domingo, 30 de outubro de 2011

Qual é a origem de tantos problemas em nosso país?



Por onde andamos, a conversa é uma só: o nosso país está virando de cabeça para baixo. Greves e mais greves, violência atraindo mais violência, vemos o mundo pelas lentes da televisão, pelas palavras dos blogs e, ainda, temos tempo para nos perguntar qual é a origem de tantos problemas em nosso país.

Problemas esses que se estendem também a nossa vida médica. São tantos, não são mesmos? Mas para enfrentá-los, tenho uma boa notícia, que diz que para enfrentar os problemas é preciso cortar o mal pelo seu início, pela sua origem, pela sua fonte, pela sua primeira letra eme antes de pronunciá-lo.

Todos os problemas se relacionam como em um jogo de ligar palavras, ao meu ver, a três palavras (política, economia, moralidade), porque para vivermos em um mundo melhor é preciso sermos bem comandados, com políticas de bem-estar para todos. Muitas vezes, deparamo-nos com a famosa expressão, que insinua que somos culpados por não sabermos escolher bem os nossos políticos, porém eu lhes pergunto se não houver escolhas ideais a serem votadas a culpa permanece com quem vai votar? No Brasil, espera-se que haja uma formação mínima de ética, de leis, de civilidade para futuros detentores de mandatos.

Um país sem economia, não é um país. Vivemos em um país rico, que suga até a última gota de sangue dos seus filhos com impostos, ao mesmo tempo que o trabalho dos irmãos da pátria verde e amarela, a maioria considerável, é recompensada com péssimos salários, condições de trabalho vis, aposentadorias ridículas...

O que nos está faltando é ressuscitar a palavra moralidade no nosso país, onde o respeito às pessoas está tão combalido e a corrupção reina desenfreadamente sem pena nem dó.

Se corrigíssemos os erros dessas três palavras (política, economia, moralidade) e as jogássemos em um funil, na ponta do mesmo iria eclodir uma gota de orvalho, chamada justiça, a única forma de resolvermos os problemas, justiça dos homens e principalmente a justiça de Deus.

Temos que nos mobilizarmos para pressionar por mais leis que se iniciaram no ventre do povo, como por exemplo a lei de Ficha Limpa e irmos atrás de outras contra a corrupção, contra a alta carga tributária, a favor da valorização de trabalhadores capacitados, batalhadores e merecedores de mais respeito.

Não adianta pedir a Deus a resolução de todos nossos problemas. Acho que Ele já está cheio demais com tantos problemas para resolver e até arriscaria uma resposta do Mestre a nós médicos na insistência de tantas preces por melhores dias. A resposta Dele seria:

_ Meus filhos, eu já lhes dei o dom da inteligência, o dom de salvar vidas, o dom de sobreviver em mundo de feras e feridos. Agora, o resto é com vocês.

Marco Valério G. B. Gonçalves