domingo, 29 de julho de 2012

Passei no vestibular!!



Minhas histórias médicas: episódio de hoje "Passei no vestibular!"



Na minha cidade de Cajazeiras, quando fazia o ginásio, ao ir ao Colégio Nossa Senhora do Carmo, eu parei um pouco logo no banco da praça e fiquei a contemplar a catedral de Nossa Senhora da Piedade e fiz uma oração.

Já naquele tempo, pensava em Medicina, era adolescente e na minha oração pedia para passar no vestibular de Medicina

Sempre fui determinado em meus objetivos e com antecedência já me programava rumo ao meu intento. Não foi fácil: muitos estudos, a ida para estudar, no científico, em João Pessoa e ficar distante de minha família, madrugadas acordado resolvendo exercícios das disciplinas, muitas vezes, deixando de ir a festas ou a outras diversões, ter que aguentar toda uma carga de pressão psicológica para se passar no vestibular. Enfrentar concorrência... Ufa!!

Todos os esforços, sacrifícios, tristezas e desilusões foram compensados quando, no ano de 1998, vi o jornal local e pronunciei algumas palavrinhas mágicas:

_ Passei no vestibular!!


Marco Valério


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Abertura das Olimpíadas de Londres



Vendo lindos sorrisos, nesta linda festa,

Sinto a esperança do nosso Brasil,

No verde da bandeira nossa, tão sutil,

Que nos traz a lembrança desta.



Coloco minha face a quem me contesta.

Para me dar um tapa em meu perfil,

Se existe bandeira com o céu anil,

Que estampa amor sem qualquer fresta.



Queria dizer do orgulho e de minha emoção

De sermos brasileiros num só coração.

Entre milhares de atletas vitoriosos.



E entre nossas vitórias, está a devoção

De um povo lutador em oração,

Para termos com fé muitos dias gloriosos...


Marco Valério

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A porção do amor


Havia em uma vila, um velho sábio que era o amparo de uma população de moradores no alto de uma montanha linda.

O sábio era chamado pelas pessoas de "Mestre". Tudo estava em paz naquela vila, quando em um dia chegou um estranho naquela localidade.

Aquele estranho era um feiticeiro, que sabendo da liderança do Mestre, ameaçava o domínio da vila. Ele pediu às pessoas da região para levá-lo ao Mestre.

As pessoas, então, levaram-no ao encontro. Todas elas estavam apavoradas com a presença daquele feiticeiro.

O feiticeiro no primeiro olhar ao Mestre, já foi dizendo:

_ Ouvi falar da sua pessoa, que tudo sabe... Então, preparei três porções contidas nestes frascos de cristais iguais, em cada um deles existe um sentimento (ódio, indiferença e amor). Vou misturar a posição deles diante de seus olhos e a porção que você escolher terá que bebê-la e o sentimento escolhido será o sentimento de toda a vila...- neste momento os moradores de lá estavam todos aflitos.

O feiticeiro continuou:

_ Você, Mestre, terá direito a fazer um pedido, assim como de refazer um erro, antes de abrir qualquer frasco. Sugiro-lhe para me pedir para não arriscar em escolher nenhuma porção, pois se beber a porção errada, todo mal se espalhará na população. E se quer refazer o erro de não escolher, proponho que deixe a vila para que eu assuma a liderança do povo...

O Mestre olhou para o feiticeiro e lhe disse:

_ Eu escolherei o que for melhor para o meu povo. Aceito o desafio.- todos estavam temerosos, afinal eram as vidas deles que estavam em jogo.

O feiticeiro que sabia as porções contidas em cada frasco, com a habilidade de suas mãos e diante dos olhos atentos do Mestre, misturou as posições dos frascos no tabuleiro, rapidamente, e de uma forma tal que o sábio ficou confuso na posição real de cada sentimento. O feiticeiro falou:

_Pode escolher agora, Mestre!- então, o idoso mestre lhe disse:

_ Com o pedido que tenho direito, eu lhe peço que me apresente dois fracos para que eu possa escolher um entre eles, estando no  sentimento do seu interior, feiticeiro, a porção do frasco que ficar com você.

Prontamente, o feiticeiro lhe apresentou dois frascos para o grande mestre responder a porção que iria beber e espalhar aquele sentimento em toda população. O medo era se ele escolhesse o ódio ou a indiferença.

Dois frascos estavam diante do desafiado -todos estavam em silêncio nesta hora, quando subitamente o Mestre colocou os dois frascos em suas mãos e os misturou novamente. Desta forma, o feiticeiro não poderia saber mais qual era a porção de cada frasco daqueles dois. O sábio com isso cometera um erro.

O Mestre, então, falou:

_Tenho direito também de refazer um erro, antes de abrir qualquer frasco, para isso escolha você, feiticeiro, um destes dois frascos e como você sabe o gosto de cada porção, beba-a e refaça o erro.

O feiticeiro escolheu o frasco e bebeu a porção e imediatamente morreu com todo ódio do mundo. O frasco que ficara com o mestre era do amor.

Curiosos, as pessoas ali presentes perguntaram ao sábio como ele sabia que o feiticeiro iria deixar o frasco do amor para ele e para todos da vila.

O Mestre lhes falou:

_Quando eu pedi ao feiticeiro que me apresentasse dois frascos daqueles três, com o sentimento do frasco que ficasse com ele, vocês acham se ele tivesse ficado com a porção do ódio, ele me daria a possibilidade de escolher o amor, ainda que numa probabilidade de cinquenta por cento? Claro que não. Vamos, além, se ele tivesse ficado com a porção do amor, será que ele teria me ofertado as porções com o ódio e com a indiferença? Claro que não. Quem ama, nunca iria fazer isso. Então, a única possibilidade que ele teria era de ter ficado com a porção da indiferença.

Alguém perguntou ao mestre, como ele sabia, então, que no segundo momento, o feiticeiro iria escolher a porção com ódio. Ele respondeu:

_Ao misturar aquelas porções que me restavam, eu apenas sabia que diante de mim havia as porções de ódio e do amor. Aquela atitude minha fez com que o feiticeiro não soubesse mais quem era o que. Se ele tivesse escolhido a porção do amor, na primeira gota em contato com o seu paladar, ele não permitiria que eu tomasse  a porção do ódio nem iria fazer o mal a ninguém, mas o que aconteceu é que ele escolheu a porção errada logo de cara e morreu com o seu próprio ódio.

Todos aplaudiram o Mestre com as sua perspicácia e explicações, para novamente voltar um silêncio, pois aquele sábio queria dizer uma palavra final:

_ Meus queridos, essa história toda que vivemos, tiremos um lição: no final, o amor prevalece...


Marco Valério Gomes Batista Gonçalves (este texto foi escrito por mim, em um momento de extrema inspiração)


Quem gostou, compartilha! Obrigado!





Feliz dia do escritor!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Os segredos da mente (Opinião)

Princesa Merida (à esquerda, do filme Valente); James Holmes (à direita)


Recentemente, nos notíciários de televisão, foi divulgada a triste notícia que o jovem  James Holmes (do seu lado direito da imagem), de 24 anos de idade, adentrou em uma sessão de cinema nos Estados Unidos, em que se passava o filme "Batman- o cavaleiro das trevas ressurge" desferindo vários tiros nas pessoas presentes, deixando assim 12 mortos. Uma tragédia!!

O jovem, para mim, apresenta quadros típicos de esquizofrenia, transtorno mental em que a pessoa tem dificuldades em estabelecer distinção das experiências internas e externas (em uma linguagem popular é "doido", com todo respeito).

O filme Batman é marcado por cenas heroicas de muita ação e em alguns momentos de violência. Talvez, o jovem Holmes se apoderou deste clima e com ideias delirantes passou a atirar no público.

O que me chamou à atenção, nesta semana, foi que ao chegar ao júri, Holmes veio com um estilo de cabelo diferente, pintado de vermelho. Isso me fez remeter a um filme que está estreando também no momento "Valente" , em que a princesa Merida, uma amante por arco e flecha envolve-se em uma trama onde ela assume também um papel de valentia e de liberdade, passando por alguns impasses familiares.

Na esquizofrenia, os segredos da mente ainda hoje não são bem esclarecidos por sua complexidade, a sua análise se baseia mais nos seus sintomas. Então, analisando os fatos, encontrei uma relação entre esses dois personagens acima do mundo real e do mundo imaginário.

Talvez, James Holmes estivesse querendo se adaptar a personagens no cinema, em seu comportamento e em ações e por isso apareceu com cabelos vermelhos.

Fiz essa ilustração logo acima para abrir discussão neste sentido e coloquei a frase "Alguma semelhança é pura coincidência.", que pode está errada, ou seja, pode haver sim relação, levando em conta o transtorno mental do jovem e o seu gosto por personagens do cinema, bem como a associação temporal de estreia dos dois filmes "Batman- o cavaleiro das trevas ressurge" e "Valente".

Esses são alguns dos segredos da mente e nós somos apenas os protagonistas dela neste grande mundo, chamado Terra...

Marco Valério

Obs.: Coloquei esse meu texto no grupo Médicos Brasil e tive um comentário interessante de um colega médico Alysson Moraes Souza: "O esquizofrênico aí é bem resolvido com os correios norte-americanos, porque comprou tudo na internet- munição (6000), armas, etc.. Para uma pessoa com delírios de persiguição, ele recebeu tanta caixa sem achar que iriam explodir ou que eram aparelhos de Marte para abiduzi-lo... Acho que ele é psicopata mesmo. Premeditou tudo."

Pelo comentário do colega Alysson, ele dar entender que não se trata de um caso de esquizofrenia e sim  de psicopatia.



segunda-feira, 23 de julho de 2012

Nossa conversa


Nossa conversa de hoje vai ser sobre o nosso blog, caros leitores. Não sei se vocês vêm notando, mas estamos fazendo uma sequencia lógica a cada dia da semana em termos de construção de artigos. É bem verdade que em algum dia falharemos na produção dos textos, até por que temos outras atividades, mas faremos o possível para seguir esta sequencia abaixo:

  • domingo: Minhas histórias médicas;
  • segunda: Editorial/ notícias: rápidas da semana;
  • terça: Atualidades (opinião);
  • quarta: Outras artes (desenho, fotografia, vídeo, música, pintura, etc.);
  • quinta: Literatura, História da Medicina, análise de livros;
  • sexta: Poesias e poemas;
  • sábado: Tema livre.

Gostaria de aproveitar o espaço para também agradecer a participação dos nossos leitores, através dos comentários, que são muito importantes para mim. Afinal, eu só saberei se estou no caminho certo, se vocês opinarem ou elogiando ou metendo bronca (risos). Muito obrigado a todos vocês!!

Outro tema que gostaria de falar é sobre o nosso plano de chegar ao número 100 mil de acessos até o final de dezembro: o plano ainda está valendo, para isso preciso que os artigos de nosso blog se torne em viral (termo da internet que quer dizer divulgação multiplicativa de um link através das redes sociais), então se os amigos puderem espalhar os nossos artigos em suas redes sociais, ficaria muito grato.

Para finalizar, agradeço ao prof. José Antônio, diretor do Gazeta do Alto Piranhas, por colocar à nossa disposição esse nobre jornal escrito para publicar os nossos textos. Muito obrigado!! 

Abraços a todos!! Paz no coração!!


Marco Valério

domingo, 22 de julho de 2012

"O senhor tem que ser forte."

Estetoscópio mágico


Minhas histórias médicas: episódio de hoje, "Estetoscópio mágico"




Estava no consultório de Cardiologia, quando chegava até a mim, uma senhora idosa com seus 94 anos bem vividos, vinha para fazer um risco cirúrgico para realização de sua cirurgia ginecológica.

Ao entrar, vi uma pessoa triste no semblante. Ela estava acompanhada com a filha. Realizei as primeiras perguntas e ainda durante a consulta, a paciente se apressa em uma pergunta:

_Como está meu coração, doutor?

Respondi-lhe:

_Calma, dona M, vamos examinar a senhora ainda e depois avaliar seus exames...

Nesta altura da consulta, percebia na paciente um certo ar de tristeza, acredito que estava passando por algum estado depressivo e para animar os seus ânimos falei:

_ Olhe, dona M, tá vendo este estetoscópio aqui- estava segurando o meu estetoscópio. Ele é mágico, quando eu coloco e ausculto o coração das pessoas, eu sei se elas estão ou não apaixonadas...

Ela, neste momento, abriu um maravilhoso sorriso e respondeu:

_ Tem perigo não, doutor, e logo na minha idade.- e continuamos a rir em um momento de descontração no consultório. Um momento que serviu para animarmos os nossos ânimos conjuntamente.

Terminada a consulta, feitos os devidos registros médicos para o encaminhamento ao ato cirúrgico, eu ainda, carinhosamente, falei:

_ A senhora não tá curiosa em saber o que foi que o estetoscópio me falou sobre se a senhora está ou não apaixonada?

Ela meio que envergonhada, não sabendo o que eu iria dizer, esboçou um ar de curiosidade, ao mesmo tempo de temor, mas aí eu completei:

_ Dona M, o meu estetoscópio mágico está me dizendo que a senhora está apaixonada pelo bem-maior pra senhora, a sua família...- e essa história termina em um sorriso conjunto, o meu, da paciente e da filha.

Marco Valério




sábado, 21 de julho de 2012

Olha! Eu e Amaury Jr..


Olha só quem eu encontrei no shopping o amigo Amaury Jr.. Risos! É bem verdade que ele estava fazendo propaganda estático em um banner. Aproveitei a oportunidade em um momento de humor para retirar uma fotografia com o cartaz dele. Muito bacana!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Soneto da amizade eterna







Na precisão, encontrei  teus conselhos

Sempre solícito a querer ajudar,

Fosse distante em qualquer lugar,

Frente às preces que fazia de joelhos.




Risos e lágrimas vi nos espelhos.

Não entendia o sorrir ou o chorar.

Sabia que lá estava a me incentivar,

Com minhas lágrimas e olhos vermelhos.




Foste a mão amiga na minha vida,

O gesto firme, santa benção devida.

Hoje teu dia;  tu, nos céus e eu comigo...



A dizer: "Pai querido, com tua ida,

Sem ter o tempo da despedida,

Digo agora, feliz dia, meu pai amigo!"


Marco Valério




Uma parábola

Li ontem uma mensagem magnífica, que gostaria de compartilhar com vocês, amigos:


"Uma antiga e tocante parábola contava a história de um pastor que cuidava de cem ovelhas. Elas estavam sob seus cuidados e ele não iria decepcioná-las. Contudo, ao reuni-las uma noite, ele percebeu que estava faltando uma. Só uma. Noventa e nove estavam seguras. O que o pastor fez? Será que ele rezou para que a ovelha aparecesse antes que um lobo a devorasse? Não, ele guardou as noventa e nove e saiu para procurar a desgarrada. Aquela única ovelha era de tal importância para ele, que aquele pastor não conseguia suportar imaginá-la perdida no campo."

Muito linda!


terça-feira, 17 de julho de 2012

Serviço de Cardiologia em João Pessoa-PB (Opinião)

Independente da cor partidária, sei que não dá mais para adiar com relação ao serviço de Cardiologia (SUS) em João Pessoa, pois milhares de pacientes cardíacos necessitam de tal atendimento.

As nossas autoridades já estão vendo isso, postei logo abaixo um vídeo em que a secretária de saúde de João Pessoa, dra. Roseana Meira, em entrevista ao programa Polêmica Paraíba, assume o compromisso  de se empenhar para que até o final deste ano inaugurar o serviço de Cardiologia do Hospital Santa Isabel. Vamos acompanhar o vídeo!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Rosane Collor em entrevista


Ontem, em entrevista para o Fantástico, da Rede Globo de Televisão, a ex-esposa do ex-presidente Fernando Collor de Melo deu uma entrevista em que confirma os rituais de magia negra que o hoje senador Collor fazia no período da presidência, uma forma de proteção contra inimigos. Comentou do caso da morte do Paulo César Farias e mostrou a sua inconformação com a pensão dada pelo ex-marido.

Nada de novo, só informações requentadas. O que chamou à atenção foi o tempo dessas revelações, exatamente 20 anos depois dos acontecimentos. Tal tempo, acredito é por que pela legislação brasileira um crime, que haja mais de doze anos de condenação, prescreve-se com vinte anos de sua existência. Então, algum fato novo de sua entrevista não poderia ser usado contra ela.

Deixo aqui algumas perguntas sobre essa entrevista:

  1. Quais os reais interesses dessa entrevista? Interesses políticos? Interesses econômicos? Audiência televisiva?
  2. Se Rosane Collor pede uma pensão maior, será que ela não sabe que o patrimônio do ex-presidente Collor também é maior?
  3. Seria esse fato um banho de água fria nos projetos políticos de Collor, principalmente em um ano de eleições para prefeito?
  4. Será que há alguma contrariedade da Globo contra o senador Collor, na formulação de leis, atualmente no Senado?
  5. Nessa entrevista, Rosane faz menção a sua nova fase em uma nova religião em que ela é pastora. Será que essa entrevista não foi usada para divulgar mais essa nova igreja?
  6. Qual será o desgaste político do ex-presidente Collor com essas novas revelações e quais as suas providências?
  7. Rosane falou em um livro que pretende lançar com mais detalhes do período do Impeachment. Seria uma divulgação antecipada de um livro e/ou uma ameaça ao ex-marido para lograr futuros dividendos em cifras ($$$)?
  8. Qual será a reação da população?

São perguntas que eu deixo para uma análise mais detalhada em sua mente, pois devemos trabalhar mais a nossa memória, para esses fatos históricos.


Marco Valério


domingo, 15 de julho de 2012

Gafes no consultório



Minhas histórias médicas, episódio de hoje: Gafes no consultório



Existem certas lições que não aprendemos na universidade. Com a nossa vida diária médica, vamos aprendendo a lidar com situações embaraçosas de nossa labuta. Irei listar algumas delas e apresentar algumas ações inteligentes para solucioná-las. Vamos lá!

A primeira situação que listarei começa na recepção, não existe situação pior para a maioria das mulheres, quando a recepcionista no momento do cadastro pergunta em voz alta a idade da paciente, principalmente das idosas. Para resolver essa gafe é simples só precisa que a funcionária peça a identidade da paciente. Resolvido o problema...

Segunda situação, os médicos recém-formados caem muito nesta gafe: chega geralmente um casal, marido e mulher, no consultório ou um idoso com uma mulher nova ou vice-versa. A gafe é perguntar se a pessoa mais idosa é o pai ou a mãe do(a) paciente. Para resolver essa gafe, das próximas vezes, aprendi que basta fazer a seguintes perguntas: "Vocês são parentes?" ou utilizando uma forma mais poética "Qual o laço de família de vocês?". Pronto, assim, evita-se um constrangimento desnecessário.

Terceira situação: entra no consultório dois homens ou duas mulheres. O médico com seu olhar clínico, logo identifica uma relação homoafetiva. Então, como abordar o relacionamento das duas pessoas? Pois não é abordar por abordar ou por curiosidade, porque na consulta médica temos de saber o grau de intimidade dos familiares para saber até que ponto poderemos perguntar as particularidades para se chegar a um diagnóstico. Como resolver a situação?

Muitas vezes, o próprio casal já anuncia a relação homoafetiva, mas na abordagem médica, perguntas chaves podem ser um bom início para receber aquela informação: "Vocês são parentes?", "Vocês são amigos?". Depois, pela expressão corporal da face, as pessoas se denunciarão e ficarão mais à vontade de dizer o tipo de relacionamento das partes. A gafe nessa última situação, seria partir logo para uma pergunta como: "Vocês formam um casal?".

Pois já pensou se dois homens que entram no consultório sejam só amigos. Como ficará a situação?

Eu já cometi algumas dessas gafes, hoje, já não as cometo mais. O importante da vida é o aprendizado que temos com a própria vida, com as gafes e com os erros, para se chegar no acerto. Certo? Até mais!


Marco Valério

Alvíssara do bom mensageiro


Se a vida fosse feita só de alegria

Nosso mundo seria bem melhor.

Sem ofensas e ódio, sem o pior

Dos falsos, que é a hipocrisia.



Já a paz, esse sentimento em falta

Nos traz calma no íntimo que clama

O clamor daqueles que saem da lama

Em busca das luzes da ribalta.



Ama o teu ofício com fervor!

Ajuda a quem tem de ajudar!

Não tenha medo do verbo amar,

Pois a vida é nada sem amor...



Rega o sorriso de uma pessoa,

A alegria do velho e da criança!

Enche-os com amor e esperança!

Esse é um pedido que na voz ecoa.



E com os sonhos em travesseiro,

Repousa a consciência em prece.

Todo bem, que hoje se estabelece,

Será a alvíssara do bom mensageiro.


Marco Valério




quinta-feira, 12 de julho de 2012

O melhor das comédias da vida privada


A nossa dica de leitura de hoje é a obra de Luís Fernando Veríssimo, "O melhor das comédias da vida privada", um clássico do humor.

Se a sua vida anda meio triste, precisando de boas risadas, eis uma excelente leitura, em que o autor aborda estórias engraçadas do nosso cotidiano.

Publicada originalmente em 1994, Comédias da Vida Privada tornou-se em série de TV, consolidando o talento de Luís Veríssimo como cronista, atento as mudanças e aos detalhes do mundo e das pessoas que nele vivem.

Escolhi a crônica "Dezesseis chopes", para mostrar um pouco a genialidade do nosso homenageado hoje:

Fernando fala de crônicas no bar e diz que do terceiro ao quarto chope, contam-se anedotas. Durante o quinto e o sexto, discute-se futebol. O sétimo chope inaugura a etapa das graves ponderações. No nono chope é a etapa confidencial, que todos reverberam no bar.

Do doze chopes: "Começa a etapa inteligente. Todos dizem frases definitivas que nenhum ouve, pois cada um grita a sua ao mesmo tempo."

Com quinze chopes, começa a fase da nostalgia- segundo o autor- reminiscências, autoreprimendas, os podres da mesa e as grandes revelações.

A estória termina, depois de muitos chopes, com uma revelação de um dos amigos do bar, que queria ter muito na vida um canivete decente e a tônica do desfecho gira na filosofia deste canivete. E haja chope! Acho que a esse nível já se chegara ao chope dezesseis (risos).

Marco Valério

Fonte: o livro do próprio autor.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O email resposta do senador Cássio Cunha Lima


(Clique na imagem!)

No último sábado, enviei as minhas condolências em forma de poesia ao senador Cássio Cunha Lima  e a toda sua família pela partida do poeta Ronaldo, em nosso blog, a qual vocês já tiveram acesso anteriormente no link: http://drmarcovalerio.blogspot.com.br/2012/07/partida-do-poeta.html

Acabo de receber o email resposta do senador, na imagem acima. Deus os abençoe Cássio e família neste momento de tristeza!! Receba o carinho do nosso blog Coração, Versos e Prosa.

Atenciosamente, 

Marco Valério

O menino inventor


O nome deste menino é Caine, que tem 9 anos de idade. Ele é da zona leste de Los Angeles, Estados Unidos. Assisti emocionado à televisão e presenciei uma linda história.

Ele montou uma pequena loja de fliperama com máquinas feitas por ele com papelão. O seu sonho era de ver clientes em sua pequena loja que abria nos finais de semana, na oficina do pai.

A esperança em seu sonho, o afinco no seu trabalho e o olhar ávido de persistência nos impressionam. No começo, não havia ninguém na sua loja. Alguns dos seus colegas até ridicularizavam-no, mas chegou seu primeiro cliente, que divulgou a loja do Caine nas redes sociais e logo, logo a loja do menino estava repleta de gente, para sua satisfação.

Ao ver todo aquele tumulto de pessoas jogando nas máquinas construídas por sua genialidade, ele ficou muito feliz.

Essa história leva-me crer que: devemos lutar pelos nossos sonhos, acreditar neles; ideias inovadoras sempre serão destaque; há pessoas boas para nos ajudar; a persistência, a criatividade e o trabalho elevam uma pessoa; a felicidade está em humildes ações. Enfim, quantas outras lições poderia eu citar, mas deixo que outras lições partam da consciência de quem me ler neste momento...

E para encerrar, Caine mandou uma mensagem para nós do Brasil:

_Venham jogar na minha loja!

Quem sabe algum dia, eu ainda vá na loja do Caine!

Marco Valério

terça-feira, 10 de julho de 2012

30 anos sem Jackson do Pandeiro (Opinião)

Jackson e Almira, sua primeira esposa

Ele nasceu José Gomes Filho, depois passou a ser conhecido artisticamente como Jackson do Pandeiro, uma homenagem a um ator de faroeste, "Jack", que logo passou a ser copiado, modificando-se um pouco para Jackson pela sonoridade. Depois somou-se ao seu instrumento musical, assim nascia Jackson do Pandeiro.

Era conhecido como rei do ritmo, pois uniu todos estilos musicais de sua época. Era um gênio. Nascido em Alagoa Grande na Paraíba, depois indo para as cidades de Campina Grande, Recife e Rio de Janeiro, difundindo o seu trabalho.

Canções que fizeram sucesso em sua voz foram regravadas por grandes astros da MPB e da música nordestina, como Gilberto Gil, Gal Costa, Alceu Valença, Elba Ramalho, Paralamas do Sucesso, Zé Ramalho, entre muitos outros.

Fez dupla como Almira Castilho de 1956 a 1967. Tal parceria findou com a separação conjugal dos dois. Jackson faleceu há exatos 30 anos em Brasília de embolia pulmonar. A sua história nos deixa um exemplo de alegria e de superação.

A minha opinião de hoje diz respeito aos festivais da canção de antigamente, que eram oportunidades de valorização, de incentivo e de mostrar verdadeiros gênios da MPB. Jackson participava deles, mostrando toda sua desenvoltura artística. Atualmente, onde estão eles?

Os donos de emissoras de televisão, os nossos políticos e empresários deveriam pensar mais em voltar os nossos grandes festivais da canção. Com certeza, o nosso rei do ritmo ficaria muito feliz.


Marco Valério


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Nossa poesia na TV Master


(vide o primeiro tweet!)

Grata satisfação em ver e ouvir a poesia que fiz, neste blog Coração, versos e prosa, no dia 07-07-2012, em homenagem ao poeta Ronaldo da Cunha Lima na TV Master, no dia de hoje (9-7-2012).

No momento, estou acompanhando a transmissão do programa, com conversas sempre boas com o grande amigo Hugo Pires.


domingo, 8 de julho de 2012

Artes marciais


A última luta de UFC entre o brasileiro Anderson Silva e Chael Sonnen foi marcada por bastante rivalidade. Na primeira luta entre os dois há 2 anos, embora o Anderson tivera vencido, o brasileiro havia levado muitos golpes.

Neste último final de semana foi  realizada uma nova luta entre os dois, pois Sonnen pedira revanche. Os lutadores utilizam várias modalidades de artes marciais para chegar no seu intento: a vitória.

O que podemos ter como lições deste útimo combate vencido novamente pelo brasileiro Anderson Silva (o Spider) para a nossa vida?

  1. No ringue, como na vida temos que estar sempre preparados para os desafios, o treino de situações é importante;
  2. Mesmo em situação difícil, no início da luta, o brasileiro teve paciência, resistindo ao seu opontente, e não desistiu dos seus sonhos, assim também devemos ser em nossas vidas;
  3. Anderson, antes do desafio ouviu muitas provocações do desafiante quanto a sua forma de lutar, sua postura, falando mal até dos brasileiros. O Spider soube aproveitar isso e canalizar toda sua energia em treinos para conseguir se superar e provar a sua superioridade;
  4. No segundo tempo da luta, apesar de algumas investidas do americano de derrubá-lo no chão, o nosso heroi, o brasileiro não caiu e começou uma reação fantástica de socos que atordou o adversário;
  5. Na vida, assim como no ringue devemos saber nos esquivarmos dos problemas. Anderson com sua agilidade e confiança se esquivou de uma cotovelada em rotação de Sonnen, o que fez o americano se desequilibrar e cair, começando assim após uma joelhada, uma sequencia de socos que consagrou Anderson Silva como campeão. Isso me faz crer que se tem que aguardar o melhor momento para contra-atacar na vida ou em uma luta as adversidades.

Essas lições analisei especificamente vendo as artes marciais desses personagens em luta tão aguardada. Então, vamos a nossa luta, pois está chegando a segunda-feira, o mundo é nosso ringue e a nossa luta é diária. Abraços!

Marco Valério

Recebi uma ligação...


Minhas histórias médicas: capítulo de hoje: "Recebi uma ligação..."


Ontem, recebi uma ligação importante. Quando dizemos que algo é importante para nós, o "importante" se tornará importante a depender do que a gente considera como importante.

Vejamos! Algumas pessoas acham o poder importante, o dinheiro e o luxo. Nada contra. Outras preferem situações simples da vida; já outras sabem alternar bem essas duas vertentes do meu raciocínio.

A vida é um bem importante para todos. Como médico, ela passa ter um significado mais que especial. Esse introito foi para revelar-lhes que ontem recebi uma ligação importante do hospital. Eram as amigas médicas e leitoras do nosso blog Jackeline Guedes e Fátima Patrício, para saber por que eu não tinha ido ao plantão (risos). Então, eu lhes disse:

_Estou de férias da emergência, mas continuo no consultório! -ter férias da emergência já são grandes férias.

Essa passagem me foi importante, pois percebi que fui lembrado e que pessoas importantes tiveram iniciativa de forma espontânea para ligar para saber como estava. Isso pra mim foi importante, repito...

Falamos, ao telefone, sobre a missão que enfrentamos no pronto socorro, da necessidade das férias para arejar as nossas mentes, e elas disseram que estavam sentido falta deste colega de trabalho.

Agradeço a essas minhas amigas de trabalho a lembrança, pessoas importantes para mim, e utilizo estas palavras, para fazer uma invejazinha dizendo:

_Estou de férias e vocês nem estão (risos).

Marco Valério


sábado, 7 de julho de 2012

A partida do poeta


A informação que me vem no momento

É da partida do poeta Ronaldo.

Um suspiro rumo ao firmamento,

Neste mundo que lhe dera respaldo.



Talvez, ao chegar aos templos do céu,

Erguido pelos os anjos escolhidos,

Uma poesia, o poeta escreva, num véu

De nuvens, seus versos  tão destemidos.




Seria quem sabe uma poesia em oração,

Agradecendo ao nosso Senhor

Por  outras poesias do seu coração

Escritas em vida com todo amor.



Ou quem sabe uma poesia de paz

Ao encontrar o poeta Augusto dos Anjos,

Que diria: "_Seja bem-vindo rapaz!

Juntos faremos os nossos arranjos."




Vai sereno aos céus, ó grande poeta!

Oramos por teu descanso aí em cima,

Onde lhe chamarão de forma correta:

 Poeta Ronaldo da Cunha Lima.


Marco Valério Gomes Batista Gonçalves


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Versos

Na coxia da vida, faço os versos,
Que afagam as lágrimas com um gesto
E contornam sentimentos adversos,
Com a alma de um escrito manifesto.


Meus versos são as cortinas do passado,
Surpreendentes e imprevisíveis.
São as telhas do mundo sem telhado,
O qual ampara meus sonhos invisíveis.


São meus, os versos que falam de paz,
Em um cotidiano agitado.
Talvez, um triz de amor seria capaz
De ofertar paz onde se tem faltado.

Marco Valério








quinta-feira, 5 de julho de 2012

Inteligência social


Uma excelente dica de leitura é o livro Inteligência Social de Daniel Goleman, o mesmo autor de Inteligência Emocional.

O termo Inteligência Social foi inicialmente proposto, em 1920, pelo psicólogo da Universidade de Columbia, Edward Thorndike, que observou que tal eficiência interpessoal era de importância vital para o sucesso em muitas áreas, sobretudo na área da liderança. Ele dizia:

"A inteligência social se manifesta na creche, no parquinho, nos quarteis e nas lojas, mas desafia as condições formais padronizadas dos laboratórios." 

Em outra passagem ele afirma: "Mesmo o melhor mecânico de uma fábrica pode falhar como supervisor por falta de inteligência social."

No livro, o autor Daniel Goleman aborda as relações humanas, envoltas em seus sentimentos, necessidades e valores, como algo a ser explorado. Ele explica que devemos entender bem as pessoas, as circunstâncias e lugares em que elas estão inseridas, para assim ter um entendimento justo e correto e tomar decisões certas que poderão evitar muitos problemas vindouros.

Para se conseguir êxito com essa proposta de inteligência, o indivíduo deve lançar mão da empatia primordial (sentir com os outros; sentir os sinais emocionais não-verbais), da sintonia (ouvir com total receptividade; sintonizar-se com o outro), precisão empática (entender os pensamentos, sentimentos e intenções do outro), cognição social (saber como funciona o mundo social).

Ele apresenta também uma abordagem do que seria "facilidade social", ou seja, a consciência social para permitir interações fluentes e eficazes, as quais são:

  • sincronia: interação fluente no nível não-verbal;
  • apresentação pessoal: apresentar-se de maneira eficiente;
  • influência: moldar o resultado das interações sociais;
  • preocupação: importar-se com as necessidades dos outros e agir com base nelas;
Eis algumas dicas que de forma resumida, eu trouxe aqui para vocês! Vale a pena ler o livro! Tenho utilizado muito dessas dicas no meu cotidiano como médico, e elas me têm trazido muito êxito nas relações com pacientes, familiares, colegas de trabalho, etc., sempre visando ao bem e à harmonia de todos. Abraços!!


Marco Valério



quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vamos calar o Boca?



Hoje, o Brasil assistirá à final da Libertadores das Américas 2012, com o Corinthians e o Boca Juniors da Argentina. Apesar de não ser corintiano, mas, com certeza, torcerei para o Brasil hoje, representado pela nação rubro-negra do parque São Jorge. E dá-lhe Corinthians!!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Na moral (opinião)



Nesta próxima quinta-feira, dia 5 de julho estará estreando o programa "Na moral" com Pedro Bial. Alguns de nossos leitores podem estar perguntando por que estar falando sobre o tema. No final, eu explico.

Esse novo programa vem enchendo o apresentador Bial com novas expectativas. Trata-se de um programa de auditório, em que se abordará o cotidiano das pessoas e seus comportamentos, levando a diversão e entretenimento para nossas casas.

O horário de início será a partir das 23h, muito tarde, não é? Segundo o apresentador, ele não teve tempo para fazer um programa piloto, ou seja, um programa teste anteriormente. O horário, às altas horas, não deixa de ser uma forma de avaliar como se comportará a audiência dele, sem correr riscos de perda de IBOPE em horários nobres.

Qual é a minha opinião? 

Em tempos passados, neste nosso blog, já falava sobre o mal que o Programa Big Brother Brasil (BBB) vinha trazendo para nossa sociedade, inclusive cheguei a mandar até uma carta à rede Globo, falando da necessidade de se aproveitar o potencial do apresentador e jornalista Bial em um programa de valor intelectual à sua altura. E olha que ele é grande. Eis que aparece o "Na moral".

Parece-me que a Globo notou o que falei e está presenteando o apresentador com esse novo programa. Seria muita presunção minha achar que só foi a minha carta, responsável por essa mudança. Claro que não, mas as várias opiniões dos brasileiros contra o Big Brother.

Em entrevista, Bial disse que não deixará o Big Brother, pois como os dois programas são de temporadas, ele ficará alternando. Acredito que ele está utilizando uma forma inteligente de dizer que não está abandonando o antigo programa. Seria incompatível fazer um programa novo que se fala na moral e depois apresentar outro, Big Brother, para mostrar o imoral.

Em todo caso, está de parabéns a emissora por enxergar, embora tardiamente, o potencial do apresentador Pedro Bial. E para ganhar 10 só faltava de vez a Globo não apresentar mais o BBB na sua grade televisiva, na moral.

Marco Valério

Veja o artigo que fiz à rede Globo para entender melhor a minha opinião acima: http://drmarcovalerio.blogspot.com.br/2012/01/carta-rede-globo-de-televisao.html

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Muita chuva


Muita chuva onde moro, pouca chuva em outras regiões... Seria possível criar alguma engenhoca que transferisse a água de onde tem muito para onde tem pouco?

Pensei em algumas alternativas: um grande ventilador gigante que fizesse direcionar as nuvens para regiões com índice pluviométrico baixo ou quem sabe um grande sistema de drenagem para reservatórios de água e deles para outras áreas. Acho que um grande sistema de biqueiras seria o ideal, mas o custo seria estratosférico pelo investimento em colunas e de telhados artificiais.

Talvez uma ideia ousada seria a construção de rios artificiais, utilizando a grande quantidade de chuvas em determinadas regiões. O que vocês acham?

Um país como o Brasil, em que existe vários tipos de clima, já está na hora de inventar novas possibilidades de sobrevivência.

As medidas mais racionais de controle dos prejuízos com as variações climáticas é investir em medidas preventivas: preservação da natureza, diminuição da emissão de gases tóxicos na atmosfera, evitar o desmatamento e a poluição dos rios.

Com a chuva vem o frio, com o frio vem as viroses, com as viroses vem minhas divagações científicas. Muita gente perdendo suas vidas e suas moradias.

Faça chuva ou faça Sol, sempre existirá soluções para um mundo melhor. Está na hora de pensar e de agir.


Marco Valério

domingo, 1 de julho de 2012

O melhor Médico do mundo


Se precisas de ajuda, Ele está sempre a te esperar...

Na tua dor, na tua angústia, no teu desespero e aflição.

Confessa os teus problemas a Ele,

Pois assim uma solução haverá.

A história desse grande Médico está prescrita

Na tua vida.

O consolo que vem das palavras dele

São reconfortantes.

Olha ao teu redor, irmão, hoje o céu está lindo.

Os teus verdadeiros amigos e familiares te amam...

Vamos viver eternamente...

Aprendi muito com este Médico chamado Jesus...

Por isso que, nas histórias vividas em meus plantões,

Eu sempre te recomendarei o Mestre,

Pois Ele é a vida, a esperança e o amor...

Quer remédio melhor que esse?

Paz para todos!



Marco Valério