quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Andreas Vesalius

Andreas Vesalius, um dos grandes protagonistas do conhecimento da Anatomia moderna, foi um dos responsáveis por muitas mudanças nas descrições de estudiosos que o antecederam como Galeno, médico grego do século II d.C..

Embora Hipócrates e Aristóteles tivessem um vago conhecimento de certos ossos e músculos do corpo humano, nenhum dos dois dissecou um corpo humano. Herófilo de Alexandria teve a oportunidade de dissecar alguns corpos humanos no século IV a.C., mas seus estudos foram perdidos por um incêndio.

Com sua Anothomia (escrita em 1316, mas só publicada em 1478), Mondino DeLuzzi, de Bolonha, foi o primeiro a realizar e descrever dissecções do corpo humano, porém Mondino recebeu algumas fortes influências de Galeno, fazendo com que o mesmo não percebesse o que estava diante dos seus olhos e descrevendo erroneamente o baço como desembocando no estômago, o coração com três ventrículos e que o útero era composto de múltiplos segmentos.

E qual foi a importância de Vesalius para a Medicina?

Bem, Vesalius nasceu em 1514, em Bruxelas, frequentando as universidades de Louvain, Paris e Pádua e em 1537 recebeu o diploma de médico. Serviu como médico ao imperador Carlos V (imperador romano), bem como Felipe II, na Espanha.

Vesalius, fanaticamente empolgado em aprender, levava os cadáveres para o seu quarto. Ele queria aprender a qualquer custo o segredo do corpo humano, sendo meticuloso na descrição que fazia para pintores e escultores.

Publicou uma obra em 1538, Tabulae anatomicae sex, em que ousou ao apontar pela primeira vez diversos erros cometidos por Galeno. Mesmo antes dessa obra, Vesalius agia de maneira diferente de seus predecessores e contemporâneos, que costumavam sentar a uma boa distância do corpo que um barbeiro dissecava e ler um livro didático de Galeno para os alunos, sem prestar nenhuma atenção nos tecidos e orgãos do corpo. Vesalius, ao contrário, dissecava ele mesmo o corpo, ensanguentando as suas mãos e roupas ao manipular os órgãos muitas vezes infectados e em decomposição.

Por tanto, não é de se admirar que Vesalius e seus três alunos mais talentosos (Colombo, Eustáquio e Falópio)- tão dispostos quanto ele a contaminar as mãos com os tecidos de corpos infectados- tenham morrido todos antes dos 55 anos de idade.

Sua grande obra foi o Fábrica, obra de um acabamento fantástico, com pinturas anatômicas das várias partes do corpo.

Vesalius pela sua ousadia como da obra anterior, despertou também muita inveja e a ira dos médicos contemporâneos, que viam nas obras de Galeno, ensinamentos que não se podiam contestar. Um deles foi o seu ex-professor de Anatomia Jacob Sylvius, o mais importante anatomista da Europa, que escreveu em carta aberta ao imperador:

"Imploro a Vossa Majestade Imperial que puna severamente, como ele merece, esse monstro nascido e criado em vossa própria casa, esse que é o pior exemplo de ignorância, ingratidão, arrogância e impiedade, a fim de eliminá-lo para que ele não envenene o resto da Europa com seu hálito pestilento."

É, meus amigos, os anos se passaram, mas ainda nos dias atuais vemos muitas destas brigas vistas no passado no presente, mas graças a ousadia, a tenacidade, coragem e os estudos de Vesalius, os nossos conhecimentos anatômicos como médicos sedimentaram em nossas mentes.


Marco Valério


Fonte: Friedman, M.; Friendland, G. W. As dez maiores descobertas da Medicina. São Paulo, Companhia do bolso, 1998.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O livro sobre a vida de Santos Coelho



No ano de 2007, completaria cem anos de existência João Santos Coelho Filho, se estivesse ainda neste mundo terreno. Estive presente, naquele ano, ao lançamento, na Casa José Américo, do livro “Santos Coelho: um homem que fez o mundo melhor e a vida mais bela”, de autoria do seu filho João Santos Coelho Neto.

Um livro sobre as reminiscências de um filho que ama muito o seu pai. Ao folhear a obra com grande deleite, fiz uma viagem ao passado e, nesse passado, descobri muitas novidades.

Santos Coelho, como melhor era conhecido pelos seus amigos era exatamente como está escrito na apresentação do livro pelos seus filhos:

“É altamente gratificante para nós perceber que a simples menção feita ao nome do nosso querido Santos Coelho evoca em todos, de pronto, ainda hoje, a lembrança de um cidadão íntegro, digno, impoluto, culto e apaixonado pelo serviço público. A fugacidade de nossa passagem terrena fica, de alguma maneira, compensada pela certeza de que a vida pode valer a pena se tivermos a grandeza de nos postar diante dela, em todos os momentos, com decência, ética e dignidade, como fez o nosso pai.”.

Mas como eu poderia constatar e aprovar as palavras dos filhos de Santos Coelho, se com ele eu não tive contato? Não foi preciso, pois durante toda a minha vida, o meu saudoso pai fazia-lhe menções honrosas, dizendo: “Era um grande homem.”. Tal menção era-me comprovada pelas ações de seus filhos, mas particularmente de João Santos Coelho Neto, o nosso João, que é casado com a minha tia Íris, formando uma bela família.

João, como é carinhosamente conhecido pela família, descreveu vários feitos do seu pai: o amor que Santos Coelho tinha pela música, chegando até a compor uma bela canção com Lourenço Barbosa (Capiba), grande compositor brasileiro; a amizade com o presidente Ernesto Geisel, como bem se constata na revista Veja de 1973, edição extra da sua posse; a vida do profissional frente ao Tribunal de Justiça da Paraíba, recebendo inclusive elogios, naquela época, no Supremo Tribunal Federal, pelo eminente ministro Luiz Gallotti. Enfim, um grande exemplo a ser seguido.

O mais interessante de tudo isso para mim foi aprender várias lições de várias formas, pois presenciei comentários sobre o homenageado da obra em tempos remotos, aprendi sobre a História da Paraíba, pude discutir sobre o livro com o autor, inclusive os detalhes dos acontecimentos, e ainda tirar as minhas conclusões e, depois, expô-las, para que outras pessoas cheguem as suas próprias conclusões. Magnífico!

Parabéns à família Santos Coelho, pois a história deste grande homem Santos Coelho já faz parte da História da Paraíba e - por que não dizer? - da História do Brasil, bem como da História de nossos corações.

Marco Valério Gomes Batista Gonçalves


Vamos conferir as passagens históricas de Santos Coelho:

Santos Coelho, em entrevista para revista Veja em 1973, sobre o presidente Ernesto Geisel


Com o governador Ruy Carneiro





O elegante Santos Coelho

Estatísticas do Blog

Clique na imagem

Nós estamos disponibilizando para os leitores o ranking das matérias mais lidas em nosso blog, até o presente momento (28-02-2012), no geral. Percebemos que as que mais têm gerado a atenção dos leitores são aquelas envolvendo o pensamento desse humilde editor, através do artigo criativo que fizemos em forma de entrevista e os agradecimentos do meu aniversário, como se pode ver na gravura; também, matérias envolvendo atualidades (A carta à Rede Globo, Luíza no Canadá, Dr. Orlando em Dubai, a Arte do nado sincronizado); textos envolvendo à Medicina (Atenção!! A Medicina vai falar; 2032: A extinção dos médicos; Hipócrates: o pai da Medicina) e as poesias e poemas (O poema Cupido) e os outros tipos de artes.

Então, analisando os itens, vamos seguir essa linha de edição dos artigos. Qualquer sugestão será bem vinda, através de comentários logo abaixo.

Atenciosamente,

Marco Valério


Para ver os artigos que estão no ranking mostrados, você pode consultar na barra lateral e ver qual a data de sua publicação ou através como se mostra na figura abaixo, colocando o nome do artigo no espaço de procura do blog, no lado superior da tela e depois apertando na lupa para procurar:

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Uma fofoquinha para passar o tempo


Para minha grande surpresa hoje, tivemos um acesso ao nosso blog de Dubai. Sabe quem foi? Dr. Orlando que está em Dubai (risos). É isso aí, o nosso amigo curtindo as suas férias, mas mesmo assim teve um tempinho para dar uma espiadinha em nosso blog, lá dos Emirados Árabes Unidos.

Obrigado, Dr. Orlando, pela preferência!



Por falar em Dubai, vamos ver as maravilhas que Dr. Orlando e família estão aproveitando:



Burj Al Arab, em Dubai: o hotel mais caro do mundo tem suítes de dois andares e uma frota de Rolls-Royces à disposição dos hóspedes





"Dubai é Las Vegas sem os cassinos, as dançarinas ou Elvis"




Ilhas artificiais em Dubai


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Boas notícias


Nesse final de semana, fui presenteado pelo nobre colega de plantão Thiago Ferca pelo meu aniversário passado, com obras fantásticas de Machado de Assis (Contos Completos) e As dez maiores descobertas da Medicina de Meyer Friedman e Gerald W. Friedland.

Confesso que fiquei muito feliz e emocionado com tamanha homenagem de Thiago que, com certeza, vem desempenhando um excelente trabalho nos Embalos de Sábado no nosso plantão médico, conjuntamente com os outros colegas.

Gostei da dedicatória: "Ao grande amigo e colega de plantão de várias batalhas...". Valeu Thiago, depois vamos debater os livros!

Abraços também aos nossos caros leitores, em breve, estarei a comentar um pouco sobre as curiosidades da Medicina de antigamente... Boa semana e Deus no coração!

Marco Valério

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mais uma estrela vai ao céu



Morre, hoje, o cantor e compositor Pery Ribeiro no Rio de Janeiro. Nossos sentimentos!!

A felicidade médica


No início o encanto e nesse princípio, o desejo; no evoluir dos tempos, a esperança; no adormecer do dia, o sonho. Nas madrugadas frias, os livros; nas listas de vestibulares, lágrimas ou risos.

Na aprovação, a universidade; na face, a alegria; nas primeiras provas, o medo. Na Anatomia, um corpo sem vida que repousa para novas vidas.

Na sala-de-aula, as concorrências; dentro de nós, emoções, já nos livros, a Fisiologia dessas mesmas emoções. Nos jornais, a crise na saúde; nos hospitais, a greve no serviço público e as suas consequencias.

Nos ensinamentos científicos, os mestres; nos incentivos para continuar em frente, os nossos familiares. Nos leitos, os pacientes, já em nossas mãos, a Semiologia. Os livros, amigos inseparáveis; o relógio, um amigo perverso.

No corpo, um jaleco branco e um cordão artesanal feito de estetoscópio. Sangue, suor e lágrimas, bem como a convivência com outras excrescências dos sistemas humanos. Uns chamam tal enfrentamento de vocação; outros de heroísmo e bravura, já outros de sofrimento para um perdão.

Na formatura, o juramento hipocrático; na plateia, os aplausos. Na mente de jovens médicos, a preocupação com o primeiro emprego e com as provas de residência médica. E como é bom receber o primeiro "obrigado doutor" de um paciente! Não é mesmo? Testemunhas de novas vidas que chegam e de outras vidas que partem...

Os anos se passam, assim como um filme nas retinas é gravado. As leis se sucedem e os homens não param de lesgislar. As dificuldades são muitas, mas não se pode parar. Os desafios são intensos, para isso existem passos imensos, que não se deixam tropeçar.

É bem verdade que, às vezes, as lágrimas caem, porém pior seria se elas não saíssem a nos deixar a amargurar. A esmeralda de nossa profissão não representa o valor de uma jóia, mas sim, as esperanças de nossas ações. Se ainda não encontramos a felicidade plena, não custa nada seguirmos adiante e a felicidade encontrar.

Marco Valério Gomes Batista Gonçalves.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Parabéns a Unidos da Tijuca


Belíssima homenagem ao Rei do Baião, Luís Gonzaga, pela escola de samba Unidos da Tijuca, consagrando-se campeã do carnaval carioca 2012. Viva ao Gonzagão!

Marco Valério

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

E-mail para o Congresso Nacional



Senhor parlamentar,

Meu nome é Marco Valério G. B. Gonçalves, sou médico em João Pessoa-PB, venho através deste e-mail propor um projeto de lei, para apreciação de Vossa Excelência, bem como à sua equipe jurídica, para ver a viabilidade do mesmo.

Gosto tanto de artes como da ciência, tenho um blog “Coração, versos e prosas” que fala de artes (www.drmarcovalerio.blogspot.com), por isso baseado na Lei de Incentivo à Cultura, venho propor a Lei Carlos Chagas. Vou colocar o texto original que fiz para o grupo de Médicos no Facebook, com mais de 53 mil participantes, onde tal proposta teve uma boa aceitação. Como seria? Vou colocar como eu pus no grupo e deixo para apreciação de Vossa Excelência:

"Hoje me passou uma ideia na cabeça, que coloco para apreciação e discussão neste seleto grupo: Alguém conhece a lei Rouanet? Tal lei é aquela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei no 8. 313 de 1991), a qual institui políticas públicas para a cultura nacional.

Então, por que não aproveitar os moldes de tal lei existente para criar uma nova lei. Qual? A Lei Federal de Incentivo à Ciência. Aproveitando os enunciados da Lei Rouanet e fazendo as devidas modificações, vou colocar mais ou menos como ficaria esta nova lei que beneficiaria todos nós profissionais e estudantes da Ciência: Primeiro, acho que o nome da Lei deveria ser Carlos Chagas, uma homenagem a esse grande cientista brasileiro. A lei seria para
promoção de novos conhecimentos, valorização, aperfeiçoamento científico, custeio de eventos científicos dos profissionais da saúde, compra de livros para bibliotecas públicas.

Da mesma forma que a outra lei (a Rouanet), visaríamos à política de incentivos fiscais que possibilita as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoas físicas) para aplicarem uma parte do imposto de Renda em ações científicas (congressos, mestrados, doutorados, aperfeiçoamento no exterior). O percentual disponível seria 10% do IRPF (imposto de renda de pessoa física) e 8 % de IRPJ (imposto de renda de pessoa jurídica) para aplicar na Ciência do nosso país. Só lembrando que na Rouanet os percentuais são 6% (IRPF) e 4% (IRPJ).

Aí, vocês me perguntam, por que vc colocou uma percentagem bem maior que a lei Rouanet. Explico: em negociação, existe uma tendência de se pedir mais para depois, chegar a um acordo por menos. Com essa nova lei, o Brasil e a Ciência do Brasil ganhariam muito. Já
pensaram o tanto que nós economizaríamos com Congressos Médicos e demais atividades científicas? Para vcs terem uma ideia, segundo o ministério da Cultura, em 2008, roporcionou um investimento de mais de 1 bilhão de reais.

Por isso, coloco essa ideia para debatermos aqui. O que vocês acham?

Atenciosamente,


Marco Valério”

Gostaria que o senhor pensasse com carinho nessa proposta. Pela admiração que tenho a sua pessoa e pelo seu perfil progressista, não há melhor parlamentar para encampar esta luta.

Cordialmente,

Marco Valério G. B. Gonçalves.

P.S.: Quando eu receber a resposta, direi o nome do parlamentar, bem como publicarei a resposta no nosso blog. Com a Lei Carlos Chagas todos os profissionais da Saúde ganhariam...

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Kseniya Simonova desenhos sobre areia

Assista ao vídeo e depois me diga se precisa dizer mais alguma coisa sobre o talento dela?

Sobre a autora:

Kseniya Symonova é uma artista perfomática ucraniana que cria animações com areia. Nascida em 1985, foi a vencedora da versão ucraniana do Britain's Got Talent em 2009. Em sua apresentação vitoriosa, fez uma animação retratando a vida na União Soviética durante a Grande Guerra Patriótica contra o Terceiro Reich na Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Wickipedia

No teatro da vida


O artista, ao se apresentar em um teatro, vive outra vida, que é assistida por outros olhares. Um jogo de luzes no cenário de magia e ilusão, ao mesmo tempo que há um jogo de sentimentos e atos.

Está no palco é demonstrar a arte da vida para vida, é sorrir, é chorar e, ao mesmo tempo, ver sorrisos e lágrimas.

Todos os dias subimos em nossos palcos. Uns mais desastrados que outros; outros mais seguros que uns. O importante é não deixar a nossa apresentação cair no ridículo, pois assim virão as vaias, que em certos instantes vêm mesmo que injustamente, por má interpretação da plateia. Assim é a vida.

Neste mundo de encenações, somos artistas de nós mesmos, atrás de êxito e de plateia, que nos respeitem, assim como respeitamos os demais.

E ao final do espetáculo, em um gesto humilde de curvatura do tórax, o artista agradece ao público a sua participação, e os espectadores aplaudem a arte do artista, obra e criador, em uma junção inseparável de sentimentos.

Na vida, assim, como no teatro, a arte necessita de aplausos para embalar o reconhecimento, guardado na coxia do peito artístico.

Mais arte para todos! Mais vida para outras vidas!


Marco Valério G. B. Gonçalves

domingo, 19 de fevereiro de 2012

O sucesso Dr. Orlando em Dubai.


O famoso Jornal John Person Times, um dos jornais de maior circulação mundial, trás em matéria de capa no dia de hoje uma matéria com Dr. Orlando, nosso querido colega médico, que, no momento, se encontra em Dubai.

O jornal diz: "Depois do sucesso de Luiza no Canadá, o nosso jornal teve acesso a uma importante notícia de última hora, o grande médico dr. Orlando está em Dubai, curtindo com a sua família merecidas férias. Já no Brasil, todos em uma única voz pede que ele volte logo."

Pois é gente, já aqui no Brasil, em todas as repartições de saúde, têm um comunicado que o dr. Orlando está em Dubai. Acompanhem logo abaixo a circular do Dr. Galileu (clique na imagem):



O blog "Coração, versos e prosa" vem através desta homenagem desejar feliz férias a Dr. Orlando, que está em Dubai, um excelente colega, que é exemplo para todos nós. E todos aqui, no Brasil, estão gritando:

_Volta, dr. Orlando! (risos)


Marco Valério G. B. Gonçalves

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Nas redes sociais

Enquanto isso, nas redes sociais, participando de uma discussão salutar, no Grupo Médicos Brasil, no Facebook, falávamos sobre a importância da participação de todos e de nossas entidades representativas em busca de nossos direitos, foi quando fiz um comentário lá e logo em seguida recebi o comentário de um colega que fez menção ao clima carnavalesco e colocou a modinha de carnaval que todo mundo conhece.

Veja os comentários!



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Nota 10

Estamos nos aproximando do número 10 mil acessos, não sei se neste exato momento que você está nos lendo se já se passou dos 10 mil, ao chegar a esse grande feito, gostaríamos de fazer esta menção, pois alcançamos o 10.

Aproveitamos este artigo, para dizer um pouco de nossos planos às senhoras e aos senhores. Apresentaremos alguns dados de acessos ao nosso blog pelo Facebook:



Clique na imagem

Este gráfico, nos mostra a aceitabilidade dos nossos leitores, através da tecla "curtir" pelo Face, percebemos que a maioria de nossos leitores compreende na faixa etária entre 25-34 anos e que há uma grande quantidade de leitoras (63%).

Os nossos planos é de divulgar mais o blog, por isso utilizando os dados de uma recente enquete em que perguntamos aos nossos leitores se eles já haviam apoiado uma causa social ou ideológica através das redes sociais, então 66% disse que já apoiou; os outros 33% disseram que ainda não. Então, está na hora de pedirmos aos 66% que apoiem também a nossa causa de divulgação do blog e aos 33% que eis uma oportunidade de iniciarmos a nossa mobilização com os planos já comentados.

Qual será a nossa meta até o dia 31 de dezembro de 2012? Chegarmos ao número 100 mil de acessos. Agora, não só chegar ao número 100 mil, pois existem maneiras fáceis de se chegar até ele, como sabemos existem formas de múltiplos acessos de clique pela net que se utiliza só para aumentar os números de acessos de um blog, não correspondendo leitores fieis. Não queremos isso, pois se utilizássemos desse artifício, estaríamos nos enganando e a outrem.

Sabemos da importância da internet como mecanismo de comunicação, por exemplo, a cada segundo, no mundo, estão se processando 2,8 milhões de emails, 1600 comentários no twitter, 110 fotos estão sendo colocadas no Flickr, 10 vídeos no Youtube e 1 novo blog está sendo criado com o registro de seu domínio.

A primeira meta, eu já falei, repito chegarmos aos 100 mil. As outras serão: aumentarmos os leitores nas faixas etárias entre 18-24 anos e 35-54 anos de idade; conquistarmos leitores acima dos 54 anos, divulgar mais os artigos, compartilhando-os no Orkut, Facebook, twitter e por emails. Divulgar o blog também utilizando o boca-a-boca, bem como, conquistarmos os leitores em outros países, já que recentemente, instalamos o tradutor em nosso blog para mais de 50 idiomas.

Qual é o nosso objetivo com isso? Divulgar o gosto pela leitura, mostrar a importância das artes, divulgar os escritos, como plataforma de futuros livros, interagir com novas formas de pensar.

O desafio está lançado. Hoje somos nota 10 (10 mil acessos com muito trabalho e dedicação), mas poderemos ser nota 100, rumo aos 100 mil acessos. Avante!

A todos vocês, que estão nos acompanhando em nosso blog,

O nosso muito obrigado


Marco Valério G. B. Gonçalves

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Aviso importante

Meu nome não é Marcos Valério (do mensalão, logo acima). Meu nome é Marco Valério, não tem S no final de Marco não...(risos)... Não sou publicitário, nem fui preso...ehehehehe. Pronto, falei...

Agradeço desde já

Marco Valério (editor do Blog Coração, versos e prosa)

Direto do túnel do tempo

Estamos vivendo um período carnavalesco, em pleno ano de 2012, mas convido-os a fazer uma viagem ao passado, ao ano de 1979, ano em que nasci, para vermos o que estava acontecendo nesse período. Vamos ver uma matéria da revista Veja de 28 de fevereiro de 1979, nela se discutia a crise energética do petróleo mundial e os efeitos devastadores dela em nosso país, necessitando de duras medidas de racionamento.

Atualmente, muitos fatos ocorreram e surgiram, como o avanço da extração do petróleo brasileira em alto-mar, o desenvolvimento tecnológico da Petrobrás no manejo do ouro negro em águas profundas, mas ainda percebemos que necessitamos de fontes renováveis de energia, pois o mundo clama pelo desenvolvimento sustentável.

Clique nas imagens para ver e ler este momento histórico! Afinal só poderemos entender o presente, analisando o passado.



Uma curiosidade para os nossos nobres leitores, no dia da publicação desta revista eu estava com 1 mês e 10 dias de vida.

Marco Valério

Our flower

Hoje, tive a grata satisfação de encontrar-me com a professora de inglês Marlise Chiamentti, casualmente, entre os caminhos de correria da vida.

Ela estava com Anlise, sua filha. Lembrei-me dos tempos em que Marlise nos ensinava no seu curso de inglês, na av. Pedro I, perto do Colégio Marista Pio X.

Recordações boas de tempos passados. Marlise nos encantava com sua voz alta, chamando os seus alunos de "My flower", quando queria perguntar algo a um de nós. Tinha o pensamento rápido e nos cobrava nos estudos, assim como os nossos entes queridos nos cobram para o nosso bem.

Quem não se lembra da famosa lista de verbos regulares e irregulares que tinha que está na ponta da memória?

Achava o máximo, quando ela dizia: " To arrise, arose, arisen..." e dava logo em seguida a tradução: "Surgir, elevar-se,...". E por isso com seus ensinamentos, Marlise, pode ter certeza que nós nos elevamos...


As aulas tinham uma energia positiva, um clima familiar, afinal ela sempre nos colocava para cima, com o seu sangue de raízes italianas, em um período crítico para nós, seus alunos, pois, naquele tempo, a nossa turma era de pré-vestibulandos, ansiosa com o grande monstro do vestibular.

Em um país, em que não se valorizam os nossos professores como antigamente, deixo a minha homenagem a você, " dear teacher", porque sempre será "our flower" e agradeço também o meu sucesso profissional atual à sua pessoa e em seu nome, neste dia, gostaria de saudar todos os nossos mestres.

God Bless you!

Marco




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Temos novidades

Estamos sempre inovando, para melhor atender os nossos leitores. Hoje, estamos dispondo para todo o mundo o aplicativo de tradução de nossos escritos. Agora, poderemos traduzir rapidamente em alguns segundos os assuntos disponibilizados em nosso blog.

Há duas formas: a primeira é clicando na bandeirinha do país cujo idioma se queira ler; a outra é através da seleção do mesmo, assim como se pode verificar na figura acima, que nada mais é do que a representação do aplicativo de tradução que se encontra na barra lateral. São mais de 50 idiomas a serem escolhidos.

Dessa forma, poderemos nos comunicar com os vários leitores do mundo que apreciam a arte, unidos pelo mesmo ideal de deleite do lado belo das manifestações culturais.

Abraços a todos

P.S.: Se quiser traduzir os nossos artigos vá até a barra lateral e faça a sua escolha. Não utilize a figura deste escrito, pois ela é meramente explicativa.


Marco Valério

Eduardo e Mônica

Comercial da Vivo homenageia a música Eduardo e Mônica do imortal Renato Russo.

Michel Teló e a crise europeia


A música do brasileiro Michel Teló vira hit nas campanhas de protestos em Portugal contra a crise econômica. Cliquem na bandeira portuguesa, vai abrir uma reportagem no site do ig, aguardem alguns segundos e depois acompanhem o vídeo no site sugerido.

Quem eu sou?

Nasci em 9 de outubro de 1940. Meu pai trabalhava em um navio e ficava longos períodos ausente. Minha mãe, sem condições de me criar, entregou-me aos cuidados da minha tia Mary e de seu marido George Smith. Aos seis anos, eu já cantava no coro da igreja. Na escola, eu gostava dos livros de Lewis Carroll e Richmal Crompton. Em 1955, montei uma banda chamada The Quarry Men, depois fui um dos responsáveis por uma nova banda, que foi conhecida mundialmente. Casei-me por duas vezes e tiraram a minha vida com cinco tiros, o autor foi uma pessoa que dizia ser o meu fã. Imagina se não fosse!

Quem eu sou?












_Eu sou John Winston Lennon

Aperte o play e aumente o som movendo o botão acima do "play" para direita!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mudanças

(I)
Olhando pro céu, vejo os passarinhos

Que se passam iguais às nossas andanças.

Deixamos nossas casas, e eles, seus ninhos.

Vivemos as mesmas semelhanças.



(II)
Porém revisando meus pergaminhos

Leio alguns relatos de esperanças

De pessoas que seguem seus caminhos

E como as nuvens vivem em mudanças.



(III)
Se no tempo nos acharmos sozinhos,

Olhemos pra nuvens e suas nuanças,

Pra termos uma companhia com carinhos

E vivermos com a alegria das crianças.



(IV)
Como em uma brincadeira de carrinhos

A vida é cheia de muitas mudanças.

Ouço uma voz que vem de adivinhos:

_A gente vive conforme as danças.


Marco Valério G. B. Gonçalves (médico e poeta)



Oswaldinho e a sua batera

Oswaldinho, com apenas 5 anos de idade, já é considerado uma criança talentosa, pois toca bateria em Cajazeiras-PB, a minha terra querida, na sua igreja. Observem que Oswaldinho é tão pequeno que tem que ficar de pé para tocar a bateria, executando movimentos difícieis em sua arte musical, até mesmo para adultos, fazendo a pausa no tempo certo, fazendo tudo direitinho. Uma pena que o vídeo apresentado é um vídeo amador, porém com o passar dos tempos teremos este garoto já crescido se apresentando nas melhores bandas Gospel deste país, pois seu talento é maravilhoso. Parabéns, Oswaldinho!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó: o antes e o depois

Vamos inaugurar um novo quadro em nosso blog chamado "Dó, ré, mi, fa, sol, lá, si, dó", em que colocaremos os sucessos de uma música no antes e no depois.

Acompanhem o sucesso da música "Se enamora" uma composição de: Garofalo/ Monti / Vicenzo Giuffré / Giannino Gastaldo / Edgard Poças, interpretada no "antes" pelo grupo Balão Mágico, que fez muito sucesso na década de 80 e no depois com a doce voz da cantora Tiê. Vamos conferir!

No antes:



No depois:

Superdicas para escrever bem

O livro "Superdicas para escrever bem" da profa. Edna M. Barian Perroti, editora Saraiva, 2a. edição, 2009, traz-nos valiosas informações sobre essa maravilhosa arte de colocar no papel as nossas ideias.

Utilizando apenas os títulos dos capítulos presentes no sumário do livro dará para se ter uma noção, para aguçar a sua curiosidade para ler o livro. Vou colocar aqueles que acho mais importantes e pertinentes para o momento, passando um significado para vocês:

  • Livre-se desta preocupação. Escreva de uma vez!
  • Tenha jogo de cintura
  • Observe como os outros escrevem
  • Expresse o que você pensa
  • Cultive o hábito da leitura
  • Conheça as características do texto
  • Situe o leitor
  • Revele suas intenções
  • Apresente informações atualizadas
  • Organize o que pesquisou
  • Relacione os seus textos com outros textos
  • Garanta a coerência
  • Torne o seu texto bem-aceito
  • Deixe as ideias fluir
  • Planeje o seu texto
  • Consulte o "pai dos sábios" (o dicionário)
  • Recapitule alguns conceitos
  • Considere o objetivo ao descrever
  • Prenda a atenção com seus relatos
  • Respeite a língua e as suas normas