quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Andreas Vesalius

Andreas Vesalius, um dos grandes protagonistas do conhecimento da Anatomia moderna, foi um dos responsáveis por muitas mudanças nas descrições de estudiosos que o antecederam como Galeno, médico grego do século II d.C..

Embora Hipócrates e Aristóteles tivessem um vago conhecimento de certos ossos e músculos do corpo humano, nenhum dos dois dissecou um corpo humano. Herófilo de Alexandria teve a oportunidade de dissecar alguns corpos humanos no século IV a.C., mas seus estudos foram perdidos por um incêndio.

Com sua Anothomia (escrita em 1316, mas só publicada em 1478), Mondino DeLuzzi, de Bolonha, foi o primeiro a realizar e descrever dissecções do corpo humano, porém Mondino recebeu algumas fortes influências de Galeno, fazendo com que o mesmo não percebesse o que estava diante dos seus olhos e descrevendo erroneamente o baço como desembocando no estômago, o coração com três ventrículos e que o útero era composto de múltiplos segmentos.

E qual foi a importância de Vesalius para a Medicina?

Bem, Vesalius nasceu em 1514, em Bruxelas, frequentando as universidades de Louvain, Paris e Pádua e em 1537 recebeu o diploma de médico. Serviu como médico ao imperador Carlos V (imperador romano), bem como Felipe II, na Espanha.

Vesalius, fanaticamente empolgado em aprender, levava os cadáveres para o seu quarto. Ele queria aprender a qualquer custo o segredo do corpo humano, sendo meticuloso na descrição que fazia para pintores e escultores.

Publicou uma obra em 1538, Tabulae anatomicae sex, em que ousou ao apontar pela primeira vez diversos erros cometidos por Galeno. Mesmo antes dessa obra, Vesalius agia de maneira diferente de seus predecessores e contemporâneos, que costumavam sentar a uma boa distância do corpo que um barbeiro dissecava e ler um livro didático de Galeno para os alunos, sem prestar nenhuma atenção nos tecidos e orgãos do corpo. Vesalius, ao contrário, dissecava ele mesmo o corpo, ensanguentando as suas mãos e roupas ao manipular os órgãos muitas vezes infectados e em decomposição.

Por tanto, não é de se admirar que Vesalius e seus três alunos mais talentosos (Colombo, Eustáquio e Falópio)- tão dispostos quanto ele a contaminar as mãos com os tecidos de corpos infectados- tenham morrido todos antes dos 55 anos de idade.

Sua grande obra foi o Fábrica, obra de um acabamento fantástico, com pinturas anatômicas das várias partes do corpo.

Vesalius pela sua ousadia como da obra anterior, despertou também muita inveja e a ira dos médicos contemporâneos, que viam nas obras de Galeno, ensinamentos que não se podiam contestar. Um deles foi o seu ex-professor de Anatomia Jacob Sylvius, o mais importante anatomista da Europa, que escreveu em carta aberta ao imperador:

"Imploro a Vossa Majestade Imperial que puna severamente, como ele merece, esse monstro nascido e criado em vossa própria casa, esse que é o pior exemplo de ignorância, ingratidão, arrogância e impiedade, a fim de eliminá-lo para que ele não envenene o resto da Europa com seu hálito pestilento."

É, meus amigos, os anos se passaram, mas ainda nos dias atuais vemos muitas destas brigas vistas no passado no presente, mas graças a ousadia, a tenacidade, coragem e os estudos de Vesalius, os nossos conhecimentos anatômicos como médicos sedimentaram em nossas mentes.


Marco Valério


Fonte: Friedman, M.; Friendland, G. W. As dez maiores descobertas da Medicina. São Paulo, Companhia do bolso, 1998.

Nenhum comentário: