segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Eu não sou fominha...

A fotografia revela muito sem falar uma só palavra. Talvez diga até tudo em um limitado espaço quadriculado, cujo os limites se tornam infinitos com o "clique" da mente.

As emoções fotográficas parecem que se estendem muito além de sua real localização ao serem reveladas, afinal elas são portais do tempo e os mágicos se chamam de fotógrafos.

O intuito desse blog é proporcionar diversão aos nossos leitores, mostrar o lado belo da apreciação do que é realmente belo.

E, neste mundo, em que está cheio de gente fominha, não me utilizarei de tamanha fraqueza e falta de espírito humana. E o que é "fominha"? Fominha é aquela pessoa que quer tudo para si sem pensar nos outros... Mas vamos deixar esse assunto para lá. Hoje, fiz um propósito para esta semana: só falarei de assuntos bons e prazerosos. Por falar neste assunto e com o intuito de não ser fominha, divulgarei um excelente blog no nosso blog, por isso convido os nossos leitores a conhecer o blog Olhares. Muito bom!

Nele, as fotografias são divididas por temas: abstrato, animais, esporte e ação, fotojornalismo, nus, etc...

Vamos conferir!! Vem comigo! : http://olhares.uol.com.br/


Marco Valério

sábado, 28 de janeiro de 2012

A arte do nado sincronizado


Uma notícia excelente está sendo divulgada nos meios de comunicação: Thaíse Guedes foi selecionada para seleção brasileira de nado sincronizado, um dos esportes mais bonitos em termos de perfomance das atletas na piscina, uma arte dos movimentos aquáticos para presentear os nossos olhos.

Imagino o esforço que a nossa futura atleta olímpica e , hoje, atleta do Clube Fluminense de Nado Sincronizado no Rio de Janeiro, teve de realizar para enfrentar várias etapas em sua vida. Primeiro, enfrentar a distância dos entes queridos paraibanos, depois conciliar os estudos com o esporte, bem como, a rotina de dedicação e renúncias para realização de treinamentos árduos, praticados com disciplina e fervor.

Não foi fácil, pois Thaíse na última seletiva da seleção brasileira, ocorrida em dezembro do ano passado, teve que enfrentar várias concorrentes de todo Brasil, mais de cinquenta em sua totalidade, ficando bem posicionada na décima colocação. Um orgulho para seus pais, familiares e amigos. Um orgulho para todos nós paraibanos e brasileiros, porque teremos, nas próximas Olimpíadas, possibilidades para se ganhar medalha.

E como tudo isso começou? Acredito que nossa atleta teve como sua primeira e grande técnica, a sua mãe, a amiga médica Jackeline Guedes.

Talvez, ainda no ventre materno, Thaíse ensaiou os primeiros movimentos do nado sincronizado, no mergulho acolhedor do líquido amniótico, recebendo com carinho as primeiras instruções de sua mãe.

E ao nascer, os ensinamentos familiares prosseguiram, com orientações pertinentes e eficazes, fazendo com que a nossa campeã conhecesse novos horizontes, novos conselhos de profissionais, que fizeram a menina de antes progredir ainda mais tornando-a em uma jovem vitoriosa.

É bem verdade que a luta não pára por aqui, até por que ainda haverá muitos desafios a serem vencidos, pois não será fácil concorrer com as melhores do mundo em sua modalidade esportiva, mas a garra apresentada por Thaíse, por suas amigas de nado sincronizado e pela equipe técnica envolvida em todo esse processo exitoso, fará com que nós espectadores tenhamos o privilégio de assistir a um dos espetáculos mais bonitos em uma piscina em competição olímpica.
Parabéns, Thaíse, parabéns, Jackeline! Estaremos todos juntos em um só nado harmônico e sincronizado, torcendo e gritando pelo sucesso de vocês, mãe e filha, filha e mãe, em uma só emoção... Brasilsilsisiiiilllllll!

Thaíse Guedes, com sua mãe Jackeline, na reportagem do Globo Esporte

Vamos conferir os vídeos!! Não deixem de assistir!

Reportagem do Globo Esporte: http://youtu.be/ZYjiS5F4Q3k

Makin Of dos 15 anos de Thaíse: http://youtu.be/RUaDAJiPNG0


Marco Valério G. B. Gonçalves

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Metamoforse

Música sensacional de autoria dos Nonatos,que é uma dupla de repentistas populares brasileiros: Nonato Neto (Cachoeira dos Índios, Paraíba) e Nonato Costa (Santana do Acaraú, Ceará, interpretada pelo cantor sensacional Vicente Nery. Vale a pena conferir a música, pela letra, pela musicalidade e genialidade na sua composição.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Atenção!! A Medicina vai falar...


Às vezes, fico imaginando caso a Medicina tivesse um púlpito e pudesse falar abertamente para todos nós, médicos e pacientes, como seria isso?

Talvez o mestre-de-cerimônias anunciasse, mais ou menos assim:

_ Senhoras e senhores, com a palavra a senhora Medicina...

E a Medicina começa o seu discurso:

_ Senhoras e senhores, por muito tempo fiquei calada, durante esse longo tempo de minha existência, mas senti a necessidade de vir a esse púlpito e utilizar este microfone para dizer algumas verdades que tenho visto...

_Hoje, eu já não sou a mesma de antigamente, vocês bem sabem disso, deixei de ser uma Medicina antiga para ser uma Medicina mais tecnológica e vocês me acompanharam nesta transformação, ó meus queridos seguidores médicos, bem como nossos pacientes.

_Sei que está havendo um desânimo muito grande em várias partes do mundo, envolvendo o meu nome, os jornais me chamam de mercenária, de indiferente, de cruel, mas eles se esquecem de analisar as verdadeiras situações que estão por trás disso tudo: dificuldades no exercício do meu nome, desvalorização de mim e dos meus liderados e uma completa desunião...

_ Não posso deixar de dizer também, neste momento, que alguns dos que acreditam fazer a verdadeira Medicina, hoje, não passam de enganadores de si mesmos e de outrem, pois se enganam ao achar que para se fazer Medicina tem que se desvalorizar, tanto em atos como em atitudes... Aqui, fica o meu lamento e se Hipócrates fosse vivo também deixaria o seu lamento também...

_ As pessoas para falar em meu nome, primeiro, tem que gostar de me fazer, com toda devoção do peito. Tem que ter coragem, perseverança, tem que ter atitudes grandiosas, tem que saber dar o respeito aos outros, valorizar a palavra e claro amar a si e o que se faz...

_Hoje, vemos uma guerra fratecida, um jogo de empurra de responsabilidades de governos e de governados. Fico bastante preocupada ao ver os meus discípulos em eterno trabalho sem descansar... Gostaria de alertá-los que a mente também necessita de descanso e de lazer... O mundo está precisando de mais meditação.

_ Para encerrar, essas minhas humildes palavras, gostaria de dizer que amem o que vocês fazem e lutem por aquilo que lhes é de direito, pois só assim vocês serão amados e respeitados...

_ E tem mais, em outras ocasiões eu voltarei a ocupar este púlpito e através da oratória dizer outras verdades...

_Abraços, meus amados...


Discurso da Medicina



Marco Valério Gomes Batista Gonçalves

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Teste de criatividade

Vou colocar um paradoxo, extraído do livro "Aumente o poder do seu cérebro" de Ken Russell e Philip Carter, para ver a solução dos amigos leitores. Vamos lá:

"Esta apresentação de um famoso paradoxo estimula o pensamento criativo e a discussão filosófica.

Vou me aposentar na próxima semana e receberei um presente dos colegas, porém, o dia da entrega será uma surpresa. Em outras palavras, embora eu saiba que serei homenageado, não sei se isso acontecerá na segunda, terça, quarta, quinta ou sexta.

A questão a ser considerada é: esse presente surpresa poderá de fato ser entregue? Sei que não o receberei na sexta-feira, pois, se a entrega fosse deixada para esse dia, o último dia não seria mais uma surpresa. A lógica continua do mesmo modo até a segunda-feira. Por isso, a entrega de um presente surpresa é impossível.

A princípio, quando lemos o paradoxo com a mente clara, podemos pensar que a questão proposta é ridícula, mas, como em todos os bons paradoxos, ela foi feita para confundir, e quanto mais pensarmos sobre o problema, mais confusa ficará a mente.

Existem outros meios de resolver este paradoxo?

Vou fazer uma sucinta explanação do paradoxo acima, o que ele quis mostrar foi o seguinte como o dia da entrega do presente tem de ser surpresa, então a sexta-feira não pode ser (pois a pessoa notaria que se não foi entregue o presente nos primeiros dias da semana, o único dia era sexta, então, não seria surpresa). Se a sexta não pode, então o ultimo dia seria a quinta, que por sua vez, nestas condições não poderia ser já que ficaria sendo o último dia e não haveria surpresa. Se a quinta não pode ser o último dia seria a quarta, com o mesmo raciocínio anterior, percebe-se que nenhum dia da semana pode ser. Então, ele pede no desafio do paradoxo que encontremos uma solução...

Por exemplo, o filósofo grego Zeno sugeriu que nos últimos segundos da quinta-feira você vê alguém se aproximando com um presente. "Aqui está seu presente", ele diz, e olha para o seu relógio, que é extremamente preciso. Pelas razões já explicadas antes, você alega que o presente não é inesperado. "Mas", diz seu amigo, "a quinta-feira está acabando e a sexta está para começar", e lhe entrega o presente no momento exato da mudança- o momento entre a quinta e a sexta-feira."

Com certeza, existem outras possibilidades, talvez menos fantasiosas que a proposta de Zeno. Dê a sua opinião para resolver esse paradoxo, através dos comentários abaixo. Depois, darei a minha opinião para resolvê-lo. Desta forma estaremos filosofando um pouco e aumentando o poder do nosso cérebro.

Abraços... Quero ver todos participando!!

Marco Valério

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rapidinhas no trânsito

O cachorrinho vira-lata

Ia para o trabalho quando desvio o meu carro de um cachorrinho vira-lata, que distraidamente andava pela rua, o carro que estava logo atrás do meu freou em frente ao cachorrinho e começou um buzinaço enorme. Nisso o cachorrinho ficou parado, atônito sem saber o que fazer. Presenciei isso em uma vista rápida pelo retrovisor e fiquei pensando não sei quem é mais animal dos dois, se era o ingênuo cachorrinho ou se era o animalzinho ao volante...





Na gaiola


...Continuei a minha ida ao trabalho, parei no sinal, havia dois garotos na calçada com umas gaiolas e alguns pássaros, quando ouvi um bate-boca de um senhor idoso que estava no carro ao lado do meu, com aqueles garotos. O senhor estava mandando os garotos soltarem os pássaros, pois ele dizia que aquilo era ilegal. Um dos garotos chamou o senhor de véi *&%#@.
Em nosso país, onde está o respeito aos idosos que defendem o periquitinhos?




Olha a água!


... O sinal abriu, continuei no meu carro em frente. Com alguns minutos, depois, noto um caminhão dando jogo de luz para passar, ele vinha rápido. Teve um certo estreitamento no caminho que não o fez passar por mim. Chegou em um instante, em que ele me ultrapassou rapidamente em um zuuuuummm. Então, percebi que se tratava de um caminhão-pipa (carro reservatório de água), com um detalhe, a torneira traseira estava semi-aberta. Era o carro andando e a água se indo. Será que quando ele chegar ao destino ainda vai haver um pingo de água. Será que esse motorista sofre de incontinência urinária?

Depois disso tudo, eu segui o meu caminho. Pom POM! Até logo...


Marco Valério

"No futuro, não faltará capital, mas talento"

Klaus Schwab

Presidente do Fórum Econômico Mundial afirma que o Fórum em Davos, Paris, que reúne os principais dirigentes e líderes políticos do planeta discutirá os modelos econômicos e de liderança. Segundo ele, em momentos de euforia e crise, durante quase 41 anos do fórum, nunca se apresentou o mundo desta forma: como uma pane generalizada.

Schwab também acha que o líder do passado era determinado pelo poder, pura e simplesmente. O de hoje precisa ser determinado por um modelo mais colaborador, que ele chama de poder social.

Fonte: Jornal O Globo.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um dia nublado

Nos dias nublados, lembro-me da minha infância, pois tais condições meteorológicas me fazem lembrar do frio do passado e da chuva que servia de diversão nas ruas interioranas, nas quais eu, meu irmão e os meus primos aproveitávamos as biqueiras dos telhados como chuveiros imaginários e fazíamos a festa.

Hoje está nublado, logo me lembrei da minha infância, mas só que não deu para se fazer festa com a chuva como na infância, porém a chuva atual me deu um banho inesperado e me fez lembrar do passado e sendo assim faça chuva ou faça neve, o Sol sempre aparecerá para secar as nossas roupas e iluminar os nossos pensamentos, mas enquanto isso não ocorre, desejo-lhes:

_Um dia nublado para todos!

Marco Valério G. B. Gonçalves

domingo, 22 de janeiro de 2012

Entrevista com o médico e escritor Marco Valério


CJ: Como surgiu a ideia de criar um blog?

MV: O gosto pela escrita cresce à medida que se escreve. Desde criança sempre gostei muito de escrever sobre fatos que acontecem no mundo e interagir com as pessoas através de meus escritos.

CJ: É verdade que você começou a divulgar seus escritos através do Orkut?

MV: Sim, o Orkut foi o início de tudo, no mundo da internet! O meu objetivo principal era divulgar os meus escritos através da Marcorkut (a página do meu Orkut, que chamo dessa forma, onde no lugar de se postar fotos, eu coloco textos meus), mas devido a algumas limitações referentes a colocar posts com escritos, senti necessidade de criar um blog. Mas antes disso, já escrevia alguns artigos nos jornais do Centro Acadêmico de Medicina, no Jornal do Conselho Regional de Medicina e alguns textos em jornais locais.

CJ: A princípio, o que você acha dessa interação leitor versus escritor?

MV: É muito importante para aquele que escreve sentir a reação de quem o lê, ao receber um feedback; tanto positivo, quanto negativo; me serve de estimulo para escrever mais e melhor. Acredito que esse feeling dos leitores é muito importante para o escritor.

CJ: Pra você, como foi o primeiro ano do blog?


MV: Foi muito difícil, pois tive que me desdobrar entre as atribuições médicas e a escrita, como também, a incerteza no que diz respeito à aceitação por parte dos leitores: se meus artigos estariam tendo um significado positivo ou não... mas com o passar do tempo fui tendo a certeza que sim.


CJ: O que você me diz quanto ao blog ter atingido o quantitativo de 5.000 acessos em um ano?

MV: Considero como um resultado muito bom para mim como único editor do blog. Sei que existem vários outros blogs com um percentual de acessos, significativamente, maior que o meu, mas considerando a produção literária e artística feita apenas por uma pessoa, vejo que, para mim, os 5.000 acessos foi uma quantidade satisfatória.

CJ: Há uma certa resistência à cultura poética em nosso país. O que você me diz a respeito dessa desvalorização ao artista?

MV: Considero a Medicina como sendo uma arte. O médico, assim como os demais artistas, também é uma figura desvalorizada frente às autoridades políticas deste pais. É, justamente, através desse espaço que quero chamar à atenção para que valorizemos mais e mais os sentimentos, a música, a pintura e todas as outras formas de atitudes oriundas do íntimo das pessoas. Como médico, utilizarei este espaço, para lutar por melhores condições de trabalho para a arte hipocrática, bem como lutarei pela exaltação das outras artes.

CJ: Podemos citar muitos exemplos de escritores célebres. Para você, quais deles lhe servem de inspiração?

MV: Com certeza, o mundo é muito rico em cultura poético-literária, dentre vários grandes escritores, me inspiro em nosso poeta paraibano, Augusto dos Anjos; Erico Veríssimo, em suas comédias; nossa estimada, Lya Luft, grande romancista brasileira; Dalai-Lama; Daniel Goleman; Taylor Caldwell, autora do livro Medico de homens e almas; Augusto Cury; nosso grande romancista e defensor de suas teorias científicas; o Paraibano, Ariano Suassuna; Dráuzio Varella; a literatura antiga de Baltazar Graciàn, dentre outros.

CJ: Que mensagem você enviaria aos escritores que estão começando ou mesmo àqueles que ainda estão relutantes em entrar no mundo da literatura?

MV: A mensagem que eu deixo é que eles deem o melhor de si, escrevam sua vida da melhor forma possível, pois só assim a sua história será lida com a simplicidade, com a veracidade e com o reconhecimento que vem da sua alma e da sua constituição humana.


Carla Juliana B. de Lima para o blog Coração, Versos e Prosa

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vou mandar abraços para...


... Para os leitores da Alemanha, Inglaterra, Rússia ...

... Para os leitores do Brasil, Argentina, Mexico, EUA...
(clique na imagem acima)






Gostaria de mandar abraços para os amigos leitores de Cajazeiras-PB, João Pessoa-PB, Recife-PE, Salvador-BA, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, de Pompano Beach, Flórida, EUA ; The Dalles, Oregon, EUA e Council Bluffs, Iowa, EUA; Tijuana, Baja Califórnia, no México; Argentina os quais acessaram (20-01) e no dia 21, aos amigos leitores do nosso blog de Camaragibe-PE, Alemanha, Inglaterra, Rússia. Sejam todos bem-vindos!

Lya Luft pelo twitter @Lya_Luft

Uma dica de leitura é acompanhar as mensagens de nossa grande escritora Lya Luft pelo twitter. Dê um clique na imagem com o mouse e faça esse deguste literário de algumas mensagens selecionadas!



Para ler outras mensagens de Lya, acompanhem-na no twitter @Lya_Luft.

Abraços!

Marco Valério

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Agradecimentos pelo meu niver

Agradeço, neste dia nublado, em que comemoro o meu aniversário, primeiramente, a Deus por ter me dado o dom da vida e por hoje estar completando a idade de Cristo, trinta e três anos.

Durante toda minha trajetória de vida, sempre visualizei o lado positivo das situações, mesmo em dificuldades maiores. Aprendi com os meus pais os princípios da ética, da moral, da honra e de ser uma boa pessoa, por isso aqui fica marcado os meus agradecimentos aos meus pais (meu pai in memorian) e em nome deles a todos os pais que amam e lutam pelos seus filhos incondicionalmente.

Agradecer também ao meu irmão Túlio, um grande médico que me orientou e que sempre me orienta com seus conselhos pontuais e nobres visando ao meu sucesso, bem como agradecer a sua família, que também é minha, a minha sobrinha Yasmin e a comadre Erika e a futura bebezinha que estará para vir, presentes dos anjos e bençãos dos céus aqui na Terra.

Gostaria também de agradecer a Carla Juliana, minha namorada, por compartilhar comigo dos momentos tristes e dos momentos alegres de minha vida.

As manifestações de carinho dos familiares e amigos, também, são lembradas por mim neste momento, as quais ocorreram no trabalho, na internet e por telefone, acho que nós seres humanos temos que reconhecer a alegria contida nas pequenas atitudes que se tornam grandes na proporção do amor advindo do coração.

E por fim agradecer a felicidade, que me faz ter a certeza de a mesma ser o adubo de fertilidade, o qual faça nutrir em nossas faces um sorriso de alegria, pois hoje é o meu aniversário, pois hoje é o meu niver... Muito obrigado a todos vocês pelas manifestações de carinho e de amizade...



Marco Valério G. B. Gonçalves

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Se eu errei foi querendo acertar...

Em algum momento de nossas vidas, as dificuldades e as incertezas vão pernoitar no leito de nosso ser.

Muitos acertos realizados. Muitas atitudes cumpridas. Muito suor, esforços e trabalho e uma perspectiva infinita de sonhos e ideias a cumprir.

Em determinados momentos, somos colocados na berlinda da vida e a vida nos cobra acertar. Se não acertamos, somos penalizados por nós e por outrem.

Os grandes inovadores, cientistas e idealizadores só criaram grandes feitos, porque também erraram e com seus erros, procuraram soluções para acertar, por isso caros leitores, em algum momento de nossas vidas, vamos errar ou vamos ser vítimas de erros ou seremos condicionados ao erro, porém durante esta mesma vida vão existir em nosso caminho pessoas que nos encaminharão com benevolência para a excelência do acerto.

Não sei se estou correspondendo às expectativas dos nossos leitores com meus escritos, não sei se estou acertando mais que errando ou vice-versa, mas tenham certeza que tenho a grata satisfação de tê-los neste espaço de cultura e de troca de ideias, objetivando uma forma diferente de pensar e de interagir com os nossos sonhos e fantasias.

Na vida, às vezes escrevemos errado, na vida, às vezes, escrevemos certo, se errei foi querendo acertar...

Marco Valério G. B. Gonçalves

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"Menos a Luiza que está no Canadá"


A expressão que está bombando na internet, advinda de uma gafe de um comercial de um edifício pelo colunista Gerardo Rabello, tem explicação para sua rápida expansão no Twitter e Facebook, fazendo com que até pessoas famosas como o cantor Lenine, Chiclete com Banana, Ronaldo (fenômeno) e lógico eu (risos) também caíssemos na onda.

Se você quiser entender melhor sobre o que estou falando é só procurar no senhor Google, logo, logo, vai ver milhares de informações sobre a Luíza e sobre a expressão que é o título deste meu escrito.

Mas de onde vem essa febre, partindo de uma explicação sociológica e psicológica? Qual será o final de tudo isso?

1) Um erro ou uma notícia ruim correm mais rápidos que um elogio ou notícias boas sobre as pessoas.

2) A gafe inicialmente foi espalhada para mandar uma mensagem ao apresentador que muitos estavam achando que houve exibicionismo ao se dizer que a filha estava no Canadá, que a informação era desnecessária.

3) Logo após, o humor cuidou de divulgar ainda mais a história da Luíza que estava no Canadá, utilizando todas as formas criativas encontradas na net;

4) Os publicitários viram que esta seria uma oportunidade enorme de se aproveitar da situação e divulgaram ainda mais o fato;

5) Pessoas famosas caíram na festa, pois o povo já estava na festa da Luiza;

6) Até políticos já estão dançando a dança da Luiza.

Mas por que toda essa febre no povo?

Eu explico:

O que estamos vendo nada mais é que uma forma inconsciente de desviar todas as atenções de nossos sofrimentos, salários baixos, violência crescente, etc, passando para o mundo imaginário do faz de conta.

E isso vai parar onde?

Se a Luíza souber aproveitar, ela poderá ganhar muita grana com publicidade, sem se falar que esse poderá ser um pé para ela mostrar os seus pontos positivos como pessoa e outras habilidades que ela tem.

Outra possibilidade é que depois da febre, as pessoas caiam na real e voltem para a vida de "realidades" árduas atuais e deixar a história de Luíza no esquecimento.

A família de Luíza e a própria Luíza têm que saber trabalhar muito bem os pontos sobre que falei, para não cair no ridículo essa história.

Eu particularmente torço pelo sucesso da Luíza e de sua família, mesmo a Luiza estando no Canadá... Por isso... Volta Luíza!

Marco Valério G. B. Gonçalves

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Preservação da natureza

A minha sobrinha de cinco anos de idade, Yasmin, ao visitar a casa da vovó dela, Francisquinha, pegou os meus pinceis, as tintas e o papel, depois começou a pintar.
Ao terminar a sua arte, ainda queria mais e pediu à Vovó fitas adesivas para exibir sua pintura na parede do quarto. O tema de sua obra ao meu ver fala sobre a preservação da natureza.

Olha que maravilha!

É ... Esta família está cheia de artistas!

Arte de Yasmin

domingo, 15 de janeiro de 2012

Carta à Rede Globo de Televisão


Senhores que fazem parte da Rede Globo de Televisão, venho através desta carta dar a minha humilde opinião sobre mais uma temporada do programa Big Brother Brasil (BBB).

A curiosidade sempre estará presente no ser humano. Talvez, seja isso que faça com que muitas pessoas assistam ao BBB, porém acho que ultimamente ele vem perdendo muitos telespectadores, pois já não é mais um "programa novidade".

Um programa que mostra muita gente bonita, mas se esquece de mostrar o conteúdo intelectual dessas pessoas.

O BBB está se tornando um grande aquário ladeado por câmaras, o qual ostenta a beleza do nado dos peixes, porém com o tempo vai se tornando uma beleza repetitiva, com pouca oxigenação de ideias.

Vendo isso, aproveito a minha carta para sugerir uma nova forma de programa o "Arte Brasil". Como seria esse programa?

Os participantes seriam pessoas ligadas as artes, por exemplo, desenhistas, pintores, oradores, músicos, escultores, escritores, fotógrafos, etc. Eles seriam confinados em um espaço chamado "Galeria de Artes". Durante as semanas, seriam propostos temas a serem desempenhados cada um utilizando a sua arte, dando opiniões a respeito, falando um pouco sobre a sua vida artística, enfim tudo isso acompanhado pelas câmaras do programa.

E quem seria o apresentador? Claro que seria o Pedro Bial. Agora, com uma única diferença, nesse programa o potencial intelectual do Bial seria realmente aproveitado, pois o mesmo além de escritor, sabe como ninguém falar sobre o que é arte.

O pessoal em casa escolheria os participantes que desempenhassem melhor as suas produções artísticas com relação ao tema dado.

Com essa proposta, estaríamos ajudando o desenvolvimento intelectual de nosso país, fazendo com que as pessoas lessem mais, gostassem mais da produção artística, sem se falar que se alcançaria níveis altíssimos na audiência televisiva. Façam o teste!

Pensando em novas formas de atrações televisivas inovadoras para o nosso povo, em busca da excelência, e tendo o conhecimento da importância da Rede Globo no desenvolvimento artístico do nosso país, termino minha carta-ideias por aqui.


Abraços, cordialmente,


Marco Valério G. B. Gonçalves.


Obs.: Enviei por email a carta acima à emissora, depois postarei a resposta da Rede Globo, em nosso blog ao recebê-la. Logo abaixo tem o comprovante de emissão da minha proposta. Vamos agora aguardar a resposta da Globo. Abraços!! Plim plim...



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A arte do Cartoon antigo



As fulminações do Vaticano contra o panfleto anti-infalibilidade do Sr. Gladstone, naquela época, não conseguiu produzir o efeito pretendido.




Alusão à eleição geral que por maioria o sr. Distaeli tornou-se premier pela segunda vez




Fantástico! Pela leveza dos traços, pela simbologia da imagem realçando os acontecimentos sociais daquela época...

Obs.: Para ver melhor sobre as informações da obra e apreciar mais de perto os cartoons é só dar um clique com o mouse nas imagens. Abraços...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A música segundo Tom Jobim




A Sony Pictures lança no dia 20 de janeiro o filme "A Música Segundo Tom Jobim". O documentário trata da música e vida do maestro, cantor e compositor brasileiro de renome mundial.

Dirigido por Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim, o filme se dispõe a encarar o desafio de desvendar a trajetória musical do grande autor de uma obra eterna, de alcance internacional.


Fonte: Portal Ig

Álbum de família


Bem, como alguns dos princípios deste blog é falar sobre os sentimentos advindos do coração e, a exaltação das artes, então, vamos falar a respeito da confraternização de aniversário da prima Túlia e o show do seu esposo Emerson no Clube dos Magistrados da Paraíba.

Um momento aconchegante,alegre, familiar e com boas conversas, ao som do amigo cantor Emerson Urai e sua banda, apresentando um repertório da música popular brasileira, inclusive com algumas músicas de sua autoria, abrindo espaço também para enfatizar o lado instrumental da banda, em determinados momentos.

Vamos mostrar um pouco da festa, em nosso álbum, logo abaixo:




A prima Túlia, recebendo através dos "parabéns para você" o desejo de sua família por muitos anos de vida.




Olha o primo Padoca, aí, com tia Biba, em um momento ímpar de harmonia familiar



E por último, a foto do editor deste humilde blog, com Luís Henrique, o filho da nossa amiga Lena:

Mas, olha que menino danado, eu nem tinha percebido o que estava escrito na camisa dele, só vim reparar depois, ao colocar a fotografia aqui. Vou tirar esta foto daqui... (risos)



Essas são fotos que guardamos no nosso álbum de família. Essas são fotos que guardamos nas páginas do nosso coração.

Marco Valério G. B. Gonçalves.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A mãe de Joãozinho (parte II)- o troco

Passados algumas semanas, Joãozinho conseguia passar de ano no colégio, enfrentara três recuperações, livrando-se de todas. Enfim, ele chegava às suas férias.
Em um determinado fim-de-semana, ele pediu a mãe:
_ Oh, mãe, a galera vai passar o sábado pegando onda na praia, eu gostaria que a senhora me desse uns mil reais, para passar lá...
_ Como é a história?- pergunta a mãe surpresa e cética.
_ É isso mesmo mãe, vai ser irado, os caras da escola me chamaram para pegar ondas radicais. Lá vão estar as minas. Bacana mesmo...
_ Claro que eu não vou lhe dar o dinheiro, João Augusto, pois vamos ter que ir ao casamento de sua prima Ana Júlia.-responde a mãe com autoridade.- E você vai comigo e com o seu pai.
_ Mas mãe, eu vou perder essa oportunidade de me encontrar com a turma? Eu num passei de ano e tudo... Vai, mãe, libera aí... Por que a senhora tá agindo assim?
_ Meu filho, estou agindo assim, pois se não agisse assim, eu não seria eu, seria você...
_ Pô, mãe, magoou geral...

Marco Valério G. B. Gonçalves

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A mãe de Joãozinho (parte I)

Um grito lá de dentro da casa chama Joãozinho que estava jogando bola no jardim:
_ Joãozinho, venha logo aqui!
Joãozinho, ainda garotão, com seus 13 anos de idade, corre ao encontro da mãe e pergunta:
_ Que foi mãe?
_ Por que o seu boletim escolar está todo vermelho?- a mãe furiosa queria saber o motivo das notas baixas do pirralho.
_ Pô mãe, é porque eu gosto mais da cor vermelha que a azul, sacou?
_ O que? Eu não estou acreditando no que estou ouvindo, pare logo o futebol e vá estudar, seu moleque!
A mãe de Joãozinho, depois de alguns minutos, já mais calma disse:
_ Olhe, meu filho, eu faço isso para o seu bem, quero que você seja um excelente advogado, seja um amante da família, igual a sua mãe, aqui, ganhe muito dinheiro,igual a mamãe, aqui, siga os princípios de nossa religião, igual a mim, aqui, um amante da vida social, um executivo de sucesso, vestindo-se bem, igual a mim, o qual aproveite as delícias da arte culinária mundial, igual... É isso que quero para você, filhinho, o melhor...
_ Pôxa, mãe,brigadão, mesmo, mas eu pretendo fazer Filosofia, ser um monge e fazer voto de pobreza e de castidade, recolher-me em meditação em templos de paz e harmonia, usar uma bata simples e surrada, ser vegetariano...
_ Meu filho, não seja do contra com a mamãe!-fala a mãe de Joãozinho em tom de descontração.- Por que você tá me dizendo esses pensamentos, filho?
_ Puxa, mãe, eu tô dizendo isso porque se eu não dissesse isso eu não seria eu, seria a senhora...

Marco Valério G. B. Gonçalves

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sempre um papo

Em parceria com a Associação Sempre Um Papo, a TV Câmara exibe quinzenalmente debates com escritores brasileiros, colocando frente a frente autor e leitor.Essa é a apresentação que há sobre o programa.


Os programas são bastante interessantes, já que podemos escutar o pensamento dos autores. Nele, há uma plateia de leitores que podem fazer perguntas aos escritores. O programa "Sempre um papo" pode ser acompanhado também pela internet no site da Câmara dos Deputados.


O último programa a que assisti, foi com Lya Luft, que falou sobre vários temas: das relações humanas atuais, do seu trabalho como escritora, inclusive participando da revista Veja, que tem mais de 1 milhão de leitores.


Vamos acompanhar um vídeo de Lya Luft, logo abaixo:





Abraços!
Marco Valério

Fonte:

http://www2.camara.gov.br/tv/materias/SEMPRE-UM-PAPO/189169-LYA-LUFT-(ESCRITORA-E-TRADUTORA)-(BL.1).html

domingo, 8 de janeiro de 2012

Um minuto de silêncio

Uma notícia triste me chegou aos ouvidos e aos olhos ontem: a colisão de um ônibus da empresa Guanabara com uma carreta, nas proximidades de Sousa-PB, ocasionando vários feridos e algumas pessoas que passaram para o outro mundo.

Deixo aqui os meus sentimentos às famílias das vítimas, bem como a minha solidariedade, em especial à família da cajeizerense que também partiu para os braços de Deus, Mariana Diógenes Moreira, uma pessoa doce e pura em sua essência, a qual agora repousa em travesseiros de nuvens e recebe os nossos mimos terrestres através de nossas orações. Meus sentimentos!

A população do sertão paraibano já se manifestou que vai cobrar da empresa de transporte Guanabara melhores condições de repouso e descanso para os motoristas, já que o acidente foi ocasionado por um cochilo do mesmo, inclusive lutando pela colocação de um segundo motorista no longo trajeto entre as cidades de João Pessoa a Cajazeiras.

Gostaria que os amigos que me leem no momento, pedissem a colocação do segundo motorista entre os trechos já comentados, enviando a seguinte mensagem (...):

"Nós consternados com o acidente que ocasionou várias mortes nas proximidades de Sousa, envolvendo um ônibus da empresa Guanabara, pelo cochilo do motorista da mesma, viemos solicitar do setor administrativo responsável a colocação do segundo motorista em viagens longas. Agradecemos desde já."

(...) mandando-a para o seguinte email: afetividade@expressoguanabara.com.br ou para qualquer outro espaço da net que por ventura possa ter certa divulgação.

Obs.: Caso você não consiga mandar o email diretamente apertando no nome acima, sugiro abrir a sua conta de email, copiar e colar o endereço, bem como a mensagem e enviá-la. Abraços... Divulguem essa manifestação de apoio e solidariedade!


Marco Valério Gomes Batista Gonçalves

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cajazeiras em 1978 e meu querido pai

Cenas marcantes da minha cidade natal, Cajazeiras-PB no ano de 1978. No vídeo, uma cena que me emocionou foi a imagem de meu querido pai, José Gonçalves (in memorian) de camisa marrom despachando com o nobre e amigo prefeito Chico Rolim. Naquela época, ele exercia a função de secretário de finanças de Cajazeiras.

No vídeo vemos os gestos firmes e decididos de meu pai, um grande homem, discutindo as ações do município, contribuindo para o progresso cajazeirense.

Acompanhem o vídeo no Youtube no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=Crp1wWB1AZo&feature=player_embedded

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Relações I

Vou colocar algumas fotografias, no decorrer dos próximos meses, as quais tirei no meu dia-a-dia, em uma sessão de arte fotográfica, em diversos lugares públicos, intitulada por mim de "Relações".

Foto: Marco Valério

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pizza mia! Mama mia!


Presenciei um fato interessante em uma pizzaria, uma pizza cansada de ver um termo repetitivo ser usado nos vários meios de comunicação em detrimento de seu nome, no íntimo do seu último pedaço, revoltada pede ao garçon para se recolher, através de um bilhetinho que ela mesma escreveu em um guardanapo, em protesto por ver a associação de tudo o que é ruim com o nome dela, através do termo “tudo acaba em pizza no Brasil”, por isso solidário à amiga pizza, peço-lhes para sermos mais criativos em nossos textos e deixar de lado expressões corriqueiras e prontas que de tanto serem repetidas se tornam insuportáveis. Eu apoio a sua reivindicação ó pizza mia.

Marco Valério Gomes Batista Gonçalves.

Foto por Marco Valério.

Ano de 2032: extinção dos médicos


Vou brincar um pouco com o imaginário das senhoras e senhores e lhes transportar para o ano de 2032, a exatamente 20 anos mais tarde. Vamos conferir como seriam os fatos?
04/01/2032: Na TV RecGlobus em horário nobre, o apresentador do jornal anuncia:

_ Hoje é um dia histórico e triste na Medicina brasileira, pois acaba de deixar a profissão o último médico que atuava em nosso país. Tudo isso se deveu a política de "Porteira de Shopping" (uma alusão a substituição de trabalhadores por porteiras eletrônicas) que assolou no nosso país também a classe médica, bem como políticas de desvalorização da arte hipocrática.

_ Nesses últimos 20 anos, os médicos foram sendo substituídos gradualmente por produtos tecnológicos mais em conta para o governo e para os empresários da saúde. Hoje, já temos no mercado e atendendo em hospitais o Robomed, o robô mais eficiente no tratamento de doenças emergenciais, as cirurgias estão sendo realizadas por robôs com dispositivos de laparoscopia. Até as cirurgias oncológicas receberam aparelhos que extirpam os tumores por teletransporte.

_Nas últimas décadas os salários médicos caíram em torno de 1001%, as condições de trabalho para seres humanos pioraram, fazendo com que houvesse o abandono geral da profissão por falta mínima do exercício dela.

_ O ser humano deu lugar à máquina. Não podemos esquecer a engenhoca mais recente criada o Imed, o telefone celular, que também tem função de médico, faz exames laboratoriais, exames de DNA, testes sorológicos e pesquisas de doenças genéticas com apenas uma gota de sangue do paciente, bem como diagnósticos precisos de imagem e através do dispositivo de ondas eletromagnéticas aciona um pequeno aparelhinho, localizado no subcutâneo do paciente, liberando medicações. Os Imeds mais sofisticados também tem o aplicativo psicomed com auxílio 24h.

_ A população ainda está um pouco receosa com a nova situação, mas já há evidências de apoiarem as mudanças. Já o governo federal está preocupado mesmo no momento é com os mais de 2 milhões de ex-médicos do Brasil, pois já que eles só sabiam exercer a arte da Medicina, depararam-se com um problema social. Por isso o governo está pensando em criar o Bolsa med, um programa assistencial de combate a pobreza, para poder amenizar o sofrimento dos ex-médicos e com pensamento já nas próximas eleições.

_ Em entrevista recente, com o último médico a deixar a profissão, ele nos revelou a sua insatisfação e nos disse que a culpa disso tudo é da classe médica que nos últimos anos não se mobilizou em defesa de seus ideais.

Agora, eu fico imaginando como será o pensamento real em 2032, por exemplo, dos ex-médicos? Da sociedade? Do governo? Dos vários setores da saúde? Será que deveremos chegar a esse ano do futuro para ter as respostas dessas perguntas?

Marco Valério G. B. Gonçalves. (médico e escritor)

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O filme "O palhaço"

Não tenho pretensão de ser crítico de cinema, nem muito menos um "expert" no assunto. A opinião que darei é de um mero espectador como um outro qualquer.

Assisti ao filme "O palhaço", de direção de Selton Mello, no ano passado. Uma bela estória foi protagonizada na tela do cinema. Selton faz o papel do palhaço Pangaré e junto com o ator Paulo José (o palhaço Puro-Sangue) elaboram uma trama que envolve alegria e tristeza, pois estabelece uma reflexão: o palhaço faz os outros sorrirem e quem vai fazê-lo sorrir?

Fazendo uma comparação com a Literatura, estabelece-se no palhaço Pangaré uma crise existencial em busca de uma identidade, para resolver a angústia interior e dar sentido a sua vida.

O filme brasileiro é marcado por cenas que envolvem todo um sentimentalismo nas feições e expressões corporais dos personagens, ao som de músicas lindas antigas nacionais.

Em alguns momentos, lembrando até passagens bíblicas como a volta do filho pródigo, passagem em que o palhaço Pangaré, cujo nome do personagem era Benjamin, após passar um tempo procurando por outros empregos, volta ao circo, pois viu que sua real vida era fazer as pessoas felizes como palhaço.

O filme dar ênfase a vários simbolismos, por exemplo, a valorização da família circense, a busca por nossos objetivos que façam ventilar as nossas preocupações (representado pelo ventilador que Benjamin tanto pensava em comprar).

Enfim, um excelente filme para se locar e assitir no conforto de casa. Agora, quando alguém lhe chamar de palhaço, não fique com raiva não, pois se for uma menção ao filme, a pessoa estará lhe elogiando.

Marco Valério Gomes B. Gonçalves.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Hipócrates: o pai da Medicina

Nasceu Hipócrates na ilha de Cós no ano de 460 antes da Era Cristã, conforme é consenso geral, apesar de não se poder assegurar exatamente como sendo esta a data de seu nascimento. Morreu em 377 a. C., contando, portanto, 83 anos de idade - se bem que este dado de sua morte é igualmente incerto. Pouco se conhece realmente de sua vida, alguns achando que viveu até 90 anos, outros 104 e 107. Deixou 87 escritos, que formam a coleção hipocrática. Há também dúvida a respeito da autenticidade de todas as obras que lhe são atribuídas.

A obra de Hipócrates, vasta obra, que ainda hoje desperta o maior interesse, reflete sua verdadeira genialidade. Seu grande mérito, como escritor e como médico, vem de ter sabiamente associado, em íntima união, a filosofia teórica e especulativa aos conhecimentos científicos práticos.

Sempre considerou o homem como parte do universo, estudando sempre conjuntamente um e outro como fazendo parte de um todo inseparável.

Foi um grande cidadão ao mesmo tempo que grande médico, contando-se que sustou uma invasão à ilha de Cós com seu grande prestígio e influência diante dos atenienses que a ameaçavam.

A parte mais popular e talvez mesmo a mais interessante de sua obra é: Os aforismos. Apesar de reconhecida esta parte de sua obra como indiscutivelmente autêntica, deu ela motivo a grandes controvérsias em todos os tempos. Os comentadores desta obra foram inúmeros, entre eles Galeno, Teófilo, Gésius, Damásius e Etienne.

Alguns exemplos dos aforismos hipocráticos:

" Em estado de fome, não se deve fatigar com trabalhos."

"A alimentação além da que suporta a constituição da pessoa, produz doença, como mostra o tratamento."

"A fome se acalma bebendo vinho puro."


Nota: Os aforismos fazem parte do Corpus Hippocraticum, extenso compêndio de obras e recomendações médicas. O principal mérito da filosofia de Hipócrates foi a abordagem puramente natural das doenças e a recusa às interpretações mágicas e religiosas predominantes na época.

Fonte: Hipócrates. Aforismos- Antologia, editora Martin Claret, São Paulo, 2007

domingo, 1 de janeiro de 2012

Relato rápido

Nasce a esperança de novos dias no primeiro dia deste ano. A sensação de dúvidas do que acontecerá nele permanece em nós.

Sonhos, projetos, desejos hão de ser postos em prática. A felicidade, nossa amiga, é imprescindível em nossos sorrisos.

Já comecei o dia abraçando o ano novo e agradecendo por tudo que consegui no ano que se passou.

Marco Valério