quarta-feira, 28 de março de 2012

Adeus ao imortal Millôr Fernandes

Na noite do último dia 27 de março, falece um grande artista, aos 88 anos de idade, Millôr Fernandes.

"A morte mata. É sua função e ela a exerce. Ao contrário da vida. Não existe a expressão "a vida vive". A morte me apavora. Não só a morte final. Também, e sempre, a morte diária, o resgate, tento a tento, do tempo que me deram de vida. A hora que passa. O instante que flui. Ah, já falei tanto sobre isso. "Morro mas morre o mundo comigo." Que compensação!" (1958)

Millôr Fernandes

terça-feira, 27 de março de 2012

27 de março: dia mundial do teatro

Essa foto logo acima me traz boas recordações, pois é o teatro Íracles Pires em Cajazeiras. Nele, vivi bons momentos da minha adolescência e infância, pois cheguei a assistir a peças memoráveis, bem como pude atuar em outras.

Tive a necessidade de fazer teatro, pois queria aperfeiçoar o meu lado comunicativo, assim como fazer novas amizades e entrar no mundo do faz de contas.

Em 1993, sob a direção da grande teatróloga Lacy Nogueira, que hoje se apresenta nos palcos dos céus- que Deus a tenha!- realizamos a peça de Maria Clara Machado, Pluft, o fantasminha. Na apresentação, eu era o marinheiro líder Sebastião. Aprendi muito, porque o teatro nos ensina a ter o pensamento rápido, a tomar atitudes nos imprevistos das cenas, além de nos incentivar a lidar com o aprendizado com outros colegas artistas e com a plateia. Dias lindos!!

Estou sem palavras, despeço-me dos leitores neste momento, enaltecendo este grande dia: o dia mundial do teatro.

Marco Valério

domingo, 25 de março de 2012

A semelhança de um teatro com um hospital

Dando continuidade as minhas histórias de plantão, hoje, vou falar sobre uma história interessante que me causou bastante reflexão.

Estava no corredor do hospital, quando fui cumprimentado por uma colega fisioterapeuta, que me deu notícias de um paciente que a gente tinha atendido juntos há cerca de uns dois anos. O paciente era um senhor, que tinha problema de insuficiência cardíaca e que estava muito mal, naquela época, em ventilação mecânica.

Ela me disse que tinha uma notícia boa e uma ruim para me contar. Com tais notícias contadas, fez-me lembrar do símbolo do teatro, o qual é representado por duas máscaras: uma alegre e a outra triste.

A história que ela me contou com certeza era uma mistura de humor e drama, típica das peças teatrais que mexem com o nosso imaginário. E a mesma história me serviu para contar a uma outra família como exemplo de como é vida.

Estava na visita dos familiares aos seus entes doentes, quando me deparo com uma filha angustiada com sua mãe que estava muito doente. Tal filha estava acompanhada com o seu marido.

Ela me perguntou angustiada:

_Doutor, minha mãe será que vai sair dessa?

Então, eu respondi a ela e ao seu marido com a história da fisioterapeuta:

_Recentemente, uma amiga fisioterapeuta me contou uma história que vou contá-la para vocês. Havia neste mesmo setor um senhor que tinha problemas de coração. O mesmo recebia visitas constantes do genro dele que era médico. A família já estava conformada que o senhor iria falecer, inclusive o genro. Minha função naquele dia, como médico, foi alertá-los que não poderíamos jogar a toalha logo e dei uma injeção de ânimo nos familiares, assim como, tomei as medidas e procedimentos cabíveis com os outros colegas da equipe para a circunstância. Sabe o que aconteceu?- eu lhes perguntei.

Eles ficaram ansiosos para saber. Prossegui com minhas palavras:

_ O senhor idoso que estava mal, hoje está muito bem. Agora, eu tenho uma notícia triste para lhes contar sobre esse caso.- neste momento eles fizeram feições de ansiedade e curiosidade. Continuei:

_ Fiquei sabendo que o genro daquele senhor tinha falecido de infarte...- assim quando eu acabei de dizer isso, o marido da filha da paciente teve uma reação de riso e poucos segundos depois ficou sério e me pediu desculpas por ter rido. Eu aproveitei a situação para não deixá-lo constrangido e disse-lhe:

_ Pois é, a reação que o senhor teve é natural, pois a gente não sabe se ri ou se chora. São histórias da Medicina. Por isso é possível que dona Fulana consiga superar essa fase, apesar da gravidade, mas isso só o tempo dirá...- referi-me ao quadro da ente deles.

Fiquei refletindo sobre esses fatos, o marido da mulher riu e depois ficou sério. Será que ele não caiu na real na seguinte hipótese que hoje a sogra dele estava doente e ele poderia ir primeiro que ela?

Um hospital assim como um teatro expõem as suas faces: umas são alegres; outras são tristes, já os personagens somos nós, profissionais, pacientes e familiares em um cenário de várias incógnitas...

Marco Valério


quarta-feira, 21 de março de 2012

Novos planos

Aguardem os novos planos!!


  1. Empreendedorismo e profissão médica: em breve, contarei uma novidade muito boa sobre a minha profissão...
  2. Publicidade internacional do blog: humm, no momento, não posso contar nada...
  3. Interação com os leitores: novas ideias estão surgindo...
  4. Convite: vamos fazer um convite a todos. Quando? Sobre o que? Aguardem...
  5. Só digo algo: não percam!!

Marco Valério


Um desenho para desopilar







Um desenho meu feito por mim utilizando o Paint, logo o desenho é meu duas vezes.


Marco Valério

terça-feira, 20 de março de 2012

Que bonito é...

A cada dia que se passa, tenho a convicção que o nosso trabalho está surtindo um efeito positivo nos vários lugares deste mundão.

Que bonito é ver 12 pessoas on line, em determinado momento, nessa semana, lendo e apreciando a valorização das artes, através do nosso blog.

Muito Grato,

Marco Valério

E para comemorar esse momento, vamos ouvir a música "Na cadência do samba (que bonito é)" de Luís Bandeira, interpretada por Teca Maris.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Nosso blog dando um voo maior


(clique na imagem)

Olha o nosso blog dando um voo maior em termos de publicidade. Para minha surpresa e alegria, tivemos a grata satisfação da divulgação do nosso blog na página principal do site de Paulo Sérgio e Daniel.

Acompanhem no site www.paulosergioedaniel.com!

Abraços!!


Marco Valério




No show da dupla Paulo Sérgio e Daniel

Bem, como eu já havia divulgado no Facebook, ontem, que após 24h de plantão médico, eu iria dançar um forrozinho. Então, eu fui curtir o show da dupla que está fazendo um sucesso crescente na atualidade: Paulo Sérgio e Daniel, com direito à atenção Vip.

Conhecendo-os de perto, pude perceber toda simplicidade e heroísmo dos dois irmãos. O show foi bom demais, tivemos também até a divulgação do nosso blog lá no espetáculo. Eles são afinadíssimos e têm uma empatia muito grande com a plateia.

Vou repetir o que disse no artigo de ontem:

_Aguardem, pessoal! Pois essa dupla e sua banda vão estourar em todo Brasil.


Parabéns a vocês, Paulo Sérgio e Daniel, o nosso blog está torcendo por vocês. Continuem levando alegria para milhares de pessoas. Valeu!!


Marco Valério






domingo, 18 de março de 2012

Pitaco musical



Anotem o que estou dizendo, essa dupla, em breve, estará estourando em todo Brasil. Com vocês, abrilhantando o nosso bloggggggggggg Paulo Sérgio e DaniiiieeeeeEEELL!

Santos Dumont no plantão

Avião 14 Bis feito por Santos Dumont


Em um plantão médico, também temos um momento, em que podemos compartilhar com os outros colegas alguns minutos de conversa. Algumas vezes, alguém da equipe traz um chocolate ou uma torta, que são divididos entre os demais, em um símbolo de valorização do "trabalho em equipe".

Eu sempre levo chocolate para o plantão e divido com os colegas, apesar de alguns me chamarem de "pão-duro", mas eu não sou não (risos). As brincadeiras saudáveis também existem em um plantão.

Quando estava no hospital, até pouco tempo, uma amiga pediatra de um astral sensacional levou uma caixa de chocolate Bis, para dividir com todos. Ora, eu fui logo rápido e assumi a missão de abrir a caixa e degustar o primeiro. Então, ela me disse:

_ Marco Valério, pegue apenas um Bis, pois têm as outras pessoas!

Meus amigos leitores, faço uma pausa aqui para comentar essa ordem, pois é irresistível uma pessoa com uma caixa de chocolate, comer apenas um chocolate. Então, socorri-me ao pai da aviação, o nosso Santos Dumont e respondi-lhe:

_ Mas é danado mesmo, o Santos Dumont que é o Santos Dumont teve sua fama toda com 14 Bis e por que eu vou ficar apenas com 1 Bis?- todos no repouso ao ouvir minha tirada começaram a rir...


Marco Valério


Chocalate Bis, logo abaixo, feito pela Lacta



sábado, 17 de março de 2012

Top 10 dos meus seguidores

(Clique na imagem)


Pessoal, repara só os meus principais seguidores no Facebook! Não é pra qualquer um não!! (risos)

sexta-feira, 16 de março de 2012

Olha o mar!

Tirei essa fotografia inicial e fiz um desafio para mim mesmo, para que eu arranjasse um clip para retratar a mesma.

Então, aceitei o desafio. Vamos lá! Todos batendo palma e cantando comigo e Nando Reis! Escolhi "A letra A":


"A gente só não inventa a dor

A gente que enfrenta o mal

Quando a gente fica em frente ao mar

A gente se sente melhor..."


Só por sugestão, depois assistam ao vídeo e, ao mesmo tempo, vejam a fotografia! Com isso, dar um efeito visual bastante bacana para gente! Confiram!

Próximos passos

Em breve, estarei inovando o nosso blog com artigos baseados em fatos reais sobre minha experiência como médico nos plantões e demais localidades.

Logicamente, preservarei os nomes dos personagens, bem como as instituições. Utilizarei para isso a Literatura, para tornar as minhas experiências mais atrativas para os leitores, evitando a linguagem específica médica e escrevendo com uma linguagem popular, para que todos me entendam.

Tenho mais de trinta textos sobre o tema, pois os escrevia na revista MarcOrkut. Lá os textos eram postados em uma pasta chamada "Minhas histórias médicas" e fazia muito sucesso, por isso decidi trazer à tona essa nova proposta. Escolherei as melhores histórias que já escrevi, bem como escreverei novos contos baseados em fatos reais, mas com um toque artístico literário.

Espero que as senhoras e os senhores gostem da inovação futura e, neste momento, aproveito o espaço para pedir-lhes um retorno de meus escritos através de comentários tanto pelo facebook, orkut, twitter, aqui no blog ou através de telefone ou pessoalmente, pois é muito importante para um escritor ter um "feedback".

Suas participações são importantes. Vocês sabem disso.

Muito obrigado,


Marco Valério

Relações III

Amostra fotográfica Relações. Confira também as fotos anteriores:



quinta-feira, 15 de março de 2012

Vídeo sobre a vida do maestro Heitor Villa-Lobos



As imagens do vídeo, feitas por mim, faz parte da comemoração dos 125 anos de nascimento do maestro Heitor Villa-Lobos e conta sua vida através de imagens vistas pelas janelas do trenzinho.

Marco Valério

quarta-feira, 14 de março de 2012

São Paulo parou


Semana passada, como todos já sabem, fui a São Paulo, para me atualizar através do congresso médico já anunciado, quando vi que a capital tinha parado: não vi os carros nas ruas como de outras vezes anteriores. Então, pensei: "Será que a cidade parou por que eu cheguei?".

Não, não foi porque eu tinha chegado, mas estava havendo a maior paralisação da frota de caminhões que a cidade já vira pela greve dos caminhoneiros contra a determinação de uma norma de circulação desses veículos em determinados horários do dia na marginal Tietê (de 5h às 9h e de 17h às 22h- de segunda à sexta), principal via de utilização na cidade por esses trabalhadores. Então, os caminhões de combustível também pararam, provocando o desabastecimento do mesmo na cidade. E sem combustível não há carros nas ruas. Para vocês terem uma ideia, um litro de gasolina chegou a custar cinco reais.

Durante a minha estada lá, ouvi alguns comentários de taxistas ao eu ir e ao voltar do evento científico até o hotel, escutei recepcionistas e os próprios defensores da causa operária lá, aos quais inclusive comprei o jornal mostrando a opinião dos caminhoneiros.

Sensibilizei-me com a situação, principalmente, pela atitude monocrática do prefeito Gilberto Kassab de determinar a suspensão do trânsito dos caminhões sem utilizar do diálogo, nem alternativas para resolver o problema do mesmo de outras formas.

Coloco-me neste momento, como um intermediador para resolver essa situação, para resolver esse impasse, no nosso blog. Primeiro há a necessidade de se encontrar novas formas do transporte público: mais linhas de metrô, utilização de transporte fluvial com a devida despoluição dos rios e se possível até a construção de transportes ferroviários utilizando o espaço aéreo, com as invenções arquitetônicas da engenharia moderna.

A cidade literalmente parou. E com essa problemática chamou-me à atenção sobre outros entraves: somos um país totalmente dependente do petróleo (e se ele acabar?), os transportes das grandes metrópoles brasileiras estão superados (e o que fazer para evitar esse caos?), estamos prestes a sediar grandes eventos mundiais- a Copa e as olimpíadas (estamos prontos?).

Mas voltando ao meu papel de intermediador, mando uma mensagem ao prefeito Gilberto Kassab de São Paulo:

_ Prefeito, sei que o senhor em algum dia vai ler essa minha humilde mensagem, por isso venho pedir a Vossa Excelência que está na hora de dialogar mais com a população e tomar medidas democráticas, sabendo ouvir as diversas partes envolvidas e não determinar medidas administrativas unilaterais e pronto. O fundamental disso tudo é encontrar soluções para resolver o impasse do trânsito paulista e não punir a população e trabalhadores. Existem outras formas de resolver o problema. Por que não abrir espaços para discussões?-deixo essa mensagem para avaliação do senhor. Abraços!

Marco Valério



terça-feira, 13 de março de 2012

Música do seriado "Louco por elas"



A música acima foi imortalizada por Wilson Simonal, nesta apresentação está sendo cantada pela cantora Mart' nália.

A canção vem com uma nova roupagem, interpretada por Thiago Abravanel- o neto do Sílvio Santos, e fará parte da trilha sonora do seriado Louco por elas da Rede Globo.

Marco Valério

No aeroporto

Estava no aeroporto internacional de Guarulhos, quando me deparei com uma situação destas do dia-a-dia:

Um jovem estava vendendo um almanaque e o oferecia a todos que estavam lanchando. Só que muitas vezes, o que ocorria era que ele, displicentemente, passava pela mesma pessoa, após algum tempo e lhe oferecia novamente, pois a lanchonete estava lotada.

Havia um senhor, que estava vizinho a mim, o qual ficou irritado com o jovem, que ofereceu novamente o almanaque a ele, após várias negativas. Só que o jovem não fez por mal, apenas no meio de tantas pessoas, não se lembrava de que já havia oferecido ao senhor.

Então, o senhor, um pouco impaciente e aborrecido com a displicência do jovem disse:

_ De novo?

O jovem também se irritou com a indagação do senhor e respondeu, mal-educadamente:

_ Acho que é porque o senhor é bonito demais...- o senhor ficou calado.

Fiquei pensando se fosse comigo, o negócio seria diferente. Ah! E como seria... Pode ter absoluta certeza que aquele jovem teria uma resposta. Olhe, não deixaria barato, não!! E o que eu responderia?

Eu simplesmente o diria:

_ É, mamãe me diz isso desde quando eu nasci.


Marco Valério

Louco por elas

Estreia neste dia 13 de março, na Rede Globo de Televisão, o seriado "Louco por Elas", com Du Moscovis, Deborah Secco, Glória Menezes e outros grandes artistas.

O seriado invade a vida de um homem que convive com quatro mulheres: sua avó, a ex-mulher, a ex-enteada e a filha. A apresentação tem um toque de humor e conta um pouco da vida de Leo, que se envolve com diferentes mulheres que o enlouquecem.

Depois dessa divulgação, cobrarei o meu "cachê" à Globo (risos).

Marco Valério

Fonte: tvg.globo.com

segunda-feira, 12 de março de 2012

O futebol arte de Messi



Sensacional! Cinco belos gols do jogador Messi do Barcelona, na semana passada, contra o Bayer Leverkusen! Verdadeiras obras-de-arte!

Parabéns, Messi, principalmente por sua humildade após lindos gols!


Receba a homenagem do nosso blog!



Marco Valério

Exposição sobre a vida do maestro Heitor Villa-Lobos

Recentemente, fui visitar a exposição sobre a vida do maestro Heitor Villa-Lobos, no shopping de mesmo nome do homenageado, em São Paulo. Fantástica!

Iniciarei este artigo com uma passagem presente na revista Viva Villa! pelo Brasil- Homenagem ao maestro e compositor Heitor Villa-Lobos:

"O que identifica um gênio? Qual a origem de sua genialidade?"

"Muitas mentes, à frente do tempo em que viveram, enfrentaram desconfianças, reprovações e hostilidades às suas ideias e atos. As obras que deixaram costumam ser, além da afirmação da sua genialidade, uma contribuição fundamental para a compreensão do mundo em que vivemos. Um passo à frente que, muitas vezes, só pode ser dado por um talento que consegue enxergar o objetivo e parece saber onde está pisando, mesmo que ninguém anteriormente tenha percorrido aquele caminho."

A exposição apresentada percorre as várias fases da vida do nosso querido maestro, através de paineis, bem como de um espaço que simula um trenzinho, com vários vagões diferentes, cujas janelas evidenciam filmes históricos sobre os vários períodos da vida do maestro Heitor Villa-Lobos e que em cada vagão passa uma música de sua autoria específica da época mostrada.

Vamos acompanhar a exposição, através da participação do instrutor Júlio. Valeu Júlio! Vamos lá!


A época de nascimento do maestro Heitor Villa-Lobos, a virada do século XIX para o XX, foi um período de diversas mudanças e importantes descobertas.




O instrutor Júlio explicando a origem do apelido do maestro de Tuhuuu, que era um jeito carinhoso dos pais dele chamá-lo, quando criança, pois Heitor Villa-Lobos gostava de imitar o apito dos trens...



Na foto atrás, com o seu chapeu na mão direita, está Mário de Andrade que disse na época: "Não há quase expressão musical do folclore brasileiro que não esteja presente na obra do Villa-Lobos."



Em 12 de novembro de 1912, Heitor Villa-Lobos se casa com a pianista e professora lucília Guimarães, que conheceu em um sarau familiar."




Nesta foto, estou parecendo um apresentador de televisão (risos). Observem do lado o trenzinho, que no final, apresento uma fotografia.



Em setembro de 1922, os maiores talentos da vanguarda se reuniram durante três dias no Teatro Municipal de São Paulo, dentro das comemorações ao centenário da Independência, para mostrar ao público o que havia nas artes do Brasil de mais moderno nas artes plásticas, arquitetura, poesia e música. Que pena que nessa época, eu não tinha nascido para participar também! Era a Semana da Arte Moderna.



O maestro era muito brincalhão. Uma vez quando morava em Paris, foi visitado pelo amigo Di Cavalcanti, que ao chegar ao apartamento de Villa, ouve a voz do maestro o chamando, procura por ele, mas não vê ninguém. Até que percebe o maestro Heitor, vestindo um robe feito do mesmo tecido que revestia as paredes da sala. Uma travessura do eterno moleque.



Villa lança um guia prático que é uma coletânea de 137 peças musicais arranjadas, em sua maioria, para o canto orfeônico.



O maestro Heitor Villa-Lobos e alguns de seus intrumentos. Ao lado, eu ajudando-o, segurando o seu violão.




O olhar do gênio mostra tudo. No canto esquerdo, a cédula de dinheiro que havia a sua imagem.



Painel mostrando os vários lugares do Brasil, visitado por Villa-Lobos, como Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso e Paraná.



Linda foto, dentro do trenzinho, ao som de uma linda canção do maestro e pela janela, telões exibiam filmes sobre a vida do nosso homenageado.



Por todos esses feitos e por muitos outros aqui não mencionados, é que eu conclamo a todos dizendo:

_ Viva Villa!


Marco Valério

sábado, 10 de março de 2012

Em breve...

Em breve, estaremos com grandes novidades... Não me estenderei muito, pois estou postando via IPad e o teclado não ajuda, mas o saldo do Congresso foi muito positivo.

Ah! Tenho uma grande novidade para mostrar para vocês, depois colocarei fotografias da exposição da vida de um grande gênio que visitei.

Nos próximos dias, também escreverei uma mensagem ao prefeito de São Paulo, o Kassab. Sobre o que? Aguardem! Um assunto muito sério.


abraços!


Marco Valério

segunda-feira, 5 de março de 2012

Aviso mais que importante

Aviso aos nossos leitores:

Em razão do Congresso Mundial de Ecocardiografia, em que estarei presente, gostaria de avisar aos nossos fieis leitores que passarei alguns dias sem escrever no nosso blog, mas não deixem de aproveitar os futuros artigos que estarão por vir!


Ciente de suas compreensões,

Subscrevo-me, atenciosamente,


Marco Valério G. B. Gonçalves

Villa Lobos - Biografia





Se estivesse vivo, o maestro Villa Lobos estaria completando 125 anos de idade. Clique na imagem para ver o vídeo!

Meu coração

Meu coração navegante

De contorno adornado

Deste amor viajante,

No mar acalmado.



Meu coração de poesias

Vive de amor escondido,

Declamando fantasias

Do seu peito contido.



Meu coração é criança

Sementes de bondade

Raízes, frutos de esperança

para toda eternidade.


Marco Valério

domingo, 4 de março de 2012

A circulação sanguínea humana: um relato histórico


Os egípcios, os gregos e os romanos acreditavam que se os seres humanos possuíam uma alma, ela residia na massa avermelhada que pulsava incessantemente dentro do peito, mas nunca se preocuparam em descobrir o porquê das batidas, embora reconhecessem que quando elas paravam, a vida parava - e a alma que residia no coração pulsante desaparecia.

Pelo fato de que quando o indivíduo falece, o sangue das artérias vai todo para as veias; eles, ao estudar os cadáveres, achavam que nas artérias continha apenas ar. Não sabiam exatamente como o sangue entrava no coração, como passava do ventrículo direito para o esquerdo, nem para onde ia ao deixar o coração.

Em meados do século II, Galeno fez uma descoberta revolucionária: o lado direito (ou ventrículo direito) do coração recebia sangue de grandes veias que se esvaziavam nele, e que esse sangue era ejetado do ventrículo direito aos pulmões pela artéria pulmonar, bem como que os pulmões drenavam esse sangue para o lado esquerdo do coração, que por sua vez bombeava para a aorta.

Ele identificou o coração como uma bomba que fazia circular o sangue do ventrículo direito para os pulmões, notando que havia retorno de sangue para o lado esquerdo do coração, bem como relatou que dentro das artérias se corria o sangue e não o ar como se pensava. Entre os erros de Galeno, foi continuar acreditando que o fígado não apenas fabricava o sangue do corpo, como também o bombeava para o resto do corpo.

No século XVI, o médico espanhol Miguel Servet não só aceitou a descoberta do trânsito sanguíneo feita por Galeno, como confirmou sua existência evidenciando que a artéria pulmonar era grande demais para levar sangue apenas para nutrir os pulmões, fazendo-o crer que ela levaria todo sangue do corpo para os pulmões. Devido a sua posição herege sobre a natureza da Santíssima Trindade e o significado do batismo, foi queimado na fogueira em outubro de 1553, nove meses depois de seu manuscrito ter sido publicado.

Em 1559, através do livro De re antomica, o famoso anatomista Realdo Colombo fez mais que confirmar a circulação pulmonar do sangue, ele relatou, através da dissecção em animais vivos, a existência de válvulas nos quatro vasos que entram e saem dos ventrículos esquerdo e direito do coração e que elas permitiam o fluxo de sangue em apenas uma direção: do ventrículo direito para os pulmões, de volta para o ventrículo esquerdo, e daí para a aorta.

Colombo foi responsável por descrever corretamente a fase de contração dos ventrículos cardíacos (isto é, a sístole) e a fase de relaxamento (a diástole). Antes dele, os movimentos de contração e relaxamento do coração haviam sido objeto de total confusão durante séculos. Por fim, e talvez o mais importante, ele descobriu que, ao contrário da opinião médica usual, a veia pulmonar que saía dos pulmões para se esvaziar no ventrículo esquerdo transportava não um pouco de ar, mas apenas sangue.

Andrea Cesalpino, um botânico anatomista de Pisa, publicou a sua obra em 1571. Já muito antes da publicação da mesma, ele já tinha conhecimento dos achados de Colombo sobre a pequena circulação do coração. Fez duas observações importantes: primeira, a obstrução temporária de uma veia no braço ou na perna se seguia a distensão da veia abaixo da obstrução; a segunda, foi que a veia cava, quando desemboca no átrio direito, tem diâmetro maior que ao sair do fígado, concluindo, erroneamente, que essa diferença era a prova de que a veia cava levava sangue do coração e não para o coração.

Muito tempo antes de Girolamo Fabrici, sucessor de Colombo em Pádua, publicar um livro descrevendo pela primeira vez as válvulas das veias humanas, ele as tinha observado e apontado a seus alunos de Medicina. Um dos alunos favoritos dele era o jovem inglês William Harvey, que acabara de completar 21 anos de idade.

Até onde se sabe, antes da descoberta de Harvey, nas primeiras décadas do século XVII, nenhum inglês havia feito uma descoberta médica significativa sobre a circulação do sangue no homem. Ele juntou suas observações às descobertas anteriores e deu origem a um conceito que durará para sempre.

Harvey se casou muito bem, uma vez que tomou como esposa Elizabeth Browne, cujo pai era médico da rainha Elizabeth. Com um sogro tão famoso, não demorou para que Harvey fosse aceito como membro do Colégio Real de Médicos, depois sendo médico do reis Jaime I e Carlos I. Ele poderia ter chegado a essas mesmas condições ainda que não tivesse se casado com a filha do dr. Browne. A proximidade com pessoas tão importantes, facilitou a divulgação de seus trabalhos.

Alguns relatos de Harvey em sua obra De motu cordis:

  • os átrios se contraem antes dos ventrículos;
  • descreveu a dinâmica da circulação pulmonar;
  • relatou a possibilidade do movimento "circular" do sangue no nosso corpo;

O primeiro, e brilhante, experimento de Harvey que levou ao conceito de circulação foi medir o sangue do ventrículo esquerdo do coração de um cachorro. Multiplicando essa quantidade aproximada pelo número de pulsações por minuto, calculou assim que o ventrículo esquerdo ejetaria cerca de um quilo e meio de sangue em apenas meia hora, quantidade quase equivalente ao volume total de sangue do animal.

Harvey então, pergunta de onde estaria vindo todo o sangue que deixa o ventrículo esquerdo. Não podia ser de alimentos e de bebidas ingeridos. Como podiam a aorta e suas artérias aceitar uma quantidade de sangue imensa como aquela senão se livrando rapidamente da maior parte do sangue que recebiam? A única resposta lógica era que o sangue ejetado pelo coração para a aorta e para as artérias retornava, via veias, para o coração, completando assim o precioso "ciclo de Harvey".



Fonte: Friedman, M.; Friendland, G. W. As dez maiores descobertas da Medicina. São Paulo, Companhia do bolso, 1998.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Soneto ao amigo cadáver

No artigo passado, eu falei um pouco sobre a vida de Andreas Vesallius, um grande anatomista. Tal fato me fez recordar de um soneto que escrevi no ano de 2004, o qual foi colocado no convite de minha formatura de Medicina.

Vamos aos fatos:

Soneto ao amigo cadáver


Amigo, que repousas nesta laje fria,

Que sofres com o líquido conservador

Calando-se em sono eterno sem dor,

Para doar o corpo à Anatomia.



Tens na alma as lições de vida de ardor,

Bem como os reflexos de tua agonia,

Sentimentos passados, vistos em um dia;

Dignificando o ser, que abrigou teu amor.



Não se sabe se sentes desconforto mais

Na manipulação do teu "eu" incapaz.

Restando gratidão a ti da mãe Medicina.



És o mestre sem vida que sempre ensina

Salvar vidas no mundo de carnificina.

Assim, digo ao amigo: "Vai! Dorme em paz!".


Marco Valério G. B. Gonçalves