terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nós somos seres egoístas


Amigos leitores, pode parecer até algo que nos causa certa resistência, mas se mergulharmos fundo no  nosso íntimo, perceberemos que somos seres egoístas. Isso é a mais pura verdade. Eu sou egoísta. Você é egoísta e não adianta balançar a cabeça e ficar com raiva não, é sim. Nós somos egoístas.

Estamos sempre pensando na gente, e o resto que se exploda. Desde que o mundo é mundo, o egoísmo sempre existiu, só mudam os personagens e seus cenários. Uns apararentam-no mais que outros, em percentagens diferenciadas.

Nós seres humanos assim como as contas bancárias, temos as nossas finanças, só que na imaginária conta humana o capital são os nossos feitos, as nossas ajudas, as nossas palavras e conselhos para o bem, o nosso incentivo em uma causa coletiva. Enfim, esses fatores determinarão se as nossas contas de se fazer o bem dentro de nós estão positivas (o nosso lucro de ajudar) ou se estão negativas (o nosso déficit sentimental).

Só que têm pessoas que nunca ouviram falar em uma palavrinha mágica chamada "Gratidão". Bem, se ouviram falar, a amnésia as faz esquecerem, pois o egoísmo é tanto que anula até a possibilidade de outras pessoas as amarem com intensidade, funcionando como um escudo de resistência e da discórdia.

O egoísmo anda de mãos dadas com o orgulho, com a sensação de que as outras pessoas não existem e que não têm sentimentos. Afinal, o egoísmo só tem tempo de se ver ao espelho. O egoísmo emite palavras descabidas, mal-pensadas e infelizes que uma vez lançadas aos ventos não se tem como prever os seus resultados maléficos.

Nós somos seres egoístas pois estamos a toda hora e a todo instante sempre criando problemas, instigando dificuldades, acendendo a chama da infelicidade. Se todos nós já nascemos egoístas, não temos culpa disso, mas pelo menos que fique uma mensagem:

_ Sejamos nós menos egoístas!

Marco Valério


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Foto histórica

Esta foto foi inicialmente publicada no mural do Facebook do jornalista Gutemberg Cardoso

A fotografia logo acima mostra Frei Damião, o prefeito de Cajazeiras Quirino com a mão no ombro dele e o meu saudoso pai Zezinho Gonçalves, naquela época secretário de Finanças de Cajazeiras, com as mãos na cintura, olhando para Frei Damião.

Estava em um restaurante em João Pessoa, quando encontrei o jornalista e conterrâneo de Cajazeiras Gutemberg Cardoso, que me disse que tinha publicado essa relíquia em seu Facebook. Obrigado Gutemberg!!

Grande pai, grande homem, uma pessoa sensível e humana que tinha uma sabedoria extraordinária... Saudades... Suas lições ainda continuam vivas nos guiando em nossas estradas...

Marco Valério

Dica de bem estar


A nossa dica de bem-estar de hoje leva em conta o tumulto do nosso dia-a-dia. Sabemos que o mundo está corrido demais: muitas informações, contatos, trabalhos e família. Com isso vem as preocupações, os problemas do cotidiano e pequenos aborrecimentos, por exemplo, com o carro que quebrou, com a tv que falhou ou com o cano que se estourou.

Na casa, existem dois móveis ao meu ver que devem ser considerados sagrados: a mesa onde se fazem as refeições e a cama em que embalamos os nossos sonhos. Então, a dica de hoje é simples: se você tiver algo negativo na mente, mas que não tenha nenhuma emergência de ser contado, evite falar para as pessoas nesses instantes, pois não existe algo pior para o ânimo de um indivíduo ter que amargurar uma notícia ruim e inoportuna, que facilmente poderia ser suprimida, no momento em que  estamos prontos para nos deliciarmos com uma refeição ou quando estamos prestes a tirar um sono relaxante.

O diálogo de problemas é fundamental, mas temos que sabermos o momento e o ambiente certos para alcançarmos uma solução para os mesmos. E tenham certeza que nas refeições ou na hora do sono, os problemas não emergenciais se tornarão problemas deselegantes que  não serão bem-vindos...

Essa é uma pequena dica que tornará a nossa vida mais feliz. Experimente-a!




Marco Valério

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Ultimamente, os vestibulares estão cobrando em suas provas questões de interpretação de linguagens, códigos e suas tecnologias. Essas duas representações publicitárias abaixo foram retiradas de questões do Sistema de Ensino Positivo, bem como a análise delas, feitas através de questões de múltiplas escolhas. Colocarei apenas a interpretação correta, de cada peça publicitária.



UM BANHO mais rápido pode salvar vidas. Crianção DM9DDDB, para Cia. Athlética e WWF-Brasil.
A chamada da campanha "Um banho mais rápido pode salvar vidas" refer-se tanto ao uso imoderado de água no banho quanto à possibilidade descrita pela imagem, ou seja, o evento inusitado de lutadores de sumô despencarem sobre a personagem. Essa duplicidade de sentido cria o efeito cômico da peça publicitária e serve como recurso para atrair o leitor.


USE música. Não deixe a droga controlar a sua vida. Nações Unidas, (s.d.) Campanha Publicitária.
O imperativo é um modo originalmente, ligado à noção de comando, mas é mais utilizado na Língua Portuguesa com o objetivo de convidar, induzir, aconselhar o interlocutor a fazer algo, como, por exemplo, aderir a uma causa, comprar um produto, adotar um comportamento.

A peça publicitária logo acima objetiva compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.


A minha avaliação

O que tenho notado é a formulação de questões mais interessantes nos vestibulares atuais, aproximando-se mais de nossa realidade, unindo as disciplinas avaliadas. O escrito também nos remete a uma reflexão que na arte da publicidade as imagens, as mensagens, as cores e formatos são meticulosamente feitos com o intuito de se chegar a um objetivo.


Marco Valério

domingo, 25 de novembro de 2012

A arte da persuasão e pacificação do ministro Ayres Britto



No Supremo Tribunal de Justiça, estava havendo um grande impasse entre os ministros Joaquim Barbosa e Lewandowski, que em determinado momento chegou até a se retirar da sessão. Naquele instante, a presença do ministro Lewandowski era importante para não parar o julgamento e o Supremo não ser desmoralizado. Ele exigiu do presidente Ayres Britto um desagravo, pelos fortes embates com Joaquim Barbosa. Então, Ayres Britto habilidosamente proferiu:

"As pessoas de fora não entendem, e às vezes até ridicularizam, mas todos os data venia e 'Vossas Excelências' têm a função de garantir e, às vezes, restabelecer a concórdia entre os ministros (...). Todos precisam de afagos, ainda mais diante de debates duríssimos. Senão sobram muitas mágoas."

Quando os ministros retonaram na sessão, Britto disse:

"Tenho de cumprimentar o retorno de Sua Excelência, o ministro Ricardo Lewandowski, que reassume seu indispensável e altaneiro papel de revisor desse processo. Vossa Excelência e o ministro Joaquim Barbosa, para mim, só merecem aplausos e elogios."

Com essas sábias palavras, o julgamento estava mais uma vez salvo. Antes de sair do Supremo, Britto deixou um recado suave e reflexivo, sempre com um tom literário em suas palavras, o qual dignifica a sua sapiência:

"Não temos direito a mau humor. Entendo que nossas rugas aumentam para que nossas rusgas diminuam. Aprendi com meu pai. É dele também a frase que o juiz não deve impor respeito. Eu sempre disse para mim que derramamento de bílis e produção de neurônio não combinam."

Na Antiguidade, a bile representava a cólera, a agressividade, por isso que o ministro Ayres Britto fez essa comparação. Essas palavras, com certeza, ficarão na História, uma prova viva de como a habilidade nas palavras podem surtir um desfecho, em que persuasão e paz foram ingredientes fundamentais nesta receita.

Marco Valério

Fonte: Revista Época (19 nov 2012)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Os segredos das apresentações poderosas


Excelente livro de autoria do médico Roberto Shinyashiki, o qual dá uma abordagem sobre oratória que o importante não é falar bonito, mas gerar ações em outras pessoas pelo falar.

Ele apresenta novas formas de pensar sobre o tema. O mesmo prega que o nosso sucesso é proporcional ao número de pessoas que nós ajudamos, pois o participante que vai assistir a uma palestra está interessado nele e não no apresentador, por isso que devemos conhecer os objetivos dos ouvintes.

Os segredos de uma boa apresentação, segundo o autor, são: ser ético, dar benefícios aos ouvintes, ser exemplo de que se fala, tocar os corações das pessoas, interagir com o público, ter ritmo e intensidade, permanecer na mente do público, usar o tempo com habilidade. Isso tudo é conquistado com muito treino e nunca desistindo com as dificuldades.

O livro tem uma linguagem fácil de ser entendida e as várias gravuras também ajudam a fixação das lições. Colocarei uma mensagem do autor extraída do livro:

"Curta sua apresentação

Apresentar suas ideias para um público é motivo para uma grande festa. É uma oportunidade maravilhosa!
Curta esse momento especial da sua vida, dê seu recado, atinja seus objetivos e ajude as pessoas a lidar melhor com sua vida.
E faça como disse Steve Martin: "Seja tão bom que ninguém poderá ignorá-lo."
Divirta-se enquanto faz sua apresentação. Afinal, esse momento é a coroação de todo o esforço que você teve se preparando."

É realmente um excelente livro, não deixe de lê-lo! Abraços!

Marco Valério


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Na torcida pela saúde deste grande escritor



Nossas forças positivas para a recuperação do escritor Luís Fernando Veríssimo, que se encontra internado no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Nossas preces para que todos os profissionais de saúde sejam iluminados para tratar deste grande escritor, que nos traz bastante alegria.

Veríssimo, que é filho do também escritor Érico Veríssimo, nasceu em Porto Alegre (RS), em 26 de setembro de 1936. Cronista do cotidiano, o escritor tem mais de sessenta títulos publicados e é colunista dos jornais "O Globo", "O Estado de São Paulo" e "Zero Hora". Ele publicou o seu livro mais recente, a coletânea de crônicas "Diálogos Impossíveis", em outubro deste ano.

Nossa torcida, para que continuemos aproveitando do deguste da leitura de um dos grandes gênios da Literatura Brasileira.

Marco Valério

10 razões para apoiar o IPC Professor Genival Veloso de França

Foto ilustrativa: a foto corresponde ao Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Coloquei-a só para dar uma dimensão de uma sugestão de como seriam as prováveis instalações do IPC Professor  Genival Veloso

As dez razões seriam:
  1. Já se foi provado por A + B que se pode homenagear as pessoas vivas em orgãos públicos, em alguns casos específicos;
  2. Meritocracia: dr. Genival Veloso tem o mérito da homenagem;
  3. Por dr. Genival Veloso exercer várias profissões, estaríamos homenageando também, todos os médicos, professores, cientistas e advogados;
  4. A homenagem de se colocar o nome de professor Genival faria com que tivéssemos a certeza da execução da obra por parte do empresário Roberto Santiago;
  5. E a construção deste IPC não seria qualquer IPC, mas sim um Instituto de Polícia Científica à altura do homenageado;
  6. A população sairia ganhando, pois teria as resoluções de crimes de uma forma mais dinâmica, utilizando novas tecnologias: exames de DNA, análises químicas de entorpecentes, arquivamento eletrônico de digitais humanas, etc..
  7. O nosso IPC, com essa homenagem, teria reconhecimento internacional;
  8. A Paraíba e nós paraibanos ficaríamos sendo bem vistos mundialmente por essa homenagem;
  9. Alcançando o nosso intento será a primeira vez que uma campanha iniciada nas redes sociais na Paraíba lograria êxito, nas decisões do nosso estado;
  10. A satisfação não seria só de uma pessoa mas de várias, pois o homenageado realmente merece e é querido por diversos segmentos da sociedade;
Pensem nisso! Não vamos esmorecer nessa ideia e  vamos levá-la todos juntos a frente!


Marco Valério

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Linda fotografia


Esta linda fotografia foi selecionada como destaque no dia de hoje (21-11-2012) no site da revista Época. Ela é linda e mostra um tigre brincando com uma bola em um zoológico de Zurique, na Suíca. Bem, eu não queria ser esta bola não (risos). O conjunto da obra está maravilhosa.

A fotografia mostra-se bastante interessante pela espontaneidade do felino, pela dificuldade de se pegar um ângulo certo para fotografar o instante certo, pela leveza do enquadramento, com iluminação adequada e, no final, o resultado de tudo isso não se precisa nem falar. É só preciso ver...

Veja logo abaixo, os detalhes:




Marco Valério


Um dia especial


As alianças são bonitas e reluzentes, porém o mais bonito é o que elas representam: o nosso noivado.


Carla Juliana e Marco Valério


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia da bandeira brasileira


Hoje dia 19 de novembro se comemora o dia da nossa bandeira, por isso deixo a minha mensagem:

_ Linda bandeira, representas o nosso povo, o nosso suor e as nossas lágrimas. Vinte e sete estrelas de nossos estados e Distrito Federal estão em teu ceu e as tuas cores estão na representação poética do nosso coração: o verde, na esperança de nossa memória; o amarelo, na riqueza de nossa sabedoria; o azul, na imensidão de nossos sonhos e o branco, na paz que pede paz. E diante de toda essa mensagem multicolor, tu nos pedes, serena e harmoniosa: "Ordem e Progresso".

Marco Valério

domingo, 18 de novembro de 2012

Sugestão de planta do Clube dos Médicos

Planta baixa do Clube dos Médicos da Paraíba no litoral Sul. Clique na imagem!


Recibi uma ajuda importante hoje dos meus primos engenheiros Diego José Alves Gomes e Tiago Alves Gomes com relação a proposta do artigo anterior da construção do Clube dos Médicos da Paraíba no litoral sul, próximo ao Centro de Convenções (vide artigo anterior). Eles desenvolveram a planta baixa do clube, após discutirmos a ideia colocada no blog. Fizemos um esboço em um papel e depois surgiu a mesma, através de programa de computador AutoCad. Maravilha, ficou ótima! Muito obrigado aos meus primos por esta ajuda. Valeu!
Um sonho a ser construído necessita de uma planta (e nós já a temos), o plano, as condições necessárias e muita energia para alcançarmos o nosso objetivo. Avante!!
Marco Valério

sábado, 17 de novembro de 2012

Novo Clube dos Médicos da Paraíba


Um espaço para nós médicos paraibanos relaxarmos, um ambiente de descontração e de lazer ao seu alcance e de sua família. Apresento-lhes o mais novo clube da Paraíba: o Clube dos Médicos da Paraíba, localizado no litoral Sul de João Pessoa, próximo ao Centro de Convenções Poeta Ronaldo da Cunha Lima, unindo lazer e ciência para os filhos de Hipócrates.

Bem amigos, essa não é nenhuma propaganda de Clube, mas é a propaganda de uma ideia a ser colocada em prática. As fotos de lazer deste artigo correspondem ao Mussolo Resort, mas bem que poderiam ser do Novo Clube de Médicos da Paraíba- uma ideia a ser regada.




Com o nosso clube nós teríamos conforto para nossa família através da estada em bangalôs;








O Clube ficaria no Litoral Sul, e poderíamos aproveitar a beleza do mar; bem como desfrutar de um complexo de quadra esportiva, piscinas, salão de festas, estacionamento e um serviço de vigilância;






Com este clube, poderíamos aliviarmos o nosso estresse diário da Medicina e utilizarmos os espaços de diversão, para conversarmos com os colegas, trocarmos novas ideias. Seria um espaço para mostrar o nosso outro lado, diferente daquele ar de tensão e de responsabilidade de nossa profissão médica. Um espaço para unir a família, promovendo também através de encontros saudáveis a humanização da Medicina. Já pensaram nós em um restaurante como este logo abaixo neste novo clube?

O novo clube ficaria perto do novo Centro de Convenções, desta forma, uniríamos lazer e ciência ao mesmo tempo. O Clube poderia servir também até como hospedagem para palestrantes vindos de fora, que fossem se apresentar no Centro de Convenções. Há um clube bem organizado que poderia servir de exemplo para nós: o Clube dos Magistrados da Paraíba.

Centro de Convenções Poeta Ronaldo da Cunha Lima

A realidade é que estamos precisando de um lugar para o nosso descanso e de nossa família, um lugar que pudesse unir todos os médicos paraibanos. Com relação ao antigo Clube dos Médicos, poderíamos vendê-lo e adquirir novo terreno nesta nova área, poderíamos solicitar também ajuda financeira ao CRM e CFM, assim como poderíamos instituir uma mensalidade aos médicos que quisessem se associar durante o período da construção do nosso clube.

Então, lanço a proposta de nós médicos viabilizarmos esta proposta extremamente viável...


Marco Valério G. B. Gonçalves

Obs.: As fotografias utilizadas neste artigo correspondem ao Resort Mussolo, localizado na cidade do Conde, e foram utilizadas por intuito meramente ilustrativo. A última ilustração corresponde a representação computadorizada gráfica do Centro de Convenções da Paraíba.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Proclamação da República

Proclamação da República: obra de Benedito Calixto
A proclamação da República do Brasil teve como data histórica 15 de novembro de 1889. De lá para cá, muitos fatos ocorreram e, no hoje, nós estamos.

A República ganhou espaço pela decadência da Monarquia daquela época. Muitos fatos ocorridos no passado que contribuiram para a crise no sistema monárquico se assemelham ao presente. Vamos fazer uma comparação:


  1. Naquele tempo, a interferência de D. Pedro II nos assuntos religiosos provocou um descontentamento na Igreja Católica. No hoje, especula-se bastante o fato de se retirar o nome "Deus seja louvado" das cédulas de dinheiro, em um país preponderantemente cristão;
  2. No fim do século XIX, o Exército Brasileiro não aprovou a corrupção existente na corte e ficou descontente pelo fato de não poder se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra. Hoje, no Brasil, o Exército também não aprova a corrupção do Partido dos Trabalhadores (PT) no governo e o fato de a presidenta Dilma marcar linha dura com relação a abrir a caixa-preta da ditadura;
  3. A falta do apoio dos proprietários rurais do Brasil monárquico ao império foi outro assunto que contribuiu para se estabelecer a República. Atualmente, os proprietários rurais também estão insatisfeitos pelo fato do atual governo apoiar em demasia movimentos como o MST (Movimento dos Sem Terra);
  4. A classe média antigamente estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. No agora, a classe média se sente sufocada com a carga tributária que chicoteia as suas costas;

Muitas semelhanças, do antes com o agora. Que sirva de recado para a presidenta Dilma, pois a República, no presente e futuro, pode até continuar, mas a presidência pode mudar...



Marco Valério


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Instituto de Polícia Científica Professor Genival Veloso de França


Em João Pessoa, na Paraíba, com a troca dos terrenos da Acadepol por um terreno no Geisel, em uma negociação entre o governo do estado e o empresário Roberto Santiago e tendo o respaldo da Assembleia Legislativa, houve o termo de compromisso e ajustamento de conduta (TAC),  que ficou acertado que além da troca, o empresário teria que realizar a construção de três novos equipamentos de segurança pública para o Estado (a Academia de Polícia do Estado, o Instituto de Polícia Científica, a Central de Polícia do Estado) e um shopping em Mangabeira.

O Instituto de Polícia Científica (IPC) se divide em três setores: criminalística, identificação e departamento de Medicina Legal. A nossa proposta que já vem ganhando a aceitação nas redes sociais é colocar o nome do IPC de Instituto de Polícia Científica Professor Genival Veloso de França, uma homenagem em vida a esse grande homem, médico, advogado, professor, escritor e cientista, que elevou o nome da Paraíba a nível mundial.

Uma dúvida comentada é a questão se pode uma pessoa em vida receber uma homenagem em prédios públicos? Existem casos específicos que isso é possível sim, modificando assim o entendimento doutrinário e jurisprudencial atualmente adotado, defendendo-se a consignação de nomes de pessoas vivas nos prédios dos orgãos públicos, desde que haja uma plausível justificativa, pela qual se consagre o mérito e justiça da láurea concedida, somada à aprovação da comunidade diretamente interessada. 

Não existe nenhuma lei na Paraíba, que impeça a homenagem de pessoas vivas em prédios públicos, assim como a construção do IPC vai ser com verba do TAC e não com verba federal, com isso não se está ferindo a lei 6454/77.



E quem pode receber em vida uma homenagem dessas?

Servidores que não possuam subordinação hierárquica aos governantes ou aos chefes de repartições públicas em geral, assim como, todos quantos, sem qualquer vínculo com a Administração Pública, mas tenham uma reconhecida folha de serviços prestados à sociedade, sem interesses pessoais ou escusos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, segurança pública, cultura, desporto, meio ambiente e outras.

Uma coisa é homenagear outrem, simplesmente por capricho, sentimento ou interesse pessoal da autoridade; outra, homenagear a quem pautou-se durante grande parcela de tempo de sua vida, dedicando-se diuturnamente em prol do interesse da sociedade.

Daí, ser de entendimento que, pelo fato de se homenagear alguém em vida, com o seu nome estampado no frontal de algum prédio, não deve caracterizar, por si só, uma inconstitucionalidade ou ilegalidade. Deve-se abnitio detectar o animus da autoridade, buscando sua intenção. Se seu ato teve uma conotação mais pessoal ou política que meritória ou justiça.

Ora, se o administrador ou legislador propõe que alguém seja laureado com o seu nome em um determinado bem público, e se a coletividade entende que tal homenagem é justa, não há de falar em ato ilegítimo ou contrário ao interesse público.

Ademais, pode a aludida autoridade propor, antes da homenagem, a realização de um plebiscito ou referendum, instrumentos legais populares, que devem ser manejados para aferir-se se o ato administrativo ou legislativo atende ou não o interesse público.

Quem sairia ganhando com essa homenagem é a sociedade paraibana, pois com o nome do homenageado no IPC, ele iria fazer de tudo, para que esse instituto fosse um dos maiores do mundo. Um orgulho para toda a Paraíba.

No caso específico de dr. Genival Veloso, ele tem o mérito, tem a justiça da láurea a ser concedida e pelo que estou vendo nas redes sociais, tem a aprovação da comunidade. Então, vamos divulgar esta ideia, para construirmos juntos o Instituto de Polícia Científica Professor Genival Veloso de França!




Curiosidades:

  • Dr. Genival foi avisado que estava tendo essas manifestações na internet pelo cirurgião dr. José Calixto e lhe respondeu sorrindo bastante feliz em tom de brincadeira: "É perigoso homenagear alguém em vida, pois o homenageado poderia fazer uma besteira depois...".
  • Dr. João Modesto (médico endocrinologista e ex-presidente do CRM-PB) disse que já havia entrado em contato com o deputado José Aldemir, para fazer a apresentação da propositura na Assembleia Legislativa do Estado.


Abaixo, algumas obras públicas com o nome de pessoas vivas, seguindo o raciocínio exposto acima:




 Em 2003: o governo do Estado do Paraná torna-se responsável pela instituição, cria uma Organização Social e Civil de Interesse Público e altera seu nome para Museu Oscar Niemeyer (MON). O museu realiza exposições e pesquisas nas áreas de artes visuais, arquitetura e design e realiza projetos por meio da Lei Rouanet.



A Av. Jornalista Roberto Marinho teve seu nome instituído em 1995, em São Paulo capital. Dr. Roberto Marinho morreria em 2003.
 
 




Fórum Desembargador Miguel Levino de Oliveira Ramos, em Mamanguape-PB, homenagem feita em vida.
 

Um pouco sobre a vida do homenageado:




Por toda a sua história, dr. Genival Veloso, parabéns! E que Deus lhe dê muitos e muitos anos de vida! Essa homenagem que estamos propondo é pequenina diante de sua grandeza, mas está sendo realizada de coração por todos nós que o admiramos e com as graças de Deus esse sonho se tornará realidade...


Marco Valério Gomes Batista Gonçalves.


Fontes:
artigos.netsaber.com.br
www.cliquearquitetura.com.br
debates sobre o tema no grupo Médicos da Paraíba no Facebook e outras redes sociais


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dia mundial da gentileza



Hoje é dia mundial da gentileza, dia de refletir sobre esta palavrinha mágica e de proporcionar às pessoas ao redor um momento de felicidade. Seja um colecionador de sorrisos! Espalhe a felicidade onde a mesma falta! Ajude quem necessita! Deseje momentos alegres a todos! Cante uma música para quem não sabe cantar! Telefone para uma pessoa que necessita ouvir um apoio! Mande uma mensagem positiva às pessoas nas redes sociais! E o mais importante de tudo faça uma repetição das ações deste dia nos outros dias do ano!


Marco Valério

domingo, 11 de novembro de 2012

As dificuldades mostram o ser


Dando continuidade as minhas histórias médicas, vou-me reportar ao passado, no tempo em que fazia minha residência médica de Ecocardiografia no Hospital das Clínicas (UFPE).

Estava fazendo os exames ecocardiográficos dos pacientes ambulatoriais, quando me deparei com uma senhora que havia feito uma cirurgia de câncer de mama. Ela estava um pouco cansada. Até tudo aí tudo bem, mas quando coloquei o transdutor da máquina em seu tórax, via-me diante uma das emergências cardiológicas: o tamponamento cardíaco, que é o acúmulo de líquido patológico no saco que envolve o coração, comprimindo as câmaras cardíacas, impedindo a passagem normal do sangue, que correm das veias para o coração e deste para o resto do corpo, assim o paciente fica com a pressão baixa e com frequencia cardíaca acelerada, cansaço, as veias do pescoço túrgidas, etc.

Fiz o comunicado a preceptora responsável e daí por diante, começamos agilizar a vaga na UTI, comunicação ao cirurgião-torácico, para realização de um procedimento que visa passar uma agulha entre o osso esternal e a costela esquerda até o saco pericárdio para descomprimir as câmaras cardíacas (Observe na figura acima, as setas representam a compressão pelo líquido que deve ser drenado. AE=átrio esquerdo; AD= átrio direito; VE= ventrículo esquerdo; VD= ventrículo direito; Ao= aorta). E aquele acúmulo de líquido provavelmente seria pelo câncer da mama, por uma possível metástase.

O procedimento foi feito com sucesso. O tempo era precioso naquele momento... E deu tudo certo...

Terminado o expediente, já estava noitinha, dirigia-me até meu carro no estacionamento do HC. Ao caminhar espalhava com os pés algumas folhas de árvore de lá. E na mente, a sensação do dever cumprido, bem como, eu ouvia uma voz oculta que me dizia:

_Parabéns por ter propiciado junto com seus colegas a celebração da vida desta paciente!

E, eu sorri e fui pra casa feliz, pois descobri que  nas dificuldades  mostramos quem verdadeiramente somos e para que viemos...


Marco Valério

P.S.: A paciente continuou internada no hospital e foi iniciada uma investigação mais apurada e promovida a sua estabilização clínica.


Obs.: Utilizei no texto acima uma linguagem mais popular para que o público que não seja da área de saúde compreenda a doença em si, mas o mais importante de tudo isso foi a mensagem final. Grato!!


sábado, 10 de novembro de 2012

Legal


O legal de se escrever em blog é poder ouvir a repercussão de nossas mensagens, através de elogios, sugestões, opiniões construtivas, discordâncias...

É bacana, chegar até uma pessoa que leu um artigo seu e comentar, debater, rir com situações engraçadas comentadas nos escritos. É estimulante saber que estamos também estimulando as pessoas a lerem mais e também criarem o gosto pela escrita, aumentando a sua capacidade comunicativa.

Enfim, agradeço a todos os amigos que tive contato pessoalmente nesta semana, os quais falaram e comentaram sobre o nosso blog Coração, Versos e Prosa, pois é muito bom saber das pessoas que as nossas mensagens têm ajudado para abrir caminhos por um mundo mais justo, alegre e de perspectivas positivas. Continuem conosco, aqui no nosso cantinho de paz, sonhos e harmonia!

Muito obrigado,


Marco Valério

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Longevidade


Viver com felicidade,

Nadar em vida com paz,

Sentir a longevidade,

Amando, se for capaz...


Marco Valério


Obs.: No momento, assistindo ao Globo Repórter que fala sobre a longevidade dos seres humanos, vivendo com qualidade de vida.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Uma reflexão circense


O mundo desde que é mundo sempre existiu nele seres denominados de "chatos de plantão",que são aquelas pessoas que sempre estão alertas, tirando o barato de um fato, queixando-se da vida, dizendo os defeitos dos outros e esquecendo de seus próprios defeitos.

Estava eu, com um grupo de colegas no tempo da universidade de Medicina. Nós falávamos de fatos corriqueiros para driblar o estresse das massacrantes provas. Não me lembro bem, mas falei algo tolo, mas com o objetivo de entrar no clima da maioria. Foi quando fui supreendido por uma daquelas mensagens que tira toda a nossa graça, uma colega olhou pra mim e com olhar de desdém disse:

_ Palhaço!- essa mensagem acabou com todo o meu barato diante a galera, mas aí minha mente começou a fervilhar, como se tivesse dizendo: "Eu respondo ou não? Será que devo responder ou não? Responder ou não?"- isso tudo em frações de segundos passava-se na minha cabeça. Então, saiu de minhas cordas vocais outra mensagem:

_ É melhor ser palhaço e fazer as pessoas sorrirem que fazerem as pessoas chorarem.- esse meu contra-golpe foi um nocaute sem nenhuma reação depois para aquela pessoa "chata de plantão". Cheguei a conclusão que nem só a força física tem força mas as palavras também...

Marco Valério

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Uma piada entre vizinhos


Dois vizinhos se encontram em frente de suas casas e começam a conversar. Um aproveitou a presença do outro, para desabafar os seus problemas:

_Mas, rapaz, minha situação tá complicada que só: minha mulher morreu; recentemente, fui colocado pra fora do emprego; estou com o aluguel atrasado; meu menino foi preso fumando maconha; ontem à noite, tropecei no tapete e bati com a cabeça no chão, etc, etc.. Você poderia dizer alguma coisa pra mim?

O outro vizinho respondeu:

_Ah, sim, o seu gato, hoje de manhã, entrou na minha sala e quebrou vários objetos. Depois, eu venho deixar o valor das despesas pra você pagar...

Marco Valério

Forward!


Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos da América. Na TV, vi vários chefes de Estado dando as congratulações ao reeleito presidente. Claro que eu não poderia ficar de fora dessa, apesar de não ser um chefe de Estado, eu sou chefe do estado de meu bom humor. Espero que ele se lembre de que o nosso blog o apoiou na sua campanha. E mando a minha mensagem:

_ Parabéns, Obama, faço votos de uma excelente administração e da superação de dificuldades anteriores, de uma forma justa, sensata e consciente! Forward!

Marco Valério

terça-feira, 6 de novembro de 2012

_Paz, Brasil!

Cansado de ver tanta violência em nosso país, através dos últimos fatos nas grandes metrópoles e nas cidades mais pequeninas, em que várias e várias pessoas vem sendo assassinadas (civis, policiais), deixando a população em tremendo pavor, venho através de uma mensagem pedir:

_Paz, Brasil!

Marco Valério

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Romney X Obama


Amanhã, grande parte dos americanos irá às urnas eleitorais, decidir o seu voto entre o atual presidente Barack Obama e o republicano Mitt Romney.

A disputa está apertada. Cada um que está tentando ao máximo angariar votos ao seu modo. Dentre os assuntos mais falados entre os dois estão: o comércio Chinês, a reforma da saúde americana, a economia e o Oriente Médio.

Quem seria o melhor presidente para o Brasil? Vamos analisar:


Barack Obama:
  • Pontos positivos: reduziu bastante a burocracia em fornecimento de vistos aos brasileiros, flexibilidade na guerra cambial, boa diplomacia com o Brasil, é a favor do programa de se instituir combustível limpo (álcool) na gasolina, o que favoreceria a exportação do nosso álcool;
  • Pontos negativos: não resolveu as pendências que o Brasil ganhou na Organização Mundial do Comércio com relação a questão dos subsídios comerciais americanos, não soube administrar a questão da venda dos 36 caças Boeings para o Brasil;
Mitt Romney:
  • Pontos positivos: deseja uma abertura maior de comércio com a América Latina, vai impedir o avanço dos produtos chineses nos EUA, através de políticas tributárias (o que facilitaria a venda dos produtos brasileiros, nesta guerra);
  • Pontos negativos: como republicano tem uma linha de preservar a gasolina sem outros combustíveis, faz uma linha mais dura com relação a imigração, é um candidato que ninguém sabe como se comportará em um possível mandato;

Analisando os fatos, não vou ficar em cima do muro. Que o Mitt Romney não me leia, até por que isso geraria uma grande crise diplomática Brasil-EUA, sem precedentes, pela minha nobre opinião, mas ao meu ver ainda continuo achando que o melhor presidente americano para o Brasil é o Barack Obama. Vamos aguardar!


Fotografia do presidente Lula com Obama: logo acima, vemos a minha fotografia na Casa Branca, mostrando o reconhecimento da grande importância das opiniões deste ilustre blogueiro para o povo americano.


Marco Valério para o blog Coração, Versos e Prosa.

domingo, 4 de novembro de 2012

Alta filosofia no plantão

Estava no plantão e, em um dos intervalos de procedimentos, em que se unem todos (alguns médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem), o assunto em pauta era que as notícias boas não se espalham, enquanto as notícias ruins correm com bastante facilidade.

Então, cada um falava de uma forma resumida algo que tinha acontecido consigo e espalhado rapidamente por ser uma má notícia, enquanto isso, eu só observava, pois no final também teria que falar algo.

Notava que aquelas conversas estavam deixando-os apreensivos, tensos e com um ar de tristeza. Todos esses elementos são péssimos para um bom desempenho em equipe em um plantão sobrecarregado.

Chegou a minha vez de falar e eu tinha a responsabilidade de dizer algo diferente, que gerasse algo positivo e que acabasse com aquela lamúria que estava deixando o clima muito ruim, então, disse:

_É realmente, as notícias ruins correm muito rápido, já as boas não andam, concordo com vocês. Vejam só o meu exemplo- neste momento, falava com ar sério e compenetrado- quando eu digo que sou lindo e maravilhoso, as pessoas não espalham que sou lindo e maravilhoso, eu fico indignado com isso.

A primeira reação de todos foi de espanto, mas depois todos compreenderam que estava brincando e sorriram. Isso fez o clima ficar mais alegre e logo, logo as conversas foram substituídas por assuntos mais alegres. Esses momentos da vida de alta filosofia, que a gente aprende com os pequenos detalhes dos fatos, levam-me a discorrer a frase de Aristóteles:

"A alegria que se tem em pensar e aprender, faz-nos pensar e aprender ainda mais."

Marco Valério

Convocação

Convoco todas as pessoas que estão me lendo, neste momento, por livre e espontânea vontade, para defender uma solução para o problema da seca do Nordeste brasileiro.

Senhoras e senhores, a falta de água gera escassez de alimentos, bem como a carência das necessidades mais básicas de higiene humano. A falta do precioso líquido está gerando não somente a morte dos animais, mas também de pessoas inocentes.

Este problema se estende por séculos, não é apenas um problema climático, é um problema social, que já deveria ter sido resolvido. Meus irmãos, o problema é sério: está sendo uma das piores secas já enfrentadas nos últimos tempos, por isso aproveito este espaço para convocar-lhes para lutar contra essa falta de atitude dos governantes de não resolver esse problema histórico.

Como ajudar?

O primeiro passo é refletir sobre o assunto, utilizar as plataformas das redes sociais para falar sobre o tema, mandar cartas e emails para as autoridades, ter acesso as mídias escritas e visuais, conversar com os amigos e parentes, ajudar de alguma forma através dos dons de sua profissão, participar de fóruns sobre o tema, se possível ajudar financeiramente a entidades carentes que estão com afinco ajudando os mais necessitados. Enfim, existem diversas formas de ajudar, só não se pode ficar indiferente. 

Muito obrigado, 


Marco Valério

sábado, 3 de novembro de 2012

Aperto de mãos


O nosso mundo está corrido demais. Muitas vezes, a velocidade do relógio mental faz-nos enfrentar por momentos delicados de pequenos desentendimentos.

Na vida, somos atores das circunstâncias, dos sentimentos e da razão. Somos os criadores dos nossos próprios cenários.

Se na Terra, existem tantas pessoas para promoverem a discórdia, por que não criarmos os nossos próprios exércitos de pessoas conciliadoras?

Como é bom ver o aperto de mãos das pessoas nas ruas, as quais se reconciliam através de um bom diálogo sincero e respeitoso.

Ficamos extremamente felizes ao ver essa cena. Ela nos faz bem para mente e para o coração...

Marco Valério


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Luz



Os tempos passam, as histórias continuam, uns chegam ao mundo, enquanto outros deixam o mundo. Amigos e entes queridos partiram e repousam em sono eterno.

A comunicação se faz pela prece, as lembranças estão na memória e a vida continua...

Cada um de nós, enquanto ser humano tem uma missão a cumprir nesta vida. Os nossos atos são manifestações de objetivos colocados em prática. Uns escolhem pelo caminho do bem; outros pelo caminho do mal. E entre o mal e o bem e entre o bem e o mal, inevitavelmente, passar-se-á para uma nova vida.

Hoje, no dia de finados, é tempo reflexivo para juntarmos nossas mãos e rezarmos com fé. É tempo de perdoarmos as injustiças de muitos que se foram; conversamos silenciosamente com Deus, pedindo paz, felicidade e conforto para pessoas queridas em vida em nossas vidas que hoje são a luz. E essa luz é a luz que sempre iluminará as nossas vidas... Amém.

Marco Valério