de Deus.
E eu sou a intulação intitulante das bençãos de Deus.
E tenho a plena consciência que não é preciso entender tudo o que se fala, porém é importante entender tudo o que se sente, pois o meu coração traduz um alfabeto grego de sentimentos...

Marco Valério Gomes Batista Gonçalves

http://www.youtube.com/watch?v=DsvhdWr0wFE

domingo, 10 de julho de 2011

Beleza? Maluco-beleza?!

Têm certos momentos da vida, em que nós deixamos a vida tocar em frente. Somos embreagados com os caminhos de uma caminhada alucinante. Topamos com pessoas e com sonhos psicodélicos.

Fitamos os detalhes de um tempo ilusório. Fingimos o que nem mesmo sabemos o quê. Fantasiamos na mente o que nos parece realidade. Atuamos em um cenário de contradições. Vemos cores transparentes. Ouvimos sons de outro mundo. Vemos discos-voadores. Encantamos e somos encantados, porque no nosso íntimo temos um pouco de malucos-beleza.

Por isso, eu curto neste momento... Raul Seixas...

http://www.youtube.com/watch?v=sP4mhUZoPyk&feature=related

Marco Valério Gomes Batista Gonçalves

sábado, 9 de julho de 2011

Alta filosofia



Dois amigos se encontram no cafezinho da esquina e começam a falar sobre a vida.

Um deles, bem mal-humorado, dirigiu a palavra ao outro, um gordinho sorridente de 1,5 m de altura mais ou menos.

O de mal-humor disse:

Rapaz, a minha vida é só problema: a minha mulher é gastadeira, os meus filhos só me dão desgosto, o meu chefe não me dá aumento e até meu cachorro nem sequer balança o rabo quando me ver. Estou vendo todas as portas se fecharem para mim.

O gordinho sapeca disse:

_Calma, rapaz, quando se fechar uma porta para você, feche também a porta do seu quarto e ligue o ar-condicionado. Esfrie a cabeça meu velho!

_ Mas eu não tenho ar-condicionado no meu quarto._ disparou o reclamão.

Aí, o meio metro bricalhão disse:

_ Então, entre dentro da geladeira...



Marco Valério Gomes Batista Gonçalves.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Olha o gol!


Havia um moleque na favela do Caos, o qual, todos os dias, ia espreitar o jogo de futebol, pelo lado de fora, no Clube dos Bambambans.

O seu sonho era jogar uma partida de futebol, naquele lindo estádio de grama impecável, pois o campo, em que ele era acostumado a jogar era de terra lá na sua comunidade.

Certa vez, ele, menino franzino, porém de olhar vívido e esperançoso, manifestou a sua vontade de jogar uma partida de futebol naquele campo elitizado, fechado e pouco receptivo a um dos jogadores bambambans, porém foi recepcionado com um não jocoso e desmerecedor. Aquele jogador de elite lhe disse:

- Olha moleque, vai dando o fora, pois tu não tens nem a bola, nem o campo, nem a minha equipe, muito menos o apito do nosso time, por isso te dou cartão vermelho...-falou um cara que se dizia um dos melhores do Bambambans Futebol Clube, o qual, em tempos passados, tinha recebido denúncias através dos noticiários de ter colocado soníforo na água de um time adversário, para ganhar o jogo.


O moleque foi embora, mas não baixou a cabeça. Ficou treinando no campo de sua comunidade e nunca perdeu a sua honra e dignidade.

Aos vinte anos, o moleque de antes foi descoberto por um "olheiro" e foi trabalhar em um grande time no exterior e por sinal está muito bem de vida, defendendo inclusive a seleção brasileira de futebol...

E, hoje, os que antes lhe renegavam, assistem à TV e gritam e vibram:

_Olha o gol!! Brasilllll....

E o gol é do moleque, o gol é de quem tem talento, persistência e vontade de vencer...

Essa estória contada, só me faz chegar a uma conclusão:

Tem campo para todo o mundo, só não tem para aqueles que não sabem driblar e fazer gol.

Marco Valério Gomes Batista Gonçalves

domingo, 3 de julho de 2011

Linda música, cantada com magia

A composição de uma música envolve várias emoções...

Talvez se os seres escutassem mais belas músicas, eles seriam mais felizes...

Os momentos felizes se escondem atrás das músicas...

Os pássaros compõem as suas próprias músicas, por isso eles são felizes...

Os anjos tocam suas trombetas nos céus...

Já eu, eu, bem eu escuto esta bela música:

http://www.youtube.com/watch?v=LsT9jJYIXG4&feature=related

Aplausos!!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dicas de comunicação e conexão



A comunicação é muito importante, desde pequenos nos comunicamos, pois quando éramos bebês, chorávamos ao estarmos com fome, com medo, com dor ou carentes de carinho, no intuito de termos alimento, proteção, recebermos assistência ou ganharmos afagos e mimos, respectivamente.

Ao crescermos, a comunicação se mostra também importantíssima, seja no trabalho, em casa, na rua... Cada pessoa tem uma forma peculiar de se comunicar, até mesmo os mais tímidos. Os nossos bichinhos estimação também têm suas formas peculiares de se comunicar, afinal reconhecia de longe o latido de meu querido cão pastor-alemão para sair de sua casinha.

Considero-me uma pessoa extrovertida, ao estar com pessoas próximas e familiares. Um dia, em um encontro familiar, teve uma brincadeira em que cada um tinha que admitir um defeito, em uma espécie de divulgação em público. Então,chegou a minha vez e disparei:

_ Pessoal, meu maior defeito (fazendo cara de suspense) é por que sou um pouco tímido demais... - todos os amigos e familiares riram.

Um livro muito interessante sobre o assunto e que estou lendo é "Todos se comunicam, poucos se conectam" de John C. Maxwell. Excelente livro!

O autor fala que para se conectar com os outros, além de ter o domínio no agir, pensar e sentir; tem de transparecer emoções reais, interessar-se fielmente com os outros, manifestar reações faciais condizentes com o que se fala e desenvolver o carisma, que, nada mais é que se preocupar com os ouvintes e lhes agregar e desenvolver os seus próprios valores, porque assim as pessoas podem até nem se lembrarem o que você disse ou fez, porém com certeza elas vão lembrar a sensação e o bem-estar de estar com você.

Com esse parágrafo anterior eu lhes disse uma síntese do que eu entendi o que seria conectividade. Abaixo eu utilizarei as dicas do próprio autor sobre o tema:

"Se tentar comunicar:

- algo que sei mas não sinto, minha comunicação não tem paixão;
- algo que sei, mas não faço, minha comunicação é teórica;
- algo que sinto, mas não sei, minha conexão é sem fundamento;
- algo que sinto, mas não faço, minha conexão é hipócrita;
- algo que faço, mas não sei, minha conexão é presunçosa;
- algo que faço, mas não sinto, minha conexão é mecânica.

Quando os componetes estão faltando, o resultado para mim como comunicador é a exaustão..."-define Jonh Maxwell.

Se alguém quiser o livro emprestado é só postar um comentário abaixo que terei o prazer em emprestar uma bela obra em benefício do seu sucesso... Agora, com uma condição são 2 vês: vai e volta...


Marco Valério Gomes Batista Gonçalves