domingo, 21 de julho de 2013

Nosso escrito na revista Veja

Clique na imagem!


O escrito acima está na revista Veja desta semana e fala sobre as últimas medidas proferidas pelo governo federal com relação à Medicina brasileira.

A presidente Dilma insiste em querer atribuir o caos da saúde à "falta de médicos", implantando um programa que já começa errado por medida provisória, ao invés de ser por decreto de lei (o mesmo já está sendo avaliado pelo Supremo Tribunal de Justiça) e esse mesmo programa já nasce com ar autoritário e ditadorial, sem consulta às entidades médicas, aos centros de ensino, à população, impondo trabalho escravo, aumentando por mais dois anos os cursos de Medicina, para que os médicos recém-formados trabalhem esse mesmo período de graça no Sistema Único de Saúde. Eu lhes pergunto se os bilhões de impostos que pagamos não são para termos universidades públicas e outros benefícios que temos mesmo que de forma precária?

Os índices mostrados pela demografia dos médicos no Brasil mostram que os médicos estão em quantidade suficiente (atualmente temos 1,8 médicos a cada mil habitantes, sendo que o preconizado pela Organização Mundial da Saúde é de 1 médico a cada mil habitantes), porém nossos médicos são mal distribuídos nas diversas regiões do Brasil, por falta de investimentos na saúde, má gestão pela corrupção, desvalorização dos profissionais da saúde, descompromisso político, ações eleitoreiras, articulações políticas coercitivas aos médicos, não resolvendo o real problema, por falta de condições de trabalho.

O problema é mais sério: faltam leitos de UTI, faltam medicamentos e infraestrutura, falta segurança nos ambientes de trabalho, assim como faltam serviços de alta complexidade, exames laboratoriais e de imagem, falta também a valorização dos outros profissionais da saúde.

A solução foi proposta ao governo: a carreira de estado para os profissionais da saúde, o destino de 10% do orçamento da União na Saúde e arrecadação de investimentos dos royalties do petróleo para saúde e educação, a revalidação dos diplomas de médicos estrangeiros por uma prova aplicada pelo MEC, chamado Revalida, etc.. O governo tapou seus ouvidos às entidades médicas, que se retiraram dos orgãos representativos da saúde em protesto.

Conclusão: o movimento médico a cada dia está mais forte, pois aos poucos todos estão vendo os nossos sacrifícios para atender bem a população. Querer ir de encontro ao movimento médico está sendo uma estratégia suicida dos governantes.


Então, escrevi para Veja:

"Sou médico e observo que o Brasil não precisa do programa Mais Médicos, mas sim de mais investimentos e menos enganação."


Abraços!!

Marco Valério

sábado, 13 de julho de 2013

Fazendo a Medicina com amor

É com grata satisfação que registro esta fotografia, gentilmente, autorizada por seu Manoel Francisco da Cruz, nosso paciente na clínica Sigma.

Seu Manoel tem 101 anos e esbanja vitalidade, pois, ele com tantos anos de vida, continua lúcido e ainda faz pequenas atividades domésticas. Momentos como esses são mágicos e especiais, momentos como esses nos enchem de gratidão.

Fico muito feliz de ser médico de um senhor com tanta vitalidade e de poder acompanhá-lo com os ensinamentos de ciência e com os sentimentos do amor fraterno. Parabéns pelos anos vividos, seu Manoel! Receba essa nossa singela homenagem!



domingo, 7 de julho de 2013

Uma piadinha: o doutor e o telefone



O médico tinha chegado em casa depois de mais um dia de trabalho árduo, quando o seu telefone começa incessantemente a tocar e do outro lado as pessoas falavam diversas mensagens, em tempos diferentes, vamos ver algumas:

_ Doutor, a tosse não passou...
_ Doutor, a cirurgia está confirmada para amanhã mesmo?
_ Doutor, a minha mãe está na emergência...
_ Doutor, dar para dar uma olhadinha nos meus exames?
_ Doutor, no SUS não tem remédio, o que faço?
_Doutor, eu acordei o senhor?
_Doutor...

Aí, o médico virou para a sua esposa e disse:

_Mas, querida, este meu celular está um verdadeiro telefone das lamentações. Todo mundo me liga só para resolver pepino, ninguém me liga para almoçar.- neste instante o telefone toca:

_Doutor, tudo bem? Tô ligando para chamar o senhor e a sua família para almoçar aqui em casa.- neste instante o médico pensou:"Ufa, pelo menos uma pessoa para pensar em mim sem tocar em Medicina..."

Aí, a senhora no telefone continua:

_ Mas, doutor, quando o senhor vier aqui em casa, gostaria que o senhor desse uma olhadinha na minha avó, a bichinha tá tão doentinha....








Uma reflexão no consultório


Estava no consultório, quando, em um momento da consulta, fui interrompido por uma pergunta da paciente:

_ Doutor, sorrir faz bem para a saúde?

Parecia uma pergunta ingênua no início, mas, para mim, tinha grande representatividade, por isso, parei, pensei e elaborei uma resposta adequada, então, disse:

_ Quando a gente sorrir com o coração feliz faz bem sim para a saúde, mas quando a gente sorrir dos outros com infelicidade, aí nesse último caso, será o mundo que rirá de nós...

Marco Valério

quinta-feira, 4 de julho de 2013

E, nós, médicos, nas ruas e nos jornais...

Movimento médico ganha as ruas do Brasil com força e determinação.
No detalhe, estou segurando a bandeira do Brasil

Nesta quarta-feira, dia 03 de junlho, nós, médicos brasileiros acordarmos com um sentimento de irmos às ruas para lutar por melhorias na saúde brasileira. O nosso movimento em João Pessoa foi expressivo, mesmo com chuva, saímos para defender: a valorização médica, as melhorias no financiamento do Sistema Único de Saúde, através de se destinar, em lei, 10% do orçamento público da União na saúde, a regulamentação da profissão de médico, a criação da carreira de Estado para médicos, por condições de trabalho, por uma rede de referência e contra-referência efetivas para os pacientes. 

O protesto também se manifestou contra as últimas medidas da presidenta Dilma e do ministro Padilha de trazer médicos cubanos para o Brasil sem fazer prova de revalidação do diploma, medidas que farão com que profissionais desqualificados de outros países venham atuar em nosso país, além de ser uma medida eleitoreira, que visa atrair principalmente médicos cubanos para instituir no Brasil a filosofia do partido PT, nas comunidades carentes.

Participei da manifestação com muito prazer, fiquei muito feliz em ver colegas médicos idosos com vigor e heroísmo, assim como vi os lindos sorrisos dos filhos pequeninos dos nossos amigos participando desse ato de bravura, de luta e de inconformismos por tantos desmandos na Medicina brasileira.

Enfim, nós, médicos brasileiros estamos unidos em um movimento que se ecoa nas ruas e nos jornais, nas mídias sociais, rádios e televisão, lutando por uma saúde melhor, com sangue, suor e sonhos em benefício da nossa população. Avante!!


Matéria do Jornal Correio da Paraíba mostrando à população  o nosso movimento em prol da saúde.

Lutando por uma saúde melhor