sexta-feira, 29 de junho de 2012

"Bendito silêncio que me faz reencontrar-me!"


Ao ver artes deveras maravilhosas

De artistas médicos com paz e sem alarme

Fico admirado em silêncio como as rosas...

"Bendito silêncio que me faz reencontrar-me!"

Marco Valério

(Poesia feita no grupo Médicos Artistas, em que a colega médica Rosalice Tejo Di Pace fez um desafio artístico na construção de versos com o tema: "Bendito silêncio que me faz reencontrar-me")

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sedução


Hoje, vou mostrar uma lindíssima obra de pintura a óleo de autoria do médico mineiro ginecologista dr. Nelson Antônio.

O mesmo passou cerca de 15 dias para terminá-la. Observem os detalhes anatômicos, bem como os jogos de sombras. Tudo muito harmonioso. 

O que me chama à atenção é o contraste entre cores frias em tom de azul, para representar à noite, ao meu ver, com as cores quentes emanadas do corpo feminino de sensibilidade. Mostrando toda sutileza e magia de uma situação leve e apaixonante, envolta em um clima de sedução. Por se falar em sedução, o nome da obra se chama "Sedução".

O mais interessante na construção da pintura: ao secar a pintura, o autor médico artista dr. Nelson Antônio borrifou a fragrância maravilhosa de um Chanel no. 5. Parabéns, Nelson!!

Logo abaixo, a fotografia do autor com alguns dizeres seus, retirada de seu blog pessoal www.drnelsonantonio.blogspot.com.





terça-feira, 26 de junho de 2012

As vítimas da Síria (opinião)


As informações atuais sobre a Síria nos mostram o clima de guerra civil em que vive aquele país. Nele está havendo uma guerra insana, pois a população luta por melhores condições de vida contra o regime ditatorial de Bachar Alssad, pois a mesma está sendo massacrada pelas forças do exército.

Está havendo crime contra a humanidade lá, já se perfazendo mais de quatro mil mortos, sendo que a quantificação das vítimas da violência já ultrapassa o número de 3 milhões, entre  elas estão crianças.

O caos foi instalado. Denúncias de violência sexual, de assassinatos de vários manifestantes em campos de futebol e até mesmo em hospitais são constantes.

A Síria, um país, em termos de extensão territorial em torno de 185 mil km2, vive hoje um pesadelo. Esse país, palco de vários impérios anteriores (Persa, Macedônio, Romano), vive mais um império na atualidade, o império da insensibilidade e da matança desenfreada.

Se não houver uma intervenção rápida pela comunidade internacional, em breve, teremos, ou melhor, já estamos tendo uma das piores catástrofes daquela região, por isso que torcemos para que imediatamente se tome uma medida para evitar o pior do que já se estar.


Marco Valério

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A novidade de hoje


Hoje me deu uma curiosidade em consultar as estatísticas do nosso blog, para ver a origem dos acessos  dos países e tive uma grata surpresa. Colocarei logo abaixo alguns dos países já alcançados pelo Coração, versos e prosa, desde o início de sua criação, ou seja, países em que temos amigos leitores:


  1. Alemanha
  2. Argentina
  3. Angola
  4. Brasil
  5. Bolívia
  6. Chile
  7. Colômbia
  8. Estados Unidos
  9. Espanha
  10. Emirados Árabes Unidos
  11. França
  12. Finlândia
  13. Japão
  14. Líbano
  15. México
  16. Portugal
  17. Reino Unido
  18. Rússia
  19. Uruguai
  20. Venezuela
Essa expansão só foi possível pela divulgação do blog nas redes sociais, bem como pela facilidade do aplicativo de tradução para várias línguas que há na barra lateral, à sua direita.

Agradecemos a todos vocês por confiarem na nossa forma diferente de escrever e de mostrar novas formas de pensar e se expressar através da arte. Assim como somos gratos pelos os elogios nos comentários neste espaço, no Facebook e no encontro nas ruas da vida.

Termino, deixando a mensagem que se você tiver algum amigo ou amiga que gosta de artes, por que não indicar o nosso blog?

Grato,


Marco Valério

domingo, 24 de junho de 2012

Rapidinhas do plantão médico

Vou contar algumas pérolas dos plantões médicos, ou seja, histórias engraçadas contadas por outros colegas, bem como algumas informações alcançadas pelas lentes dos meus óculos... Vamos lá!

A pasta dental

Essa história foi contada por uma enfermeira no plantão. Ela me disse que tinha um colega médico bastante querido no hospital, o qual tinha fama de pão-duro e em determinado dia, saiu às pressas de casa para ir trabalhar no hospital.

Em um período que estava escovando os dentes, no banheiro do estar, o colega médico notou que em vez de ter colocado a pasta dental, ele tinha colocado o creme de barbear. Mas não pense que ele parou de escovar os dentes não com o creme de babear. Depois ele todo contente espalhou a conversa para todos e disse:

_E vocês acham que eu iria desperdiçar o creme de barbear? (risos)



O flato é um peido de paletó e gravata


Essa foi contada por um colega neurologista. Ele me disse que estava com seus alunos na enfermaria de um hospital público, quando um dos estudantes perguntou ao paciente:

_ O senhor solta flatos?

Então, o paciente disse ao estudante:

_ Como assim doutor?- pois o mesmo não sabia o significado.

Neste momento, o colega neurologista que é bem extrovertido interveio:

_Seu fulaninho, o estudante tá perguntando ao senhor se o senhor peida?

O paciente respondeu:

_ Ah, sim, peidar eu peido, só não faço o que o outro doutor me perguntou... (risos). Com essa história cheguei a conclusão que o flato é um peido de paletó e gravata.


Noite de São João

Aprendi uma lição no plantão de ontem: estava no estar médico, quando a colega fisioterapeuta de manhazinha disse:

_Nossa, como o plantão está tranquilo...-logo, logo, uma amiga pediatra falou com ar de profecia:

_ Olhe, nunca diga que um plantão está tranquilo, pois quando a gente diz isso se torna o pior plantão que tem... Dito e feito.

Ninguém parou durante mais de 15h, após aquele momento. Todo mundo estressado, com milhares de pacientes só chegando. Parecia que homens e mulheres estavam com TPM (eheheheh). Estávamos todos com semblante de cansaço, em plena noite de São João, mas mesmo assim:

_Viva São João!


Marco Valério

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Doce recado


Iniciamos mais um belo dia

Para o trabalho iremos

Com entusiasmo e alegria

A labuta abracemos!



Fica esse doce recado

Em segunda-feira maravilhosa,

Desde já meu muito obrigado

Por esses dois dedos de prosa.


Marco Valério









domingo, 17 de junho de 2012

No frio da madrugada


Quantas recordações já vivi no frio da madrugada. O seu cheiro é sem igual. Já senti muitas emoções. Todas elas presentes em seu íntimo gélido.

Ao senti-lo, vem-me a lembrança da alegria de festas, de músicas, de danças vivenciadas no passado. Bem como, a lembrança de viagens feitas. E o frio, nosso ator principal, estava lá nos embarques e desembarques de aeroportos e rodoviárias.

O frio me traz à tona as vidas que já salvei nos plantões médicos, junto com a ânsia de atender e de proporcionar o meu melhor, pois o mesmo frio que pacientes e familiares sentiram, era o mesmo frio que sentia, uma empatia em baixas temperaturas...

Estava ontem de madrugada de plantão e senti o frio da madrugada e ele me fez aquecer os meus dedos neste teclado para escrever esse relato, um relato que me faz reviver momentos de minha vida no frio da madrugada.

Marco Valério

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Louis Armstrong - What A Wonderful World (Spoken Intro Version) 1970

Mágica e mágicos

É difícil dizer com precisão exatamente quando a arte mágica teve início. As primeiras provas documentais que sugerem apresentações de mágica foram encontradas no Papiro Westcar, escrito em 1700 a.C.. O relato é datado em cerca de 2600 a.C: o mágico egípicio Dedi foi convocado para entreter o rei Quéops. Um de seus truques foi cortar a cabeça de um animal, trazendo-o em seguida de volta à vida e ileso. 

O rei ordenou que Dedi repetisse o truque, mas usando um prisioneiro. Para grande decepção do soberano, o mágico se recusou a fazer a proeza com um ser humano, mas a repetiu com um boi.

O famoso Copos e bolas é, equivocadamente, muitas vezes considerado a mágica mais antiga. Ele aparece em uma ilustração que foi considerada, por muito tempo, a mais antiga mostrando uma apresentação de mágica.

Le Joueur de gobelets ( O jogador de copos) é uma gravura bem antiga, o que sugere que o Copos e bola foi um truque popular entre artistas mambembes por um longo tempo.



O nome desta pintura de Hieronymus Bosch, do final do século XV, é The Juggler (tradução livre: o Malabarista). É mais um exemplo da popularidade do famoso Copos e bolas. Geralmente, mágicos eram conhecidos como "malabaristas", o que explica o nome quadro. Você notou que o primeiro homem à esquerda está furtando o homem que está na frente dele, entretido com o truque?


Egiptólogos dataram entre 2500 a 2200 a.C. um desenho na parede de uma tumba egípcia na necrópole Beni Hasan. Nele, duas pessoas estão fazendo brincadeiras ou jogos com quatro copos. Recentemente, houve muita especulação sobre se a ausência das bolas nesse desenho anula a alegação de que ele realmente representa uma execução do Copos e bolas. O efeito básico é que as bolas vão passando de copo em copo.

Alguns mágicos que se destacaram em tempos remotos:

  • Isaac Fawkes (1675-1731): foi responsável por boa parte desse interesse na Grã-Bretanha. Ele se apresentou em grandes feiras e reuniu multidões para assistir a seus truques incríveis, muitos dos quais baseados em leis da mecânica que estavam muito à frente de seu tempo.

Isaac Fawkes se apresentava regularmente na Bartholomew Fair  em  Londres. Ele é retratado neste desenho fazendo surgir vários objetos de dentro de uma sacola aparentement vazia.

  • Giuseppe Pinetti (1750-1800), nascido na Itália, foi outra das figuras mais importantes da história da mágica. Frequentemente, apresentava-se para realeza. Em 1783, quando ele fazia shows em Paris, Decremps Henri, um advogado parisiense e mágico amador expõe os métodos de Pinetti relatando-os em um livro. Ironicamente, isso fez que a fama de Pinetti se espalhasse e crescesse ainda mais.
  • John Anderson (1814-1874): escossês conhecido como "O mágico do Norte", fez muito sucesso em toda a Europa, na América e na Austrália. Ficou conhecido por seus acessórios grandes. Muitos deles feitos de prata maciça. Ele acumulou uma fortuna, mas perdeu tudo depois do incêndio de vários teatros em que estava trabalhando, o que o levou à falência.
A essa altura, a mágica já era reconhecida como uma forma de arte. Sua popularidade e sucesso continuaram dando frutos no século seguinte, com um número crescente de mágicos se apresentando para públicos maiores.

Na época anterior ao aparecimento do cinema e da televisão, a mágica era uma das formas mais populares de entretenimento ao vivo, e os mágicos tinham um retorno muito entusiasmado do público onde quer que se apresentassem.

Fonte: Einhorn N. Enciclopédia prática da mágica e do ilusionismo. Livros Escala, 1a edição, São Paulo, 2010.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dica simples do dia

Tente escrever no mínimo duas linhas por dia sobre algo que lhe faça bem, assim no final do mês você terá uma bela história de sua vida!

Marco Valério

terça-feira, 12 de junho de 2012

Horóscopo do dia dos namorados


Hoje o dia será muito legal para você e para a sua namorada ou namorado. Os céus anunciam que os ventos vão soprar nos seus caminhos. Evite contratempos, não deixem a janela aberta, pois a chuva pode molhar os seus planos.

A cor do dia é aquela que combinar com vocês. Evitem o branco, afinal hoje é um dia que não pode passar em branco. O dia está excelente para um bom vinho, um passeio e uma saída para jantar fora, mas não vale colocar a mesa da sala de jantar no jardim! Não ligue o que os seus chefes vão dizer no outro dia por um eventual atraso ou até mesmo se atrasarem o dia todo. Se vocês forem despedidos, tenham certeza que outros empregos arranjarão. Não sei quando.

Muito cuidado, pois a lua de hoje é minguante, para evitar algo estressante- essa foi só para aproveitar a rima- mas saiba logo que vem a nova, a lua nova, assim como sempre vem uma nova oportunidade. O número do dia é 12 e amanhã será 13.

A previsão para hoje é que os telefones celulares não funcionem, por isso haja com cautela não chamando palavrão com as operadoras de telefonia. 

E para terminar, a frase do dia será: "Feliz dia dos enamorados!"


Marco Valério




segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sejam bem-vindos ao nosso blog!


Existe frase melhor que um "Seja bem-vindo!", principalmente quando estamos iniciando qualquer nova atividade? Acho que não.

Tal expressão vem cheia de energia positiva quando dita com o coração e não dizendo por dizer por educação.

Um bem-vindo alegre é um bom-dia na vida de qualquer um. É um incentivo que nos falta na hora do novo, do desconhecido, de incertezas, em que o coração está cheio de esperanças, ao mesmo tempo de angústias.

Por isso, a cada nascer do Sol ou em cada raio do luar sejam sempre bem-vindos ao nosso blog Coração, versos e prosa! A casa é de vocês. Podem adentrarem! Mas antes não se esqueçam de baterem a poeira dos sapatos! (risos)...


Marco Valério

domingo, 10 de junho de 2012

Stand up comedy

Stand up é um show em que um único humorista se apresenta para uma plateia contando fatos engraçados do dia-a-dia. Se eu fosse fazer um seria mais ou menos assim:

Tenho uma estorinha para contar (risos), para animar um pouco os nossos ânimos. Afinal, a nossa vida já é corrida demais. Vamos lá:

Antigamente, os pais com posses queriam que seus filhos fossem médicos, advogados ou padres. A profissão de cantor e artista era tida como vadiagem.

Certo dia, seu Genaro ouvindo na vitrola um disco antiquíssimo do sobrinho Ademar, virou para Maria, a sua esposa, e disse:

_ Maria, ver só que coisa sem futuro, o Ademar não tem o que fazer só vive cantando pelo mundo. Pense numa coisa sem futuro...

Maria respondeu:

_ Mas Genaro, se é uma coisa sem futuro, mais sem futuro é tu que só vive ouvindo as músicas do Ademar (risos)...

Mas mudando para os dias atuais, rapaz, tá impressionante os relacionamentos de hoje em dia. Estava  no ônibus quando um casal na minha frente tava conversando. Nada mais pertinente contar essa estória hoje, pois hoje é dia dos namorados. A namorada disse:

_ Oh, bebezinho, bilu bilu bilu, quer beijinho da mamãe?(...)- caramba, rapaz, a mulher tratava o cara como uma criança. Teve um momento lá que ela disse:

_ Oh, bebezinho bonitinho, dá bezinho, dá beijinho...- rapaz, parecia aquela música do Aviões do Forró, aí o cara pegava e dava um selinho nela. Teve uma hora depois de tantos bilus-bilus, o cara se dirigiu pra namorada e falou meio que chorando como bebê:

_ Unhém, unhém, bebê quer mamar. (risos)...

É isso aí, minha gente, o nosso stand up através de escrita termina por aqui... Beijos e abraços... Muito obrigado.

(Aplausos)


Marco Valério



A lembrança de uma lágrima


Voltando as minhas histórias médicas, vou contar uma história que me aconteceu ontem no hospital. Fiquei emocionado, pois a gente nunca sabe o que vai ouvir em uma casa de saúde.

Ia passando no hall principal do hospital me dirigindo para a sala vermelha, para averiguar a evolução de alguns pacientes, quando a recepcionista com os olhos meio que lacrimejantes dirigiu-se a mim e me disse:

_ Amanhã, estará completando três anos que mamãe partiu deste mundo.- neste momento ela pegava em minha mão.- e algumas lágrimas começaram a escorrer de sua face. E continuou:

_ Quando eu vejo o senhor eu só me lembro de minha mãe sendo atendida aqui pelo senhor e a equipe, sei que foi feito o possível   mas não deu... Sou eternamente grata...

Eu lhe disse:

_ São palavras de reconhecimento como as suas que nos dão força para seguirmos em frente, mesmo no insucesso, pois sabemos que fizemos o possível...

Ela se despediu de mim emocionada, esboçou um tênue sorriso e isso me fez escrever "A lembrança de uma lágrima". Bem como, isso me fez lembrar da gratidão daquele tênue sorriso...

Marco Valério

Marco Valério

Retirada das pétalas da flor


Retiraram as pétalas da flor.


Por que fizeram isso?


Maltrataram-na até o seu padecimento.


Que maldade!


Retiraram a vida da flor.


Que falta de amor!


Retiraram a vida da flor.


Que violência!


Falta amor nos homens.


E a flor morreu em pedaços.


Eu vi no jornal.


Só restando indignação


E o clamor por justiça.


As pessoas já não sentem remorso.


Pai nosso, toma de conta dessa flor.




Marco Valério 


(Poema feito em homenagem a duas mulheres representadas em uma flor que morreram vítimas do tráfico de drogas recentemente em João Pessoa, as mesmas foram esquartejadas, o que chocou a população)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A força da mão de Deus


A revista Época anunciou que uma doca japonesa (parte estrutural de um porto, onde se instalam os cais de navios) apareceu em uma praia norte-americana, neste último dia seis de junho, ontem.

A doca japonesa, uma estrutura de cerca de 20 m e 125 toneladas de peso, percorreu mais de oito mil kilômetros, através do oceano Pacífico.

Ela se soltou do porto japonês após um Tsunami ocorrido em 2011, naquela terra oriental. Isso me leva a crer que não devemos duvidar das forças dos céus, dos mares e do vento.

Tais forças são impulsionadas pela força da mão de Deus... Então, que a mão de Deus nos dê sempre forças para enfrentarmos os Tsunamis da vida. Amém.


Marco Valério

Fonte: revista Época.

Meu Deus...



(I)
Meu Deus, manda chuva pra meu sertão!

Pros homens e pros bichos sem distinção.

A seca castiga, a fome maltrata,

O governo não sabe de que se trata.

(II)
Meu Deus, manda chuva pra plantação!

Pra os Joãos, Marias, Josés de coração...

Pra muitos a seca é tão abstrata.

Só sabe aquele que a mesma retrata.

(III)
Meu Deus, manda chuva pro meu sertão!

Meu Deus, manda chuva pra plantação!

Pra aparecer o verde que é serenata,

Pra alegrar essa gente que se distrata.


Marco Valério

O eclipse da lua e de Vênus

Eclipse parcial da lua


Os carros passam
As conversas fluem nas ruas...
Veem-se vendas e compras.
Conversas, audição, silêncio...
Silêncio, audição, conversas...
Planos postos em prática.
E a prática posta em um plano:
Um plano e suas vertentes.
Raciocínio e sentimento nas mentes.
As pessoas não param de pensar
E de se emocionar...
E de se comunicar...
Idas e vindas...
Montanhas e vales...
Travessões, vírgulas, pontos-finais e reticências...
Os olhos veem, a pele sente,
A audição faz que não escuta
E o olfato sente o perfume dos bogaris.
O paladar aprecia um café quente e amargo...
Enquanto, lá no céu, como desdenhando de nós
Os eclipses da lua e depois de Vênus
Se evidenciam com suas majestosas poses...



Eclipse de Vênus que está entre o Sol e a Terra (tal evento se repetiu neste mês)

Marco Valério (sobre o eclipse parcial da lua no dia 4-6-2012 e o de Vênus 5-6-2012).




quarta-feira, 6 de junho de 2012

A celebração da vida


Bem-vinda ao mundo, Maria Alice! Nele, você brincará de ciranda e nos dará muitas felicidades com seu canto.

O seu sorriso nos trará paz e harmonia. A sua voz é ansiosamente aguardada em um futuro próximo, pois hoje só ouvimos a energia de seu choro forte dizendo: "Eu vim para brilhar.".

Tão bonita! Alegres são os nossos sentimentos por esse presente de Deus em nossas vidas... Eis mais vida em nossa família. Eis tão linda flor de esperança. Eis festa em dia iluminado. Eis palavras envoltas de alegria.

Parabéns, meu irmão Túlio, minha cunhada Érika! Parabéns para minha outra sobrinha Yasmin! Parabéns para todos de nossa família! Com tantos "eis" já proferidos anteriormente, ainda, falta mais um:

_ Eis a celebração da vida...


Marco Valério (sobre o nascimento de minha sobrinha Maria Alice, 03-06-2012)



Canção para ninar