domingo, 30 de setembro de 2012

Algemar a consciência


Na luta por melhores condições

De trabalho na  arte hipocrática,

O senhor juiz assinou as prisões

De médicos de forma errática.




"Data venia", senhor magistrado,

Vossa Excelência errou na sentença,

Quem deve permanecer trancafiado

É o governo, o dono da indecência.



O Brasil ver de perto Alagoas:

A injustiça que vem da negra toga

Contra as batas brancas de pessoas

Que defendem a Medicina que afoga.



Um erro cometido é um prejuízo,

É algemar a própria consciência,

É despachar sem bom-senso, sem juízo,

É não pensar no ato e na consequência.


Marco Valério Gomes Batista Gonçalves


Homenagem de solidariedade ao colega médico, presidente do sindicato dos médicos de Alagoas, Wellington Galvão, o qual foi preso injustamente por defender por melhores condições para nossa classe.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Encontro agradável

Da direita pra esquerda: meu irmão Marco Túlio, eu e o casal 20: Osvaldo Faustino e sua esposa Augusta Carneiro


Em momento de descontração, no Mag Shopping, encontramos o conterrâneo cajazeirense Osvaldo Faustino e sua esposa Augusta Carneiro (colega pediatra). Falamos e nos lembramos de fatos e pessoas que marcaram as nossas vidas.

Falar com a voz que emana do coração é ter a alegria de ouvidos que escutam felicidade...

Marco Valério

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cartinha de Maria Alice para todos


"Oi, pessoal, meu nome é Maria Alice, tenho três meses, estou muito feliz, pois amanhã terei alta hospitalar, depois de uma andança grande, para curar o meu dodoi. Gostaria de agradecer a todos vocês por continuarem me ajudando com preces, apoio e tratamento. Sou grata aos profissionais da saúde que me ajudaram e ainda estão me ajudando: o pessoal do transporte, os funcionários do hospital em geral, a equipe de enfermagem e a todos os médicos, de Sousa à João Pessoa, os quais contribuíram para que eu a cada dia vencesse uma etapa do meu tratamento. Sou grata em especial à Dra. Beânia Fernandes, a minha pediatra nota dez e aos meus cirurgiões plásticos Dra. Lourdinha Fernandes, um amor de pessoa,  e dr. Emilton Amaral, que é muito legal. Estou indo para o apartamento da vovó Francisquinha, ficar recebendo os carinhos e cuidados do papai e da mamãe. Brigadinha à toda minha família. Estou agradecendo através desta cartinha, que meu titio babão tá colocando aqui, pois infelizmente não poderei receber visitas, pois o meu dodoi ainda não curou. Que chato! Mas depois eu irei agradecer pessoalmente a todos vocês com o meu lindo sorriso. Muito obrigada! Papai do Céu abençoe a todos!"

21/09/2012

Ass.: Maria Alice

domingo, 16 de setembro de 2012

Um sopro de vida


Estamos acostumados, como médicos a decidir as vidas de muitos pacientes, mas existe uma situação delicada para um médico: quando o paciente é um ente querido ou ele próprio, estando o sopro da vida  no limite da existência.

Então, sopremos momentos felizes com quem amamos e vivamos intensamente cada momento na Terra. A nossa respiração pode ser até falha em certos momentos, porém devemos inspirar forte e soprar intensamente pensamentos positivos de paz e recuperação da felicidade.

Marco Valério


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mais um recorde

clique na imagem!

Neste último dia 10 de setembro, o nosso blog Coração, versos e prosa conseguiu mais um recorde: tivemos acessos em 7 países, sem contar com o Brasil, em um único dia. Se unir os outros acessos internacionais, desde o inicio do nosso querido blog, contabilizamos mais de 25 países que já viram as nossas artes.

Estou muito feliz com esse grande feito, pois não foi fácil conseguir esta vitória, à custa de muitas ideias e afinco para dar aos nossos leitores o melhor que podemos fazer. Sei que podemos conseguir muito mais, por isso insisto em pedir-lhes que se possível divulguem aos amigos e familiares o nosso blog, compartilhando-o nas redes sociais.

Acompanhem na figura acima os pontinhos vermelhos que correspondem os vários lugares de acesso no dia específico exposto acima (10 de setembro) e no lado esquerdo estão os países que estavam conectados ao nosso querido espaço de sonhos e de felicidade.

Por tudo isso, despeço-me com meu muito obrigado a todos!

Cordialmente, 

Marco Valério

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mentes perigosas


Li recentemente Mentes Perigosas- o psicopata mora ao lado. Este livro foi escrito pela médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva e fala como identificar um psicopata.

O que são psicopatas? Vou colocar a descrição da própria autora:

"...são idivíduos frios, calculistas, inescrupulosos, dissimulados, mentirosos, sedutores e que visam apenas o próprio benefício. Eles são incapazes de estabelecer vínculos afetivos ou de se colocar no lugar do outro. São desprovidos de culpa ou remorso e, muitas vezes, revelam-se agressivos e violentos. Em maior ou menor nível de gravidade e com formas diferentes de manifestarem os seus atos transgressores, os psicopatas são verdadeiros "predadores sociais", em cujas veias e artérias corre um sangue gélido."

Na verdade, são indivíduos que possuem o lado racional da mente preservado, porém o lado sentimental ausente, por isso, para um psicopata tanto faz dar um tapa em uma pessoa ou matá-la, pois ele não tem nenhum sentimento de culpa.

São pessoas extremamente egocêntricas. Tudo deve-se girar em torno de si e quando são contrariadas se tornam impulsivas. Um psicopata por exemplo é capaz de bater em um bebê por que a criança está chorando e atrapalhando o sono dele. Isso sem nenhum remorso.

Eles são pessoas extremamente mentirosas, persuasivas, as quais cometem vários tipos de crimes: roubos, estelionatos, assassinatos, etc.


"O jogo deles se baseia no poder e na autopromoção às custas dos outros, e eles são capazes de atropelar tudo e todos com total egocentrismo e indiferença."


O perigo está no fato que no início os psicopatas se mostram pessoas atraentes, educadas, mas tudo isso não se passa de uma farsa para que eles possam atingir seus objetivos materiais. Eles provocam verdadeiros rombos emocionais nas outras pessoas e quando são desmascarados, assumem uma atitude de vítimas. Podem até alegar arrependimento, mas essa postura não corresponde à realidade pois eles não têm sentimentos. Isso na verdade nada mais é que um teatro racional para evitar punições por parte das outras pessoas.

"Importante destacar que ninguém vira psicopata da noite para o dia: eles nascem assim e permanecem assim durante toda a sua existência. Os psicopatas apresentam em sua história de vida alterações comportamentais sérias, desde a mais tenra infância até os seus últimos dias, revelando que antes de tudo a psicopatia se traduz numa maneira de ser, existir e perceber o mundo."

Segundo a classificação americana de transtornos mentais (DSM-IV-TR), a prevalência geral do transtorno de personalidade antissocial ou psicopatia é de cerca de 3% em homens e 1% em mulheres, em amostras comunitárias.

Vale a pena ler o livro!

Marco Valério Gomes Batista Gonçalves

Fonte: livro Mentes Perigosas.

domingo, 2 de setembro de 2012

No hospital de nuvens


Havia um hospital no céu, chamado hospital de nuvens, onde vários profissionais da saúde trabalhavam ostensivamente.
Nele, tinha um setor chamado área dos Bem-vindos, que correspondia um local de atendimento secundário emergencial das almas, que chegavam naquela casa de saúde espiritual, primeiramente, no setor da Boa-entrada.
Então, na área dos Bem-vindos, estava uma alma em instabilidade espiritual, que precisava de muito afinco e atenção de todos daquele setor. Naquele momento, uma auxiliar da equipe indagou ao médico, cuja especialidade era a Soerguimento, se ele estaria 24h de plantão, pois ela estaria. O médico disse que não. Ela propôs ao médico a agilizar a transferência da alma para a UTI azul e o doutor concordou, mas ele lhe disse que não havia no momento vaga.
O médico achou interessante aquela preocupação da auxiliar com a alma necessitada, porém percebeu algo solto no ar, e dirigiu-se a palavra para ela:
_Não se preocupe pois assim que aparecer a vaga, transferirei a alma instável.- neste momento, ele fez uma pausa e olhando no fundo dos olhos da auxiliar, continuou- pois assim, você dormirá a madrugada toda.
A funcionária ficou pasma com aquela afirmativa e depois começou a rir e admitiu que o real motivo de querer a transferência da alma acamada era o pensar em si.
Essa é uma história fictícia, mas bem que poderia ser uma história real, em que percebemos que até no céu de ilusões, os seres estão pensando mais em si que nas almas.
Marco Valério Gomes Batista Gonçalves